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PublicouTherezinha Martini Paixão Alterado mais de 8 anos atrás
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Facetas da Hospitalidade Prof. Dr. Leandro Brusadin TEXTO III – EVENTOS: A EXPERIÊNCIA DE CONSUMO PELOS SENTIDOS RINALDO ZAINA JUNIOR
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TEXTO III – Artigo científico Revista Hospitalidade – Universidade Anhembi-Morumbi Ano 2, V. 2,, 2º. Sem. 2005.
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Eventos e Hospitalidade Eventos são mais que operacionalização de procedimentos. São Sequencias de momentos desenhados para a comunicação e relacionamento humano. Maneiras de passar uma mensagem a um determinado público. O ambiente ou cenário deve recepcionar, hospedar, alimentar e entreter como ato de hospitalidade.
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Evento e sua Percepção Aspecto tangíveis e intangíveis dos serviços. Exposição sedutora e persuasiva do produto (conceito) a um público alvo (marketing). A vida em sociedade reinam condições de produção de espetáculos por meio de imagens (imaginário ). Nos eventos, assim como no cinema e no teatro, o público não separa a crítica da fruição.
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Eventos: espetáculo de imagens anti-cotidianas
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Eventos: representação da realidade social Pseudo eventos: celebração se sobrepõe ao produto ou a marca com vistas a percepção da hospitalidade (acolhimento). Eventos – representações da realidade que expõe a tessitura social cotidiana e, ao mesmo tempo, a fuga da mesma. A infra-estrutura, decoração, acesso, recepção, recursos tecnológicos, iluminação, conforto térmico e acústico. SERVE AO ACOLHIMENTO DO PARTICIPANTE DO EVENTO
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Condutas de Hospitalidade nos Eventos A alimentação e a hospedagem são usufrutos diretos da hospitalidade aos envolvidos em dado evento. As regras de conduta – etiqueta – comunicam códigos de hospitalidade. Nesse contexto, não há figura do anfitrião desinteressado ou generoso. As experiências de hospitalidade nos eventos para os seus convidados foram previamente planejadas.
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Eventos e a Dádiva: vinculo social no cenário comercial VENDERCOMPRARFIDELIZAR DARRECEBERRETRIBUIR
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Eventos e os Sentidos da Hospitalidade Sensações são importantes elementos para a fidelização do consumidor em um evento. O prazer e a segurança são elementos perceptivos inerentes a qualquer evento. Os atos de bem receber, entreter e deslumbrar convidados são estímulos necessários ao desenvolvimento de uma experiência. Eventos – espirito da Hospitalidade Comercial
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Eventos: encontro com o “Outro” Eventos: expectativas no encontro com o outro: participação e integração social Conceito de consumo para além da compra e venda de produtos e serviços. Sensação de Hospitalidade é a sensação de pertencimento. Produtos tidos como “autênticos” frutos dos valores das sociedade pós-moderna.
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Eventos: exercício da alteridade Catalisador espaço-temporal que induz a experiência social. A hospitalidade oferecida e construída deve ser pertinente a cada experiência na relação com o outro (e suas diferenças). A economia de produtos passou a concepção de serviços traduzidas em sensações – eventos. A hospitalidade comercial também pode manipular as experiências em um evento.
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Case: Festa de Casamento
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Experiência e Percepção - Valor Algumas redes hoteleiras mantem atualizado um banco de dados com as preferências, gostos, hábitos e necessidades dos convidados de eventos (Ritz). Serviço de Hospitalidade Comercial em um Evento pode ser uma experiência memorável. Vendas de Serviços é, atualmente, a venda de momentos inesquecíveis.
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Mudança de Paradigmas dos Eventos sob a Hospitalidade Economia da Experiência Experiência Compartilhada e Sensoriais Alternativa à Rotina Liberação do Comportamento Convencional Sensação de Aventura Controlada EVENTOS COMO HOSPITALIDADE cientesconvidados colaboradoresanfitrião
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Nível da Experiência nos Eventos Típicos básicos de experiências: - Entretenimento - Educacional - Escapista - Estética Participação Pessoal: - Passiva - Ativa Nível de Acolhimento nos Eventos
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Considerações Finais Os eventos mais memoráveis são os que experimentam os quatro experiências e a participação do convidado depende da intensidade de cada experiência. Hospitalidade é um novo campo para o estudo as experiência de consumo. Eventos tema a função de receber, hospedar, alimentar e entreter. As dimensões da experiência permite projetar eventos para ativar os sentidos e as emoções dos convidados e dos colaboradores.
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