A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS Objetiva direta -quando tem função de objeto direto, completa um verbo T.D. Todos os participantes da competição disseram.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS Objetiva direta -quando tem função de objeto direto, completa um verbo T.D. Todos os participantes da competição disseram."— Transcrição da apresentação:

1 ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS Objetiva direta -quando tem função de objeto direto, completa um verbo T.D. Todos os participantes da competição disseram que doariam seu premio à entidade. Os torcedores da Fórmula 1 demonstraram, após o incidente do último grande prêmio, que estão decepcionados com a atitude do grande campeão.

2 ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS Objetiva indireta - -quando tem função de objeto indireto, completa um verbo T.I. Todos os países do mundo assistiram ao que a África do Sul preparou para a abertura da Copa. Os candidatos sabem que grande parcela da população duvida de que eles possam realmente trazer mudanças ao país.

3 ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS Subjetiva Funciona como sujeito da oração; neste caso não há sujeito na oração principal. Faz vinte anos que estamos buscando um líder competente. Houve tanta confusão que os presentes saíram antes mesmo que acabasse a programação. Acontece que nenhum deles conhece a verdade sobre o assunto. É fundamental que todos compreendam.

4 ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS Predicativa. Quando a oração funciona como o predicativo do sujeito da oração principal; sempre que a oração principal tiver um verbo de ligação ligando-a à oração subordinada. A verdade é que ninguém sabe tudo. O mais importante foi que eles puderam conhecer a verdade. A resposta será que você não deve ir.

5 ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS Completiva nominal É a oração que funciona como complemento nominal. ATENÇÃO: Não confundir com objetiva indireta, esta completa um verbo, aquela um nome. A menos que façamos as coisas corretamente, sempre teremos a sensação de que nossos erros serão descobertos. Todos saberemos a verdadeira necessidade de que estudemos, depois que a vida nos cobrar.

6 ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS Completiva nominal Mesmo quando nossas perguntas são respondidas pelos candidatos, permanece a dúvida, causadora de nossas angústias, de que sejam honestas, já que reconhecemos neles o possibilidade de que estejam nos enganando. Todavia, convém que continuemos questionando, afinal, nosso direito consiste em que busquemos a verdade.

7 ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS Apositiva - Funciona como um aposto, uma informação extra. - vem sempre depois de dois pontos ou vírgula. Todos já sabem a verdade: que ele será o novo diretor. Só posso dizer uma coisa: que vocês devem estudar.


Carregar ppt "ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS Objetiva direta -quando tem função de objeto direto, completa um verbo T.D. Todos os participantes da competição disseram."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google