A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 3 12/março/2012 Texto de referência: Campos e Nigro, capítulo 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 3 12/março/2012 Texto de referência: Campos e Nigro, capítulo 1."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 3 12/março/2012 Texto de referência: Campos e Nigro, capítulo 1

2  O conhecimento científico tem credibilidade entre as pessoas  O que confere essa credibilidade? Sua forma de produção? ◦ Existe um método rígido? ◦ Qual o papel da experimentação? ◦ O que vale mais: os fatos ou a interpretação que damos a eles?

3  Recorrer à história da ciência  Focalizar a história do conhecimento sobre circulação sanguínea

4  O sangue circula  O coração é “uma bomba”  Ocorrem trocas gasosas entre sangue e corpo e entre sangue e ar (nos pulmões)

5  Considerou “fatos”: ◦ Tubos fazem conexões entre várias partes do corpo ◦ Sangue entra (direito) no coração escuro e sai claro ◦ Ar e alimentos são indispensáveis para a vida  Sua interpretação ◦ Seres vivos possuíam princípio vital ◦ No coração, a mistura de sangue e ar acendia o fogo cardíaco ◦ O sangue era refinado e se espalhava pelo corpo levando força e vida

6  O sangue vai e vem como ondas  O coração é uma fornalha  No coração se mistura sangue e ar, gerando uma “força vital”  O sangue chega escuro ao lado direito do coração e sai refinado pelo lado esquerdo (ou seja, o sangue atravessa canais no septo cardíaco)

7  A situação histórica em que um cientista vive é ao mesmo tempo o que impulsiona e o que restringe a sua criação.

8  Tinha o mesmo modelo de Galeno  Fez experimentos para testar a passagem do sangue pelo septo  Não alterou seu modelo explicativo

9  Os experimentos têm potencial de verificar teorias e hipóteses  Os experimentos não são suficientes para eliminar teorias e hipóteses  Mais do que novos fatos revelados por experimentos é necessário novo modelo explicativo para que surja conhecimento novo

10  O sangue circula por vasos sanguíneos  As veias têm válvulas  Experimento do torniquete levou-o a questionar o modelo da circulação em ondas – novo modelo explicativo  O coração é uma “bomba” (nova metáfora)

11  Qual foi o papel da experimentação ou das observações nesse processo?  Qual a importância do modelo explicativo?

12 Subsídios para a implementação do guia curricular de ciências – caderno III - 1979

13  Localização do coração  Órgão oco  A cada contração, o sangue é forçado pelos vasos  A cada relaxamento, recebe sangue de outros vasos  Cada contração é seguida de um relaxamento  Cada contração é um batimento  As pulsações equivalem aos batimentos cardíacos

14  Encontre sua pulsação  Conte o número de pulsações que ocorrem em 15 segundos. Multiplique esse valor por 4 para obter o valor correspondente a 1 minuto.  Repita o procedimento 3 vezes e tire a média  Anote o valor médio de sua pulsação em 1 minuto. Qual a importância de fazer três medidas e obter a média?

15  Todos os valores são iguais?  Os valores são diferentes para homens e mulheres?  O que pode fazer esse valor variar?  A frequência cardíaca está relacionada à frequência respiratória?

16  Conte o número de inspirações que ocorrem em 15 segundos. Multiplique esse valor por 4 para obter o valor correspondente a 1 minuto.  Repita o procedimento 3 vezes e tire a média  Anote o valor médio de frequência respiratória em 1 minuto.

17  Faça um exercício físico durante um minuto  Logo em seguida, conte novamente o número de inspirações em 15 segundos. Anote o valor.  Que influência teve o exercício na sua frequência respiratória?  Repita o exercício físico e logo em seguida conte o número de pulsações  Compare esse valor com aquele obtido em repouso

18  Exercício físico aumenta o gasto de energia  Energia é obtida pela respiração celular ◦ Glicose + oxigênio gás carbônico + água + energia  Se a respiração celular aumenta, o que deve acontecer com o consumo de oxigênio e a produção de gás carbônico?  Por que é importante a respiração ficar mais rápida?  Por que é importante a circulação ficar mais rápida?  Quando é preciso comer mais, depois de exercício ou em repouso?


Carregar ppt "Aula 3 12/março/2012 Texto de referência: Campos e Nigro, capítulo 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google