A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 3.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 3."— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 3

2 Aula de Hoje Conhecer os tipos de métodos e quais serão utilizados na área acadêmica e profissional. Compreender o que é tema e temática.

3 Definição de método Método - do Grego methodos, que significa, literalmente, 3 "caminho para chegar a um fim" http://escoladeteologiaminasgerais.blogspot.com

4 Definição de método O termo método designa a ordem a ser seguida nos diferentes processos que são necessários para se chegar a determinado fim ou resultado. 4 Procedimento regular, explícito e que pode ser repetido a fim de se conseguir algo material ou conceitual.

5 método científico descobrir a realidade dos fatos após descobertos os fatos devem guiar o uso do método 5

6 Conceitos de método e processo Método - procedimento sistemático, o dispositivo ordenado, em plano geral. Processo - aplicação do plano metodológico e a forma específica de executá-lo. 6

7 Indução e dedução 7 http://cdn.dipity.com

8 Método Indutivo (Indução) Processo mental que, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. 8 dados particulares (suficientemente constatados) dados particulares (suficientemente constatados) inferência verdade geral ou universal as constatações particulares é que levam às leis gerais.

9 Raciocínio indutivo científico ou incompleto O Tico é de cor preta. O Teco é de cor preta. O Tareco é de cor preta. Portanto, todos os cães são de cor preta. Todas as premissas são verdadeiras, mas a conclusão é falsa. A verdade das premissas não garante a verdade da conclusão. 9 http://thumbs.dreamstime.com

10 Método Indutivo Indução Principal crítica ao método indutivo 10 alguns (observados, analisados, examinados) alguns (observados, analisados, examinados) todos (não observados, inobserváveis) todos (não observados, inobserváveis)

11 Método Dedutivo (Dedução) Processo mental que, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas. 11 verdade geral ou universal inferência dados particulares (suficientemente constatados) dados particulares (suficientemente constatados) partindo-se de teorias e leis gerais, pode-se chegar à determinação ou previsão de fenômeno ou fatos particulares

12 Então... O método dedutivo oferece conclusões verdadeiras às premissas verdadeiras, o método indutivo conduz a conclusões prováveis apenas. São formas de raciocínio, procedimentos racionais de argumentação ou justificação de uma hipótese. 12 http://professoredmundo.com.br

13 Método científico Um conjunto de regras básicas para que um cientista desenvolva uma experiência com o objetivo de produzir conhecimento ou corrigir e complementar conhecimentos preexistentes. O método científico é baseado na junção de evidências empíricas, observáveis e mensuráveis, com base no uso da razão. 13

14 De modo geral, o método científico segue a seguinte sequência de eventos: problema hipótese experimentação conclusão se necessário uma nova hipótese www.wallstreetfitness.com.br 14

15 problema 15 propor hipóteses e tentar solucionar ou explicar o problema proposto desenvolvidos experimentos para testar tais previsões conclusão novas teorias são formuladas

16 Delimitação do Tema Momento fundamental para o projeto de pesquisa, por se tratar da caracterização daquilo que vai ser pesquisado ou estudado. Assim, o tema da pesquisa deve ser problematizado antes de se partir para a pesquisa propriamente dita, ou seja, é preciso ter uma ideia clara do problema a ser resolvido. 16

17 Tema e Temática Tema: aquilo que compõe o foco e o objetivo da pesquisa. O tema deve, antes de tudo, ser “viável"; Temática: abrange uma área maior e inclui o tema. Para usarmos uma metáfora, se o tema é a casa, a temática é o bairro. 17

18 tema: Acidentes de trabalho problema: Como reduzir o índice de acidentes de trabalho na construção civil? tema: Franchising problema: Por que o mercado brasileiro se tem mostrado atraente para a prática do franchising? tema: Ensino de 3º Grau: evasão problema: Quais as causas da evasão escolar no 3º grau?

19 Ao escolher um tema é importante: definir o tempo, o local, o espaço e o tamanho do objeto do que se pretende pesquisar; um bom tema de pesquisa deve despertar interesse tanto pela importância do assunto quanto pela possibilidade de realização e aprofundamento do mesmo. 19

20 É de suma importância que o tema esteja: vinculado a uma área de conhecimento com a qual o aluno/pesquisador já tenha alguma intimidade intelectual; sobre a qual já tenha alguma leitura específica e que, de alguma forma; esteja vinculada à carreira profissional que esteja planejando para um futuro próximo. 20

21 Referências ARAÚJO, Inês Lacerda. Introdução à filosofia da ciência. 2. ed. Curitiba: Ed. da UFPR, 1998. BARROS, A. J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall, 2007. BASTOS, C.; KELLER, V. Introdução à metodologia científica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. DEMO, P. Avaliação qualitativa. Campinas, SP: Autores Associados, 1999. ______. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Editora Atlas, 2000. 21

22 GALLIANO, A. G. (Org.). O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harper & Row, 1979. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica. 19. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1994. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 22

23 Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Atividade 3

24 Atividade 1.De acordo com as afirmativas abaixo identifique qual delas pertence ao método dedutivo e/ou ao método indutivo: a) Retirando uma amostra de um saco de arroz, observa-se que aproximadamente 80% dos grãos são do tipo extrafino. Conclui-se então que o saco de arroz é do tipo extrafino. b)Todo número par é divisível por dois; 280 é um número par; 280 é divisível por dois.

25 Método indutivo: É aquele que parte de questões particulares até chegar a conclusões generalizadas. Este método está cada vez mais sendo abandonado, por não permitir ao autor uma maior possibilidade de criar novas leis, novas teorias. Próprio das ciências naturais também aparece na Matemática através da Estatística. Alternativa a: Retirando uma amostra de um saco de arroz, observa-se que aproximadamente 80% dos grãos são do tipo extrafino. Conclui-se então que o saco de arroz é do tipo extrafino.

26 Método Dedutivo: Também chamado por Aristóteles de silogismo, o raciocínio dedutivo parte da dedução formal tal que, postas duas premissas, delas, por inferência, se tira uma terceira, chamada conclusão. Entretanto, deve-se frisar que a dedução não oferece conhecimento novo, uma vez que a conclusão sempre se apresenta como um caso particular da lei geral. A dedução organiza e especifica o conhecimento que já se tem, mas não é geradora de conhecimentos novos. Alternativa b: Todo número par é divisível por dois; 280 é um número par; 280 é divisível por dois.


Carregar ppt "Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 3."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google