A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de 2008 1  Desenvolvimento linguístico Desenvolvimento da linguagem oral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de 2008 1  Desenvolvimento linguístico Desenvolvimento da linguagem oral."— Transcrição da apresentação:

1 Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de 2008 1  Desenvolvimento linguístico Desenvolvimento da linguagem oral

2 Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de 2008 2 Aspectos a considerar  O desenvolvimento linguístico processa- se em duas vertentes: 1.Competência linguística 2.Consciência linguística  Estádio de desenvolvimento linguístico dos alunos, à entrada no1.º ciclo? (em cada uma das vertentes).

3 Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de 2008 3 1.Competência linguística ☺Competência de utilização ☺ Conhecimento inconsciente, implícito, que o falante tem das regras da língua ☺ Permite actuar linguisticamente ☺ Não exige a capacidade de explicitar essas regras

4 Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de 2008 4  Percurso do desenvolvimento linguístico ☺Período pré-linguístico (até 9-12 meses …) 1.Choro e sons fisiológicos; 2. Palreio e riso (± 2 meses) 3. Lalação ( 3-4 meses 9 meses ) Produções com formatos silábicos – CV (consoante/vogal)

5 Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de 2008 5 Percurso do desenvolvimento linguístico ☺Período linguístico 3. Estádio de 1 palavra (holófrase) (9 meses <> 14 meses) Uma palavra com valor de uma frase: “copo”, podendo significar: “quero o copo”, “estou a ver o copo”, etc. 4. Estádio de 2 palavras ou telegráfico (± 18 meses …) “quer copo”

6 Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de 2008 6 ☺Período linguístico  Desenvolvimentos posteriores 5. Frases simples (± 2 anos …) Elementos essenciais Expansão 6. Frases complexas (± 3 anos …) Causais (± 3 anos …) Concessivas (Adolescência)

7 Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de 2008 7  … COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA à entrada no 1.º ciclo Aspectos a considerar: Os diferentes domínios: Fonológico Morfológico Sintáctico Lexical Pragmático – discursivo A existência de factores de variação individuais contextuais (interacção entre eles)

8 Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de 2008 8 ☺Domínio fonológico Capacidade de produção do sistema de sons da língua: 4 <> 7 anos Maiores dificuldades: Consoantes líquidas (laterais e vibrantes – “lã, olho, rato, ouro”) Determinadas sequências e posições: grupos consonânticos (afta, admirado). Palavras longas «à entrada no 1º Ciclo, o sistema tende a estar estabilizado para a maior parte das crianças, com dificuldades que, podendo ser mais ou menos pontuais, não devem nunca ser desvalorizadas»

9 Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de 2008 9 Domínio fonológico Identificação das fronteiras de palavra Na fala não se faz a separação entre cada uma das palavras. ≠ Ex: “ para ≠ Ex: “ para Na escrita essa separação existe Na escrita essa separação existe. Pode ainda haver dificuldades em sequências de palavras que ocorrem frequentemente juntas. ↓ Ex: derepente para de repente Consequências para a escrita

10 Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de 2008 10 Domínio fonológico  Regras gerais da variação: singular / plural masculino / feminino tempo … dominadas à entrada no 1.º ciclo  Sobre generalização Aplicação a casos excepcionais *animales / *paos ainda poderão ocorrer no 1.º ciclo ? *cabo “Desvios” em relação ao Português padrão (*fizestes, *há-dem)

11 Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de 2008 11 ☺Domínio fonológico  Alargar o leque de modos e tempos verbais: ☺ futuro ☺ condicional ☺ conjuntivo ☺ … Acção da escola, para lá do contexto familiar e social: acesso a registos cuidados O papel da leitura

12 Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de 2008 12 ☺Domínio sintáctico Ordem básica das palavras Regras de concordância (nos casos que não requerem análise) dominadas à entrada no 1.º ciclo Frases complexas mais comuns  Estratégias de desenvolvimento: alargar o leque de construções sintácticas, em ligação com a escrita ( reformulações);  Valorização da leitura Colocação dos clíticos Construção passiva Subordinadas menos comuns

13 Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de 2008 13 ☺Domínio lexical Alargar o leque de vocabulário Aceder a outros registos, para além daqueles com que contacta no quotidiano familiar; Adequar a outras situações, para além da conversa face a face; Estabelecer relações entre as palavras;

14 Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de 2008 14 ☺Domínio discursivo Desenvolver competências de uso da língua adaptadas a situações diversificadas O aluno tem de aprender a: esperar pela sua vez, evitando interrupções e sobreposições; cooperar na manutenção e desenvolvimento do tema; fornecer informação clara e verdadeira; fornecer informação adequada (nem de mais nem de menos) à situação; ☺A escola como contexto de interacção verbal ao serviço da aprendizagem

15 Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de 2008 15 ☼Estratégias: Proporcionar contacto com as estruturas  (professor, leitura…);  Procurar outras formas de dizer / escrever  Criar situações de controlo deliberado  Tomar decisões acerca da forma de dizer/escrever (no modo escrito ou em situações formais, preparadas) CONSCIÊNCIA

16 Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de 2008 16 ☼ESTRATÉGIAS Trava-línguas Uma história com palavras História “os ovos misteriosos” Lengalenga

17 Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de 2008 17 Proposta de Planificação Relato de aula Actividade Destinatários Contextualização Objectivos Descrição Reflexão ( 1ou mais etapas quando houver reformulação) Objectivos Estimular a criatividade e a imaginação através da oralidade Alargar a competência fonológica dos alunos Desenvolver a linguagem oral Exprimir-se de forma confiante… Conhecer vocabulário diversificado…


Carregar ppt "Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de 2008 1  Desenvolvimento linguístico Desenvolvimento da linguagem oral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google