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Facetas da Hospitalidade Prof. Dr. Leandro Brusadin TEXTO III – EVENTOS: A EXPERIÊNCIA DE CONSUMO PELOS SENTIDOS RINALDO ZAINA JUNIOR.

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1 Facetas da Hospitalidade Prof. Dr. Leandro Brusadin TEXTO III – EVENTOS: A EXPERIÊNCIA DE CONSUMO PELOS SENTIDOS RINALDO ZAINA JUNIOR

2 TEXTO III – Artigo científico  Revista Hospitalidade – Universidade Anhembi-Morumbi  Ano 2, V. 2,, 2º. Sem. 2005.

3 Eventos e Hospitalidade  Eventos são mais que operacionalização de procedimentos.  São Sequencias de momentos desenhados para a comunicação e relacionamento humano.  Maneiras de passar uma mensagem a um determinado público.  O ambiente ou cenário deve recepcionar, hospedar, alimentar e entreter como ato de hospitalidade.

4 Evento e sua Percepção  Aspecto tangíveis e intangíveis dos serviços.  Exposição sedutora e persuasiva do produto (conceito) a um público alvo (marketing).  A vida em sociedade reinam condições de produção de espetáculos por meio de imagens (imaginário ).  Nos eventos, assim como no cinema e no teatro, o público não separa a crítica da fruição.

5 Eventos: espetáculo de imagens anti-cotidianas

6 Eventos: representação da realidade social  Pseudo eventos: celebração se sobrepõe ao produto ou a marca com vistas a percepção da hospitalidade (acolhimento).  Eventos – representações da realidade que expõe a tessitura social cotidiana e, ao mesmo tempo, a fuga da mesma.  A infra-estrutura, decoração, acesso, recepção, recursos tecnológicos, iluminação, conforto térmico e acústico.  SERVE AO ACOLHIMENTO DO PARTICIPANTE DO EVENTO

7 Condutas de Hospitalidade nos Eventos  A alimentação e a hospedagem são usufrutos diretos da hospitalidade aos envolvidos em dado evento.  As regras de conduta – etiqueta – comunicam códigos de hospitalidade.  Nesse contexto, não há figura do anfitrião desinteressado ou generoso.  As experiências de hospitalidade nos eventos para os seus convidados foram previamente planejadas.

8 Eventos e a Dádiva: vinculo social no cenário comercial VENDERCOMPRARFIDELIZAR DARRECEBERRETRIBUIR

9 Eventos e os Sentidos da Hospitalidade  Sensações são importantes elementos para a fidelização do consumidor em um evento.  O prazer e a segurança são elementos perceptivos inerentes a qualquer evento.  Os atos de bem receber, entreter e deslumbrar convidados são estímulos necessários ao desenvolvimento de uma experiência.  Eventos – espirito da Hospitalidade Comercial

10 Eventos: encontro com o “Outro”  Eventos: expectativas no encontro com o outro: participação e integração social  Conceito de consumo para além da compra e venda de produtos e serviços.  Sensação de Hospitalidade é a sensação de pertencimento.  Produtos tidos como “autênticos” frutos dos valores das sociedade pós-moderna.

11 Eventos: exercício da alteridade  Catalisador espaço-temporal que induz a experiência social.  A hospitalidade oferecida e construída deve ser pertinente a cada experiência na relação com o outro (e suas diferenças).  A economia de produtos passou a concepção de serviços traduzidas em sensações – eventos.  A hospitalidade comercial também pode manipular as experiências em um evento.

12 Case: Festa de Casamento

13 Experiência e Percepção - Valor  Algumas redes hoteleiras mantem atualizado um banco de dados com as preferências, gostos, hábitos e necessidades dos convidados de eventos (Ritz).  Serviço de Hospitalidade Comercial em um Evento pode ser uma experiência memorável.  Vendas de Serviços é, atualmente, a venda de momentos inesquecíveis.

14 Mudança de Paradigmas dos Eventos sob a Hospitalidade  Economia da Experiência  Experiência Compartilhada e Sensoriais  Alternativa à Rotina  Liberação do Comportamento Convencional  Sensação de Aventura Controlada EVENTOS COMO HOSPITALIDADE cientesconvidados colaboradoresanfitrião

15 Nível da Experiência nos Eventos  Típicos básicos de experiências: - Entretenimento - Educacional - Escapista - Estética  Participação Pessoal: - Passiva - Ativa Nível de Acolhimento nos Eventos

16 Considerações Finais  Os eventos mais memoráveis são os que experimentam os quatro experiências e a participação do convidado depende da intensidade de cada experiência.  Hospitalidade é um novo campo para o estudo as experiência de consumo.  Eventos tema a função de receber, hospedar, alimentar e entreter.  As dimensões da experiência permite projetar eventos para ativar os sentidos e as emoções dos convidados e dos colaboradores.


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