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Comunicação e negociação Referências bibliográficas LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina et all. As pessoas na organização. Gente. São Paulo, 2002. MARTINELLI,

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1 Comunicação e negociação Referências bibliográficas LIMONGI-FRANÇA, Ana Cristina et all. As pessoas na organização. Gente. São Paulo, 2002. MARTINELLI, Dante P. Negociação: como transformar confronto em cooperação. Atlas, 1 ed. São Paulo, 1997

2 Elementos da comunicação Transmissor: fonte da mensagem; dá início ao processo de comunicação; fonte. Transmissor: fonte da mensagem; dá início ao processo de comunicação; fonte. Codificação: é a tradução da informação a ser transmitida em uma série de símbolos, que sejam mutuamente entendíveis. Codificação: é a tradução da informação a ser transmitida em uma série de símbolos, que sejam mutuamente entendíveis. Canal: é o instrumento de transmissão. É o meio pelo qual a comunicação se realiza. Canal: é o instrumento de transmissão. É o meio pelo qual a comunicação se realiza. Decodificação: processo pelo qual o receptor interpreta a mensagem e a traduz em informações que tenham sentido para ele. Decodificação: processo pelo qual o receptor interpreta a mensagem e a traduz em informações que tenham sentido para ele.

3 Elementos da comunicação Receptor: é a pessoa a quem a mensagem está sendo dirigida. Se a mensagem não chegar ao receptor a mensagem não ocorreu. Receptor: é a pessoa a quem a mensagem está sendo dirigida. Se a mensagem não chegar ao receptor a mensagem não ocorreu. Ruído: qualquer fator que perturbe, confunda ou interfira com a comunicação. “Distorção na transmissão da imagem”. Ruído: qualquer fator que perturbe, confunda ou interfira com a comunicação. “Distorção na transmissão da imagem”.

4 RUÍDOS NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO Distrações físicas: alunos que entram atrasados em sala de aula Distrações físicas: alunos que entram atrasados em sala de aula Questões semânticas: “Nesta sessão pretendemos avaliar a priori, ainda que de forma perfunctória... ” Questões semânticas: “Nesta sessão pretendemos avaliar a priori, ainda que de forma perfunctória... ” Diferenças culturais: O etnocentrismo – “tendência em considerar sua própria cultura e valores superiores aos dos outros” Diferenças culturais: O etnocentrismo – “tendência em considerar sua própria cultura e valores superiores aos dos outros” Ausência de feedback: Quando ao final de um exemplo não se pergunta: alguma dúvida? Entenderam? Ausência de feedback: Quando ao final de um exemplo não se pergunta: alguma dúvida? Entenderam? Ruídos no processo de comunicação funcionam como barreiras ao processo. como barreiras ao processo.

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6 Modelos Modelos lineares: “Uma forma bem simplista de enfocar a transmissão de uma mensagem de um ponto a outro, seguida da informação sobre sua recepção e, eventualmente, de uma resposta.” Modelos lineares: “Uma forma bem simplista de enfocar a transmissão de uma mensagem de um ponto a outro, seguida da informação sobre sua recepção e, eventualmente, de uma resposta.” –Modelo de mão única: considera a comunicação de um emissor para o receptor, que se aprimora quando o emissor utiliza técnicas corretas para transmitir adequadamente a mensagem do receptor. Enfatiza a preocupação com as características do receptor, com a adequação da mensagem e com o meio através do qual ela é enviada. EmissorReceptor Técnicas de transmissão

7 Modelo de interação Amplia o modelo de mão única Amplia o modelo de mão única –Canal –Codificação e decodificação –Ruído –Feedback Emissor (codifica) Receptor (decodifica) feedback Críticas: modelo primário, não considera a percepção dos atores, nem o ambiente organizacional.

8 COMUNICAÇÃO TELEFÔNICA 18 % palavras usadas 82% tom de voz

9 COMUNICAÇÃO FACE A FACE 55 % linguagem corporal 38 % tom de voz 7 % palavras usadas

10 Modelos orgânicos – relacionamentos e negociação 1 – Relacionamento entre duas pessoas Inclui a reciprocidade entre o emissor e o receptor. A visão é especialmente interessante quando se quer alterar ou aprimorar o padrão de comunicação. Necessidade de focalizar o comportamento explícito das pessoas além de sua percepção dos demais. Visão e comportamento do emissor sobre o receptor Visão e comportamento do receptor sobre o emissor Autopercepção do emissor Autopercepção do receptor


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