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DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES 10º ANO. DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES OBSERVAÇÃO  Atenta nas seguintes frases complexas. 1. Na passagem dos.

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1 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES 10º ANO

2 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES OBSERVAÇÃO  Atenta nas seguintes frases complexas. 1. Na passagem dos vocábulos do latim para o português, a evolução foi lenta e as palavras sofreram várias transformações. 2. Na evolução das palavras, perdem-se, por vezes, algumas sílabas, embora a sílaba tónica persista.  Observa que em cada frase complexa existem 2 orações. + 1. Na passagem dos vocábulos do latim para o português, a evolução foi lenta + e as palavras sofreram várias transformações. 2. Na evolução das palavras, perdem-se, por vezes, algumas sílabas, + embora a sílaba tónica persista.

3 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES  Verifica a possibilidade de inversão das orações para distinguires COORDENAÇÃO de SUBORDINAÇÃO. 1. *E as palavras sofreram várias transformações na passagem dos vocábulos do latim para o português, a evolução foi lenta., 2. Embora a sílaba tónica persista, na evolução das palavras, perdem-se, por vezes, algumas sílabas.  Ativa conhecimentos já adquiridos A frase 1 é agramatical, não permitindo a inversão de orações. A frase 2 está correta, pois permite a inversão de orações  CONCLUSÃO  FRASE 1 – ORAÇÕES COORDENADAS  FRASE 2 – ORAÇÕES SUBORDINADAS OBSERVAÇÃO

4 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES Na passagem dos vocábulos do latim para o português, a evolução foi lenta Na evolução das palavras, perdem-se, por vezes, algumas sílabas, embora a sílaba tónica persista COORDENAÇÃO SUBORDINAÇÃO OBSERVAÇÃO | Em esquema e as palavras sofreram várias transformações

5 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES  A frase complexa constituída por orações coordenadas não permite a inversão das orações.  Frase agramatical  *E as palavras sofreram várias transformações na passagem dos vocábulos do latim para o português, a evolução foi lenta.  A frase complexa constituída por orações subordinadas permite a inversão das orações dentro da frase, exigindo a introdução de uma vírgula:,  Embora a sílaba tónica persista, na evolução das palavras, perdem-se, por vezes, algumas sílabas. REGRA

6 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES as orações coordenadas 1. Na passagem dos vocábulos do latim para o português, a evolução foi lenta e as palavras sofreram várias transformações. 2. O sentido primitivo da palavra latina solitariu- era isolado, mas em português passou a significar solteiro. 3. Ministru- significou em latim servente, logo o sentido desta palavra evoluiu bastante. 4. Etimologicamente, o nome peculiar significava gado ou poderia também estar relacionado com dinheiro. 5. A história da palavra estilo é muito interessante, pois está relacionada com o instrumento de escrita designado stilus. OBSERVA

7 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES adição oposição conclusão E MAS LOGO as conjunções coordenativas e as relações que estabelecem OBSERVA

8 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES Alternativa Explicação POIS OU as conjunções coordenativas e as relações que estabelecem OBSERVA

9 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES  1- E : conjunção coordenativa copulativa  Introduz uma oração coordenada copulativa  2- MAS : conjunção coordenativa adversativa  Introduz uma oração coordenada adversativa  3- LOGO : conjunção coordenativa conclusiva  Introduz uma oração coordenada conclusiva  4- OU : conjunção coordenativa disjuntiva  Introduz uma oração coordenada disjuntiva  5- POIS : conjunção coordenativa explicativa  Introduz uma oração coordenada explicativa a classificação das conjunções coordenativas OBSERVA

10 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES 1. Na evolução das palavras, perdem-se, por vezes, algumas sílabas, embora a sílaba tónica persista.  Oração subordinada adverbial concessiva 2. O professor explicou que a palavra paço resultou de palatium, nome do monte Palatino, em Roma.  Oração subordinada substantiva completiva 3. A casa real que Nero construiu no monte Palatino tomou o nome do monte.  Oração subordinada adjetiva relativa restritiva orações subordinadas OBSERVA

11 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES substantivas relativas completivas adjetivas relativas restritivas relativas explicativas adverbiais causais temporais finais condicionais consecutivas concessivas comparativas Orações subordinadas esquema das orações subordinadas OBSERVA

12 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES relativas Quem era soldado recebia um salarium.Quem era soldado recebia um salarium. completivas O professor esclareceu que salarium era uma ração de sal.O professor esclareceu que salarium era uma ração de sal. É necessário que estudes.É necessário que estudes. sujeito complemento direto sujeito orações subordinadas substantivas e respetivos desempenhos sintáticos: sujeito ou complemento direto OBSERVA

13 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES orações subordinadas adjetivas e respetivos desempenhos sintáticos: modificador de nome restritivo ou apositivo relativas restritivas A palavra que deu origem a aresta foi arista. explicativas A palavra portuguesa aresta, que significava barba de milho e mais tarde espinha de peixe, prevaleceu em português com a ideia de aspereza. modificador de nome restritivo modificador de nome apositivo OBSERVA

14 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES causais A palavra senhor emprega-se em formas de tratamento diferente, porque deriva do latim senex (velho). temporais Quando utilizamos a maioria das palavras, raramente as associamos à sua origem etimológica. finais Conheçamos a língua portuguesa para que possamos ser falantes mais competentes. orações subordinadas adverbiais apresentam desempenhos sintáticos de modificador OBSERVA

15 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES condicionais Gostaria de aprender latim se tivesse oportunidade. consecutivas As palavras portuguesas de origem latina são tantas que seria difícil enumerá-las num curto espaço de tempo. comparativas Neste ano letivo, os alunos não sabem o significado etimológico de tantas palavras como sabiam no ano passado. concessivas Existem em português muitas palavras diferentes, embora derivem do mesmo étimo. orações subordinadas adverbiais OBSERVA

16 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES  Verifica que a oração subordinante e subordinada podem surgir em posições diversas dentro da frase:  A palavra senhor emprega-se em formas de tratamento diferente, porque deriva do latim senex (velho).  Quando utilizamos a maioria das palavras, raramente as associamos à sua origem etimológica. as orações subordinantes OBSERVA

17 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES 1. A língua portuguesa teve a sua origem no latim e a língua francesa sofreu a mesma influência. 2. Se compararmos as duas línguas, encontramos várias semelhanças. 3. As línguas que sofreram a influência do latim designam-se línguas românicas. 4. Compreendemos com alguma facilidade o italiano, visto que é uma língua românica. 5. Mal os visigodos foram derrotados, a Península Ibérica foi invadida pelos árabes. 6. Os alunos gostaram tanto das aulas de história da língua que realizaram várias pesquisas sobre o tema. Divide e classifica as orações APLICAÇÃO

18 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES 1. A língua portuguesa teve a sua origem no latim – oração coordenada e a língua francesa sofreu a mesma influência. – oração coordenada copulativa 2. Se compararmos as duas línguas, – oração subordinada adverbial condicional encontramos várias semelhanças. – oração subordinante 3. As línguas designam-se línguas românicas. – oração subordinante que sofreram a influência do latim – oração subordinada adjetiva relativa restritiva 4. Compreendemos com alguma facilidade o italiano, – oração subordinante visto que é uma língua românica. – oração subordinada adverbial causal 5. Mal os visigodos foram derrotados, – oração subordinada adverbial temporal a Península Ibérica foi invadida pelos árabes. – oração subordinante 6. Os alunos gostaram tanto das aulas de história da língua – oração subordinante que realizaram várias pesquisas sobre o tema. – oração subordinada adverbial consecutiva Solução APLICAÇÃO

19 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES 1. Ao contrário da maioria das outras obras, a peça vicentina, embora esteja organizada em torno de uma única ação, integra várias sequências dramáticas. 2. A atitude do escudeiro para com Inês contrasta com a maneira como o faz Pero Marques, incapaz do mais pequeno elogio. 3. Podemos reconhecer que Inês é sobretudo vítima das suas próprias ilusões e acaba por se deixar apanhar nas malhas do seu próprio sonho. 4. Desde que se casou com o escudeiro, nunca mais Inês foi feliz, pois continuou aprisionada em casa. 5. O alvo da crítica vicentina não é Pero Marques nem se critica a sua condição de homem do povo. Identifica as orações subordinadas

20 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES 1. Ao contrário da maioria das outras obras, a peça vicentina, embora esteja organizada em torno de uma única ação, integra várias sequências dramáticas. 2. A atitude do escudeiro para com Inês contrasta com a maneira como o faz Pero Marques, incapaz do mais pequeno elogio. 3. Podemos reconhecer que Inês é sobretudo vítima das suas próprias ilusões e acaba por se deixar apanhar nas malhas do seu próprio sonho. 4. Desde que se casou com o escudeiro, nunca mais Inês foi feliz, pois continuou aprisionada em casa. 5. O alvo da crítica vicentina não é Pero Marques nem se critica a sua condição de homem do povo. (Não há nenhuma oração subordinada) Solução: orações subordinadas

21 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES 1. Itália foi o berço do Renascimento, ali se vinculou o movimento humanista e ali se valorizaram os studia humanitatis. 2. A epopeia renascentista seguiu a matriz greco-latina, mas preferiu a língua materna da qual tinham surgido as primeiras gramáticas. 3. Equilíbrio, clareza e proporção tornaram-se qualidades fundamentais, pois a perfeição da natureza deve ser imitada. 4. O exercício das letras garante a fama, logo o valor dos poetas cresce. Identifica as orações coordenadas

22 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES 1. Itália foi o berço do Renascimento, ali se vinculou o movimento humanista e ali se valorizaram os studia humanitatis. 2. A epopeia renascentista seguiu a matriz greco-latina, mas preferiu a língua materna da qual tinham surgido as primeiras gramáticas. 3. Equilíbrio, clareza e proporção tornaram-se qualidades fundamentais, pois a perfeição da natureza deve ser imitada. 4. O exercício das letras garante a fama, logo o valor dos poetas cresce. Solução

23 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES Identifica as orações subordinantes 1.Em Portugal, o Renascimento, quando se instalam por cá humanistas como Cataldo Sículo, teve condições muito propícias no reinado de D. Manuel I. 2.Em Portugal, as artes e as letras renovaram-se de forma decisiva desde que os humanistas chegaram. 3.O movimento humanista surge da necessidade de renovação do saber que reage à época medieval. 4.A nova era renascentista modifica de tal modo as estruturas que o Homem se torna mais real e senhor dos seus valores. 5.Ainda que o período do renascimento humanista marque a separação entre a história da Idade Média e a Idade Moderna, identifica-se também com os ideais greco-romanos, a cultura racional e crítica em oposição ao culto da autoridade e da teologia.

24 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES Soluções 1.Em Portugal, o Renascimento, quando se instalam por cá humanistas como Cataldo Sículo, teve condições muito propícias no reinado de D. Manuel I. 2.Em Portugal, as artes e as letras renovaram-se de forma decisiva desde que os humanistas chegaram. 3.O movimento humanista surge da necessidade de renovação do saber que reage à época medieval. 4.A nova era renascentista modifica de tal modo as estruturas que o Homem se torna mais real e senhor dos seus valores. 5.Ainda que o período do renascimento humanista marque a separação entre a história da Idade Média e a Idade Moderna, identifica-se também com os ideais greco-romanos, a cultura racional e crítica em oposição ao culto da autoridade e da teologia.

25 DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES 10º ANO


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