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GESTÃO DA QUALIDADE - EMENTA

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Apresentação em tema: "GESTÃO DA QUALIDADE - EMENTA"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DA QUALIDADE - EMENTA
Conceito, histórico e evolução da qualidade. Os gurus da qualidade. Qualidade e produtividade nos processos. Qualidade em serviços. As ferramentas da qualidade. O ciclo PDCA. Sistemas de Gestão da Qualidade com enfoque na ISO 9000.

2 GESTÃO DA QUALIDADE – OBJETIVO
Proporcionar ao aluno o entendimento do tema qualidade como ferramenta de gestão para melhoria dos processos e aumento da produtividade nas empresas.

3 GESTÃO DA QUALIDADE – OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Possibilitar uma análise crítica diante das novas tendências de gestão; Fornecer conhecimento teórico dos fundamentos da disciplina para posterior embasamento técnico nos processos e aplicação de ferramentas; Fornecer o conhecimento de ferramentas de administração que possibilitem a liderança para implantação de programa de qualidade; Fornecer subsídios para que o aluno, ao final do curso, possa aplicar o conhecimento, obtendo resultados concretos.

4 GESTÃO DA QUALIDADE – BIBLIOGRAFIA
CERQUEIRA NETO, E.P. Gestão da Qualidade: princípios e métodos. COLENGUI, V.M. O & M e Qualidade total: uma integração perfeita. Uberaba. FITZSIMMONS, J.A. e FITZSIMMONS, M.J. Administração de Serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. GIL, A. L. Gestão da Qualidade Empresarial. MARANHÃO, M. ISO série 9000: manual de implementação: versão 2000. PALADINI, E.P. Gestão da Qualidade: teoria e prática. SLACK, N. CHAMBERS, S. JOHNSTON R. Administração da Produção. SCHMENNER, R.W. Administração de Operações em Serviços.

5 CONCEITO DE PROCESSO O pensamento voltado para o processo:
Encarar o trabalho como um processo dá a compreensão de como a qualidade do resultado é em grande parte determinada pela qualidade do que entra no processo. Processo nada mais é que uma série de tarefas correlatas e a uma série de processos correlatos dá-se o nome de Sistema. (Campos, 1999) Melhor processo qualidade Maior produtividade

6 GESTÃO DA QUALIDADE - CONCEITO
“Qualidade é a condição necessária de aptidão para o fim a que se destina” (EOQC – Organização Européia de Controle da Qualidade,1972). “Qualidade é adequação ao uso” (Juran e Gryna, 1991) “Qualidade é o grau de ajuste de um produto à demanda que pretende satisfazer” (Jenkins, 1971). “Qualidade é o desafio do óbvio” (Kaoru Ishikawa). “Qualidade é a consistente conformidade com as expectativas dos consumidores” (Nigel Slack)

7 GESTÃO DA QUALIDADE - CONCEITO
Na visão de David A. Garvin, o conceito de qualidade não é definido em uma frase, mas através de várias abordagens, como segue: Visão Transcendente: afirma que a qualidade é sinônimo de “excelência inata”; Visão no Produto: enxerga a qualidade como algo precioso e mensurável; Visão no Usuário: parte da premissa de que a qualidade está diante dos olhos de quem observa; Visão da Produção: encara a qualidade como conformidade às especificações Visão do Valor: define qualidade em função de custos e preços

8 AS ERAS DA QUALIDADE NO OCIDENTE SEGUNDO GARVIN
Inspeção Controle de Qualidade Garantia da Qualidade Administração da Qualidade Total Envolve toda a operação Estratégia da qualidade Trabalho em equipe Empowerment dos funcionários Envolve consumidores e fornecedores Sistemas de qualidade Custo da qualidade Solução de problemas Planejamento da qualidade Métodos estatísticos Desempenho do processo Padrões de qualidade Detecção de erros Retificação

9 GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Refere-se ao processo em que todas as atividades envolvem todos os requisitos para que produtos e serviços atendam aos desejos dos clientes. (Paladini, 2000). Surge aqui, o grau de fidelidade, como primeiro indicativo claro de sucesso do tema Gestão da Qualidade. (Paladini, 2000). O objetivo da ação é o processo produtivo. Adequação ao uso, indica envolvimento de todos os setores da empresa. Todos os setores, áreas e pessoas serão igualmente responsáveis pela qualidade. (Paladini, 2000).

10 ENVOLVIMENTO TOTAL e ATENDIMENTO TOTAL?
A Gestão da Qualidade Total utiliza o conceito de melhoria contínua. Melhoria contínua é o aumento do grau de ajuste do produto à demanda, em termos de atendimento a necessidades, expectativas, preferências, conveniências de quem já é consumidor, de quem poderia ser consumidor ou de quem o influencia. (Paladini, 2000)

11 OS PRECURSORES DA QUALIDADE
DEMING CROSBY JURAN FEIGENBAUM ISHIKAWA


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