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Indivíduo, casamento, e Família em circunstancias pós modernas.

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Apresentação em tema: "Indivíduo, casamento, e Família em circunstancias pós modernas."— Transcrição da apresentação:

1 Indivíduo, casamento, e Família em circunstancias pós modernas

2 O fato de as mulheres terem rompido a dicotomia entre publico e privado ocorreu para fragmentar a concepção de um individuo universal, porém patriarcal.

3 No desenvolvimento dos valores individuais no mundo ocidental, a hierarquia deixou de ser considerada como algo natural entre as pessoas, passando a ser pensada a partir do principio que existe uma igualdade natural entre si.

4 ... Tanto a propriedade quanto a desigualdade aparecem como fruto do trabalho...

5 O fato de se considerar a propriedade como fruto do trabalho implica em dar a coisas exteriores um significado a partir daquilo que realmente pertence ao individuo – seu corpo e seu trabalho.

6 Embora no pensamento liberal todos sejam representados como naturalmente iguais a igualdade limita-se a aqueles que conseguiram “apropriar-se das coisas da natureza”

7 Mas foi o olhar feminista que, ao mirar a história de um outro angulo, que na gênese ideológica moderna, a hierarquia se justifica não apenas por meio da categoria de classe, mas também de gênero

8 As atividades produtivas – o trabalho remunerado – tornou-se uma atividade masculina – e as atividades improdutivas – o trabalho doméstico – um domínio feminino

9 As mulheres foram definidas socialmente segundo os requisitos de um mundo público ao qual não tinham acesso, porque seu lugar era uma atmosfera privada, como filhas e esposas...

10 O discurso médico do século XIX definindo as naturezas feminina e masculina não somente como diferentes, mas como desiguais

11 A família moderna se institucionalizou junto a construção de uma cultura familiar que enfatizava, a privacidade, e amor materno a criança, fazendo da mulher a própria encarnação de tudo aquilo que a vida privada e familiar passou a significar no plano do imaginário social

12 ...vê-se porque a definição de individuo não incluía as mulheres, pois efetivamente elas não tinham o controle nem de seu corpo nem de seu trabalho...

13 Família moderna e individualista, porem patriarcal Séc. XVIII, Europa, a humanidade é nomeada como um substantivo masculino

14 ... Em cada pessoa de uma natureza uniforme, só precisa de liberdade para emergir...

15 O desenvolvimento da individualidade se vincula ao da sociedade moderna.

16 Embora o objetivo do amor moderno seja a reciprocidade individualidade de cada um ergue barreiras entre os dois, fazendo do outro algo inatingível pela individualidade.

17 Homens e mulheres passam a se ver como iguais, criam-se condições sociais para que esse conflito se manifeste, levando a maior número de separações.

18 As mulheres foram aumentando sua participação no ensino superior, política, trabalho,, muitas delas deixaram de restringir suas aspirações apenas ao casamento e aos filhos

19 Desconstruir

20 O discurso pós moderno rejeita as teorias sociais que empregam categorias gerais como classe gênero, raça etc., que seriam por demais redutoras da complexidade das identidades sociais.

21 A coisa mais evidente do pós moderno é a total aceitação da efemeridade, da fragmentação, da descontinuidade, e do caótico

22 Ao valorizar as experiências particulares de grupos e indivíduos, as tendências pós modernas rejeitam qualquer idéia de totalidade

23 O pós modernismo nada mais é do que a a lógica cultural do capitalismo recente

24 O pós modernismo estaria caracterizado por uma nova falta de profundidade

25 A destruição criativa inerente a modernidade é determinada justamente pelo movimento de acumulação do capital

26 Acentua-se a volatividade e a efemeridade da moda, dos produtos, produções técnicas, processos de trabalho, idéias, ideologias, valores, e práticas estabelecidas.

27 As pessoas passaram a descartar com muito mais facilidade não apenas os seus bens, mas seus valores

28 Reconstruir

29 Os conflitos provocados pela ruptura da dicotomia entre papeis sexuais, sinalizam não um processo de modernização da família, mas a crise de transformação.

30 Com o enfraquecimento das normas sustentadas pelo individualismo patriarcal, o casamento e a família não conseguem apresentar estabilidade.

31 Casais homossexuais, pessoas que vivem sós, mães solteiras, descasados, tudo isso se incorporou no imaginário e nas práticas sociais.

32 O “moderno” e o “arcaico” na nova família brasileira. Notas sobre a dimensão invisível da mudança social.

33 Já há quatro décadas o Brasil vem passando por um processo de modernização que atinge todos os quadrantes da sociedade, inclusive transformações e adaptações a novos modelos de família;

34 No Brasil a dimensão sociocultural parece ser menos resistente a mudança do que a dimensão da subjetividade; Há uma distinção do ponto de vista de quem sofre essas mudanças diretamente do ponto de vista de quem, apesar de também sofrê-las tenta examiná-las tornando esse processo um objeto de estudo ;

35 Para conseguir examinar esse processo social “de fora” é preciso uma ou mais teorias que permitam ir além daquilo que é visível para as pessoas e, mesmo, para os estudiosos da sociedade munidos por teorias da sociologia. O processo de estudo das mudanças deve acontecer do “socialmente visível” até o “socialmente invisível”

36 O campo das ciências sociais é limitado no estudo do sujeito; Sujeito = dimensão invisível da mudança social.

37 Dois Ideais de Família, Dois Tipos de Identidade Década de 50: Família Hierárquica

38 Família organizada – mapeada Mapeada como? Posições bem definidas Homens e Mulheres se percebem intrinsecamente diferentes Homem Superior: Idéia fundada na condição de trabalho e monogamia em relação à mulher Mulher Submissa: Vestuário, papel de esposa e mãe.

39 Relação Pai X Filho Delimitação de papéis: o adulto sabe mais, é melhor e mostra seu poder através do exercício da disciplina rígida

40 Na família Hierárquica a identidade é POSICIONAL Forte dicotomia entre bem e mal, certo e errado Vários mecanismos de controle para com um possível desvio de comportamento padrão. Todo esse processo atua e está no plano ideal: as vezes é o modelo a ser seguido e as vezes é aquele contra qual a família luta.

41 Ideologia do Igualitarismo A idéia de igualitarismo veio com a modernização da família e permitiu a resolução de alguns conflitos. Premissa: igualdade entre pessoas diferentes que se relacionam. Igualdade como um ideal regulador

42 Identidade Idiossincrática: Percepção de seres diferentes, porém iguais enquanto indivíduos. Desconstrução da lógica do “Certo e Errado” e “Desvio de Comportamento” A noção de “Pluralidade de Escolhas” e “Gosto Pessoal” ganha espaço. Lembrando apenas que tudo isso se dá no campo ideacionário.

43 Notas sobre a Lógica da Modernização da Família O processo de modernização da família é um jogo complexo de fatores; Passagem do ideal hierárquico para o ideal igualitário; Personagens de novelas, por exemplo, funcionam como possibilidades de identificação, pois aparecem em contextos de celebração e privilégio;

44 A influência da “cultura psicanalítica” no processo de modernização; Enfraquecimento das fronteiras entre categorias que são percebidas como diferentes; Os conceitos da psicanálise são capazes de dar maior consistência e operacionalidade à idéia universalisante. Sendo assim, a modernização da família é resultado de um processo complexo e com várias categorias.

45 Algumas Conseqüências da Modernização É inegável a relação entre mudança na sociedade e mudança subjetiva (movimento dialético entre construção individual e coletiva). Exemplo: Expansão e redefinição da sexualidade Feminina Coexistência de antigos e novos ideais – em planos distintos e contraditórios Arcaico: invisível, porém ainda eficaz Novo: aquilo que almejamos ser

46 O LUGAR da Mulher: Puta ou Mulher Revolucionária? Mocinha Ingênua ou Santa? Esposa Exemplar ou Business Woman?

47 Há o conflito entre o valor com que as famílias passam de geração em geração com aquilo que é assimilado no cotidiano moderno Há um desmapeamento na Modernização: Existências de mapas diferentes e relativamente dissociados dentro do sujeito

48 O eu multifacetado é marca registrada das sociedades modernas, bem como os conflitos que estes geram. A desorientação do “Quem sou Eu?” fornecem duas tentativas de solução para esse processo: 1) A busca por um norteamento através das psicoterapias e da própria psicanálise. 2) Modernização Reativa

49 Modernização reativa (falsa modernização) = uma tentativa de solucionar a desorientação e o conflito gerados pela modernização acelerada.

50 Regras de primeiro grau: (regra de conteúdo) O que foi passado como norma, valores, cultural Define o conteúdo do comportamento do sujeito, e este conteúdo tende a ser relativamente fixo. Ex: Semáforo São fundamentais para o ideal de família hierárquica.

51 Regras de segundo grau: (regra de mecanismo) Regra que emana do exterior do sujeito, não define o que ele deve fazer, mas determina que um certo procedimento ou mecanismo de que o sujeito é capaz, sujeito decide qual o melhor caminho a seguir. Dá ao sujeito um sentido de opção que pode levar a comportamentos com conteúdos bastante variáveis. Ideal de família igualitária.

52 Individuação: quando há transformação de regras de primeiro grau em segundo grau. Processo de escolha.

53 A modernização reativa se deve ao fato de que a sucessão de ideais no processo de modernização, ao ser extremamente rápida, não dá ao sujeito a oportunidade de se modernizar realmente no seu funcionamento, profundamente, nos conteúdos e na sua identidade. O único modo do sujeito conseguir ser moderno, tentar acompanhar as transformações, é através da modernização do conteúdo do comportamento, através da modernização reativa.


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