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PublicouDanilo Palhares Azambuja Alterado mais de 8 anos atrás
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Aula 3 12/março/2012 Texto de referência: Campos e Nigro, capítulo 1
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O conhecimento científico tem credibilidade entre as pessoas O que confere essa credibilidade? Sua forma de produção? ◦ Existe um método rígido? ◦ Qual o papel da experimentação? ◦ O que vale mais: os fatos ou a interpretação que damos a eles?
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Recorrer à história da ciência Focalizar a história do conhecimento sobre circulação sanguínea
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O sangue circula O coração é “uma bomba” Ocorrem trocas gasosas entre sangue e corpo e entre sangue e ar (nos pulmões)
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Considerou “fatos”: ◦ Tubos fazem conexões entre várias partes do corpo ◦ Sangue entra (direito) no coração escuro e sai claro ◦ Ar e alimentos são indispensáveis para a vida Sua interpretação ◦ Seres vivos possuíam princípio vital ◦ No coração, a mistura de sangue e ar acendia o fogo cardíaco ◦ O sangue era refinado e se espalhava pelo corpo levando força e vida
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O sangue vai e vem como ondas O coração é uma fornalha No coração se mistura sangue e ar, gerando uma “força vital” O sangue chega escuro ao lado direito do coração e sai refinado pelo lado esquerdo (ou seja, o sangue atravessa canais no septo cardíaco)
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A situação histórica em que um cientista vive é ao mesmo tempo o que impulsiona e o que restringe a sua criação.
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Tinha o mesmo modelo de Galeno Fez experimentos para testar a passagem do sangue pelo septo Não alterou seu modelo explicativo
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Os experimentos têm potencial de verificar teorias e hipóteses Os experimentos não são suficientes para eliminar teorias e hipóteses Mais do que novos fatos revelados por experimentos é necessário novo modelo explicativo para que surja conhecimento novo
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O sangue circula por vasos sanguíneos As veias têm válvulas Experimento do torniquete levou-o a questionar o modelo da circulação em ondas – novo modelo explicativo O coração é uma “bomba” (nova metáfora)
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Qual foi o papel da experimentação ou das observações nesse processo? Qual a importância do modelo explicativo?
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Subsídios para a implementação do guia curricular de ciências – caderno III - 1979
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Localização do coração Órgão oco A cada contração, o sangue é forçado pelos vasos A cada relaxamento, recebe sangue de outros vasos Cada contração é seguida de um relaxamento Cada contração é um batimento As pulsações equivalem aos batimentos cardíacos
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Encontre sua pulsação Conte o número de pulsações que ocorrem em 15 segundos. Multiplique esse valor por 4 para obter o valor correspondente a 1 minuto. Repita o procedimento 3 vezes e tire a média Anote o valor médio de sua pulsação em 1 minuto. Qual a importância de fazer três medidas e obter a média?
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Todos os valores são iguais? Os valores são diferentes para homens e mulheres? O que pode fazer esse valor variar? A frequência cardíaca está relacionada à frequência respiratória?
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Conte o número de inspirações que ocorrem em 15 segundos. Multiplique esse valor por 4 para obter o valor correspondente a 1 minuto. Repita o procedimento 3 vezes e tire a média Anote o valor médio de frequência respiratória em 1 minuto.
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Faça um exercício físico durante um minuto Logo em seguida, conte novamente o número de inspirações em 15 segundos. Anote o valor. Que influência teve o exercício na sua frequência respiratória? Repita o exercício físico e logo em seguida conte o número de pulsações Compare esse valor com aquele obtido em repouso
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Exercício físico aumenta o gasto de energia Energia é obtida pela respiração celular ◦ Glicose + oxigênio gás carbônico + água + energia Se a respiração celular aumenta, o que deve acontecer com o consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico? Por que é importante a respiração ficar mais rápida? Por que é importante a circulação ficar mais rápida? Quando é preciso comer mais, depois de exercício ou em repouso?
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