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Gestão da Inovação das indústrias plásticas da região da Amurel (PUIC) Ciências Sociais Aplicadas Vânia Maria Gomes, Sidenir Niehuns Meurer e Ivone Junges.

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Apresentação em tema: "Gestão da Inovação das indústrias plásticas da região da Amurel (PUIC) Ciências Sociais Aplicadas Vânia Maria Gomes, Sidenir Niehuns Meurer e Ivone Junges."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão da Inovação das indústrias plásticas da região da Amurel (PUIC) Ciências Sociais Aplicadas Vânia Maria Gomes, Sidenir Niehuns Meurer e Ivone Junges (PUIC). Nupem – Núcleo de Pesquisas em Empreendedorismo e Gestão de Micro e Pequenas Empresas Curso de Administração - Tubarão Introdução Com a abertura das fronteiras comerciais na década de 90, fez surgir uma nova trajetória na gestão das organizações empresariais, a globalização dos mercados, fez surgir uma nova abordagem de como dirigir uma empresa. A quebra de paradigmas, fez surgir um novo enfoque nas economias domésticas, a partir das necessidades locais e regionais (numa visão microeconômica), e nacionais e blocos comerciais (numa visão macroeconômica), encontrar novas formas de gestão e atenuar os reflexos do movimento globalizado, objetivando conquistar vantagem competitiva diante de seus concorrentes, segundo A premissa básica de remodelar a gestão está orientada para o processo de inovação, ou seja, a questão qualitativa dos produtos deixou de ser uma vantagem competitiva para se transformar em atributo básico de qualquer empreendimento, enquanto que o processo inovativo dos produtos, processos ou gestão, configura a estratégia da atualidade para se conquistar a competitividade diante do mercado. Por tudo isso, percebe-se um grande desafio das empresas da atualidade, pois, há numerosos paradigmas a serem quebrados, novas tecnologias a serem adotadas, e principalmente, novas formas de entender os cenários que se sobrepõem numa realidade tão rápida, com o fluxo de informações tão intenso. O objetivo central do projeto, é mensurar e diagnosticar o cenário competitivo e inovador que compõem as indústrias plásticas da região da Amurel. Por isso, seguimos e seguinte metodologia: 1.Elaborar o referencial teórico sobre gestão da inovação 2.Selecionar as empresas a serem pesquisadas 3.Elaboração do instrumento de pesquisa 4.Coleta de dados e análise de dados 5.Relatório de pesquisa A gestão da inovação tecnológica é um dos desafios da indústria, principalmente do setor de plásticos. Metodologia Resultados Conclusões Após finalizarmos todas as etapas do projeto e estudos propostos, percebemos que o sul do estado, comporta grande número de empresas do segmento plástico, o que configura pólo desse setor. Dentre as cidades de maior destaque na região da Amurel, estão Tubarão, Urussanga e Orleans. O mercado atendido por estes empreendimentos estão em sua maioria, localizados na economia doméstica, e ainda, a maior abrangência geográfica dessa clientela, consolida-se no sul do país. Diante deste cenário, percebe-se que há inúmeras possibilidades na expansão das vendas das indústrias locais, visto que, o mercado interno é localizado e o externo pouco explorado. O setor de plástico mostrou-se muito dinâmico e diversificado, pois, o mesmo está inserido em vários nichos mercadológicos, e conseqüentemente, no dia_a_dia dos mais variados consumidores. Contudo, a concorrência é cada vez mais acirrada, obriga seus dirigentes a encontrarem estratégias para manterem-se no mercado, de forma competitiva. Diante disso, os empresários estão divididos em dois enfoques principais, primeiramente, os produtos atendem a necessidade de mercado com valor agregado, ou seja, enfoque na diferenciação de produtos. Ou ainda, o mercado exige produtos que atendam custos baixos, moldando assim o enfoque na liderança dos custos. O panorama da região da Amurel revela como pólo, os empreendimentos que comportam as indústrias plásticas, como sendo organizações inovadoras, pois, a grande maioria desenvolve ações incrementais, ou seja, realizam pequenas modificações em seus produtos. As inovações incrementais são percebidas pelos gestores da região como estratégias competitivas para manterem-se no mercado cada vez mais volátil, sendo assim, a grande maioria prefere seguir tendência ao invés de abrir mercados. Bibliografia CAMILOTTI, L. Procedimentos de integração para o desenvolvimento local a partir dos princípios do empreendedorismo. Tese de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de engenharia de produção. 2001. DAHAB, Sônia, L. DARWICH, R. QUINTELLA; J. A. MEDEIROS; L. ATAS. Competitividade e capacitação tecnológica: para pequena e média empresa. Salvador, BA: Casa da qualidade, 1995. FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE SANTA CATARINA. Pesquisa inovação e desenvolvimento tecnológico nas indústrias de Santa Catarina. Disponível em www.fiesc.com.br. Acesso em: 28 de novembro de 2008.www.fiesc.com.br CASSIOLATO, J. E.; LAESTRES, H. M. M. Globalização & inovação localidada: experiências de sistemas locais no Mercosul.Brasília: IBICT/MCT, 1999. INSTITUDO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa industrial de inovação tecnológica. Disponível em: htpp://WWW.IBGE.com.br. Acesso em: 02 de maio de 2007. KAKUTA, Suzana, et al. 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Inovação e região. Recife:Unicap, 2000. Apoio Financeiro: Unisul Na fase inicial do projeto, foi enfatizado o referencial teórico sobre o tema, onde foram estudados com afinco, os conteúdos que deram sustentação para diagnosticar o cenário atual que envolve as indústrias plásticas da região da Amurel. Para isso, os temas abordados durante toda a fase de investigação foi inovação, competitividade, empreendedorismo, além do estudo genérico do setor. Por conseguinte, essa fase inicial e exploratória do tema auxiliará as empresas locais que possuem uma atuação menos agressiva, a compreender estratégias que dão sustentação de maior eficiência para a comunidade empresarial local sugerindo as possíveis adaptações ao cenário organizacional, em razão da falta de percepção dos sistemas. O público-alvo da pesquisa foram indústrias de transformação no segmento plástico, que desenvolvem suas atividades em nichos variados, na região da Amurel. Este foi definido, objetivando realizar diagnóstico setorial e regional, para que possamos entender suas deficiências e potencialidades, quanto ao cenário que norteia este setor. Dessa forma, poderemos compreender o comportamento dessas empresas quanto à questão competitiva e inovativa de seus concorrentes no mercado interno e externo. Posteriormente, foi realizada a seleção das empresas estudadas e visitadas, desse conjunto participaram do processo tanto as micros e pequenas empresas, como as médias e grandes empresas, a fim de entender a realidade nas mais variadas dimensões. No entanto, a amostra foi intencional, o que configura uma amostragem não probabilística, mas a intenção da pesquisa foi desenvolver o trabalho em empresas de grande representatividade na região da Amurel, sob o quesito inovação, independentemente do porte das mesmas. Para tanto, foi elaborado um questionário padrão, o qual foi o principal instrumento de coleta de dados, e o mesmo foi organizado de forma a facilitar o entendimento do entrevistado como também estar de acordo com a proposta do projeto, dessa forma, o mesmo será distribuído em etapas que consolidem as informações pertinentes a cada uma delas. Diante disso, essa ferramenta será apresentada da seguinte forma: caracterização da empresa, competências essenciais, ferramentas de gestão e políticas empresariais de inovação. O estudo apresentou características quali-quantitativas, com ênfase na análise qualitativa, pois, o estudo inicial evidenciou que o conhecimento e a criatividade são mentores do processo de inovação, desta forma, a percepção e a análise do entrevistador configuram um processo importante no reconhecimento das observações a serem realizadas. Contudo, para se chegar ao diagnóstico pretendido, foi utilizada a estatística descritiva: tabelas e gráficos com o intuito de melhor explorar o estudo da inovação das indústrias plásticas, em que os dados quantitativos, foram descritos e analisados.


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