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TERCEIRA CONFERÊNCIA DE CT&I IVAN ROCHA REGIONALIZAÇÃO DE C&T MARÇO DE 2005 CGEE.

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1 TERCEIRA CONFERÊNCIA DE CT&I IVAN ROCHA REGIONALIZAÇÃO DE C&T MARÇO DE 2005 CGEE

2 GERAÇÃO X APROPRIAÇÃO APROPRIAÇÃO NÃO É PROPORCIONAL À GERAÇÃO DE CONHECIMENTOS PARA AS REGIÕES MENOS DESENVOLVIDAS É PRECISO CAPACITAR PARA APROPRIAR CONHECIMENTOS E GERAR RIQUEZAS EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DESENVOLVIMENTO DAS ENGENHARIAS QUESTÕES ESSENCIAIS

3 ARGUMENTOS PARA CONCENTRAÇÃO REGIONAL LOCAL DE C&T

4 Pesquisadores por grupo Grupos% % acumulado 11.4449,5 22.03713,423,0 32.06113,636,6 42.05313,550,1 51.77711,761,8 61.3739,170,9 71.0486,977,8 87494,982,7 96334,286,9 104933,390,2 113332,292,4 122681,894,1 131841,295,3 141440,996,3 15 ou +5613,7100,0 Total15.158100,0 Média: Mediana: 5,5 pesquisadores/grupo 4 pesquisadores/grupo Fonte: Diretório de Pesquisa - CNPq DIMENSÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA US$ 5,5 P/G X 15000 = 85000 X 190000 APROX 12 X10 8 = 1,2 BILHÃO X 3= R$ 3,6 B

5 Ø Adaptar as atividades econômicas, atualmente incompatíveis com os recursos naturais existentes (predatórias ao meio ambiente) ou intensivas no uso de meios escassos (água, energia e matérias primas) e baixo aproveitamento das potencialidades existentes (biodiversidade, recursos naturais, matérias primas, ou de pessoal qualificado/inteligência); Ø Diversificar o enfoque de pesquisa tecnológica atualmente mais voltado às atividades agrícola e industrial (intensivas em água e energia) e muito pouco para os serviços inteligentes e tecnologias de orientação social (saúde, educação, segurança); Ø Reduzir o elevado custo Brasil, por deficiências de logística e do sistema financeiro; Ø Aumentar a conectividade dos sistemas locais de Ciência Tecnologia e Inovação, envolvendo todos os atores pertinentes (pesquisadores, instituições, políticos, dirigentes públicos e de empresas privadas, governo, banqueiros, empresários e sociedade em geral); e, Ø Agregar valor para melhorar a qualidade dos produtos gerados nas distintas localidades e melhorar a capacidade de gestão das pequenas empresas. DESAFIOS

6 PATENTES NOS EUA C/B= 25 VEZES MENOS A/B= 8 COMPARAÇÃO COM A COREIA

7 A revista Ciência Hoje, no seu número de dezembro de 2003, relata os resultados de uma pesquisa realizada envolvendo 43 países, na qual o Brasil foi classificado em 42 o lugar, promovida no âmbito do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, patrocinado pela UNESCO. A pesquisa teve como objetivo avaliar o domínio de conceitos científicos básicos, que dizem respeito à presença da ciência nas atividades cotidianas, e envolveu jovens com 15 anos de idade. PISA

8 PROFISSÕESMATRÍCULAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR ENGENHARIAS TECNOLOGIA 10,8% SAÚDE13,2% CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E HUMANIDADES 68,7% AGRÁRIAS1,9% EXATAS4,1% OUTROS1,3% TOTAL100,00% 15% a 16%

9 Das 221 patentes requeridas em 2003, apenas 7 delas foram Encaminhadas por universidades! Instituições públicas de pesquisa pediram só 10 registros; 103 foram requeridas por pessoas físicas; e 101 por empresas isoladas. EM 2003

10 PaísAno Dispêndios em pesquisa e desenvolvimento (P&D) Dispêndios em pesquisa e desenvolvimento em relação ao produto interno bruto (PIB) Dispêndios em pesquisa e desenvolvimento (P&D) por pesquisador (em equivalência de tempo integral) (milhões US$ correntes Percentual (US$ correntes por pesquisador) Alemanha200255.054,92,51205.706,9 Argentina20021.560,20,3959.816,7 Austrália20007.803,71,55118.060,8 Brasil200012.452,91,00192.837,7 Canadá200217.340,21,82161.507,5 China200272.076,81,2988.926,1 Coréia200122.009,22,92161.432,3 Espanha20018.227,20,96102.736,0 Estados Unidos da América2002277.099,92,67193.481,3 França200236.143,82,20201.875,2 Itália200015.475,31,07234.084,1 Japão2001103.846,43,06153.642,1 México19993.505,00,43160.199,3 Reino Unido200129.353,51,89151.677,0 Rússia200214.190,41,2428.845,6 Fonte: OCDE - Main Science and Technology Indicators, November 2003 e Brasil: Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica (Pintec) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – 2000. The World Development Indicators (WDI). Elaboração: Coordenação-Geral de Indicadores - Ministério da Ciência e Tecnologia. DISPÊNDIO POR PESQUISADOR EM T.INTEGRAL

11 PROBLEMAS MAIS DE 70% DOS PESQUISADORES NAS UNIVERSIDADES EXPLORAÇÃO ECONÔMICA INADEQUADA AO MEIO AMBIENTE SOCIEDADE SEM “ENGENHEIROS” E SEM FORMAR NOVOS EM QUANTIDADE/QUALIDADE SUFICIENTES NÃO APROVEITAMENTO DOS INSTITUTOS DE PESQUISA TECNOLÓGICA BAIXA APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS EM TODOS OS NÍVEIS ALTA CONCENTRAÇÃO REGIONAL, INSTITUCIONAL E INDIVIDUAL DOS INVESTIMENTOS EM C&T

12 PROPOSTAS (RESUMO) CRIAÇÃO/APOIO DE CENTROS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA TECNOLÓGICA E INICIAÇÃO À ENGENHARIA FORMAÇÃO ADEQUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CREDENCIAMENTO DOS IPT PARA FORMAÇÃO DE TÉCNICOS E ENGENHEIROS E AMPLIAÇÃO DOS CEFET AMPLIAÇÃO DO RHAE E ORIENTAÇÃO À ENGENHARIA AMPLIAÇÃO DOS CVT ADOÇÃO DAS PROPOSTAS DA CNI/ABIPTI/CONFEA REVITALIZAÇÃO DOS IPT EMPREGO DE ENGENHEIROS E TÉCNICOS NOS COMPLEXOS PRODUTIVOS DE PEQUENAS EMPRESAS

13 GRATO PELA ATENÇÃO E PACIÊNCIA


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