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PublicouCássio Sintra Belo Alterado mais de 8 anos atrás
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Texto II: Os Domínios da Hospitalidade Luiz Octávio de Lima Camargo
Prof. Dr. Leandro B. Brusadin
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Autor: Luiz Octávio de Lima Camargo
Professor do Mestrado em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi Professor da Graduação em Turismo e Lazer e do Mestrado em Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) Editor da Revista Hospitalidade
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Por que razão trabalhar um campo científico da Hospitalidade?
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Hospitalidade e Ciência
Hospitalidade como sentido de observação mais amplo, ainda que a hotelaria (hospitality) e a restauração sejam a parte mais visível desse campo. Campos de Estudo: Turismo, Comunicação, Urbanismo, Nutrição, Lazer, Sociologia, Administração
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O que seria então Hospitalidade?
Hospitalidade é um ato de acolhimento humano em uma relação de trocas baseada nas leis não escritas da Dádiva.
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Espaços da Hospitalidade
1. Eixo Cultural: recepcionar ou receber pessoas; hospedar; alimentar; entreter (ampliação da noção dos programas de hotelaria). - Crítica aos Programas de Ensino em Hotelaria: colocam o hotel a margem da cidade, insere-se estilos de hospitalidade artificais (não lugar), passando uma idéia errada dos conceitos de hospitalidade.
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2. Eixo Social A. Hospitalidade Doméstica – o ato de receber em casa envolve maior complexidade quanto aos ritos. B. Hospitalidade Pública – ocorre no direito de ir e vir, entendido no cotidiano da vida urbana. C. Hospitalidade Comercial – estruturas comerciais em função do surgimento do turismo moderno e adequadas à designação habitual de hotelaria e restauração. D. Hospitalidade Virtual – conseqüências da relação entre internautas (emissor e receptor da mensagem)
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Hospitalidade Doméstica
o cerimonial e a etiqueta o estatuto do anfitrião e do hóspede alteração da rotina da casa festas de aniversário Quem é responsável pelo lar? O Homem ou a Mulher Laços simbólicos na alimentação e na hospedagem em casa. Obrigações mútuas e reciprocidade.
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Hospitalidade: sensação do lar
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Hospitalidade Pública
costumes e tradições locais cidade acolhedora flagelos da hospitalidade (violência, trânsito) comensalidade em feiras, mercados, praças equipamentos de lazer Questão do gosto pessoal e amizade, rituais e valores, tratamento aos forasteiros, generosidade, caráter da alimentação delimita o ambiente social aos indivíduos se situarem em espaços públicos que expressam inclusive a classe social.
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Hospitalidade Pública: trocas urbanas
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Hospitalidade Comercial
recepção humaninzada meios de hospedagem / cruzeiros marítimos restaurantes / chefs (ritual econômico) animação de bares e meios de hospedagem O movimento comercial permite liberdade de ação do indivíduo na ótica capitalista. Hóspede possui pouco senso de obrigação. Para o anfitrião cabe as obrigações do contrato, publicidade e desejos ocultos. Generosidade e Mercado: treinamento baseado nos valores da hospitalidade doméstica.
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Hospitalidade Comercial: comércio do acolhimento
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Hospitalidade Virtual
Troca de informações na Internet. Home Page = casa Recepção dos internautas em sites de Meios de Hospedagem, Estabelecimentos Alimentícios, Cidades e Redes Sociais.
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Hospitalidade Virtual: o acolher na troca de informações na rede
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Onde é melhor se hospedar?
Centro de Atendimento ao Turista - Ouro Preto Centro de Atendimento ao Turista - Ouro Preto Onde é melhor se hospedar? Hospitalidade Doméstica Hospitalidade Comercial convidados escolhidos movido pela reciprocidade ou algum interesse convidados com muitas obrigações sociais Século XIX no Brasil: hóspedes com indicação e pessoas com notoriedade convidados não escolhidos movido pelo contrato comercial convidados com poucas obrigações sociais Século XIX no Brasil: hóspedes sem importância social
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Escolas de Hospitalidade
ANGLO-SAXÃ FRANCESA Eixo principal é a hospitalidade comercial, embora vem integrando a hospitalidade doméstica. Autores: Lashley, Morrinson, Telfer. Eixo principal na hospitalidade doméstica e pública, sendo a hospitalidade comercial descartada (não existe o dom e o sacrifício, apenas a troca de serviço por dinheiro) Autores: Gotman, Montandon, Derrida.
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Alguns números das práticas da hospitalidade em Ouro Preto...
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Fonte: Silva; Brusadin (2014)
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Ideal de Hospitalidade
Percepção da importância emocional do lar, do acolhimento e dos benefícios que o ato de compartilhar pode trazer (doméstica). Atender os requisitos do contrato comercial e ultrapassar o que foi pré-estabelecido (comercial). Infra-estrutura urbana adequada para o visitante e cultura local do anfitrião fortalecida com laços sociais entre ambos (pública).
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