A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cloud Computing e Gestão de Informação Karine Georg Dressler - Aveiro, 02 de novembro de 2012 Programa Doutoral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cloud Computing e Gestão de Informação Karine Georg Dressler - Aveiro, 02 de novembro de 2012 Programa Doutoral."— Transcrição da apresentação:

1 Cloud Computing e Gestão de Informação Karine Georg Dressler - karinegdressler@ua.ptkarinegdressler@ua.pt Aveiro, 02 de novembro de 2012 Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais Novos paradigmas de Informação e Comunicação em Plataformas Digitais

2 Cloud Computing e gestão de Informação – 02/11/2012 Estrutura da apresentação 1. Introdução 2. Os Paradigmas tecnológico, da complexidade e pós-custodial 3. Conceitos essenciais: cloud computing, gestão e informação 4. Aspectos teóricos da Gestão de Informação 5. Impacto da cloud na Gestão de Informação 6. Conclusões

3 Cloud Computing e gestão de Informação – 02/11/2012 Introdução Tema: Cloud computing e gestão de informação Objetivo: perceber como atualmente a gestão da informação é trabalhada no ambiente de nuvem, a tecnologia do Cloud Computing. Justificativa NP ICPD - A utilização dessa tecnologia e sua franca expansão, está relacionada com o fenómeno info-comunicacional, no sentido que a plataforma digital é base fundamental aos processos de produção e uso de informação, de interação e comunicação. Ubiquidade de acesso, mobilidade e repositório de informação são características dessa tecnologia.

4 Cloud Computing e gestão de Informação – 02/11/2012 Os Paradigmas tecnológico, da complexidade e pós-custodial Paradigma Tecnológico→ Manuel Castells Sociedade da Informação – Era da Informação “constituye un paradigma de un nuevo tipo en el que todos los procesos de la sociedad, de la política, de la guerra, de la economía pasan a verse afectados por la capacidad de procesar y distribuir energía de forma ubicua en el conjunto de la actividad humana” (CASTELLS, 2002-a) “uma estrutura social com base em redes é um sistema aberto, altamente dinâmico” (CASTELLS, 2002, p. 566)

5 Cloud Computing e gestão de Informação – 02/11/2012 Os Paradigmas tecnológico, da complexidade e pós-custodial Paradigma da Complexidade→ Edgar Morin “A ideia da complexidade, de início, só apareceu marginalmente, a partir da Cibernética e da teoria da Informação.” (Vasconcellos, 2002, p. 106) “Complexus significa originariamente o que se tece junto.” (MORIN, 2003. p.5) “O paradigma da complexidade pode ser enunciado não menos simplesmente que o da simplificação: este impõe separar e reduzir; aquele une enquanto distingue. ” (MORIN, 2003. p. 18-19)

6 Cloud Computing e gestão de Informação – 02/11/2012 Os Paradigmas tecnológico, da complexidade e pós-custodial Paradigma Pós-custodial → Armando Malheiro da Silva; Fernanda Ribeiro - Dinâmico, informacional e científico,com uma visão aberta “dominada pela busca incessante dos conteúdos (da informação)” → A valorização da informação como fenômeno humano e social, → O constante dinamismo informacional, → A priorização do acesso à informação, → Qquestionar, compreender e conhecer a informação social → Quadro teórico-funcional em maior sintonia com as Ciências Sociais e na compreensão do social e da cultura. (SILVA, 2006, p. 21)

7 Cloud Computing e gestão de Informação – 02/11/2012 Conceitos essenciais: cloud computing, gestão e informação “Cloud computing refers to both the applications delivered as services over the Internet and the hardware and systems software in the data centers that provide those services” (ARMBRUST et al. 2010. p. 50) Peter Drucker define a gestão como a “decisão racional e informada. Gerir consiste em governar uma organização, isto é, precisar os objectivos que os gestores pretendem atingir, a selecção e alocação dos recursos necessários para atingir os mesmos.” (Drucker apud Rascão, 2008. p.270-271)

8 Cloud Computing e gestão de Informação – 02/11/2012 Conceitos essenciais: cloud computing, gestão e informação Informação objeto científico da Ciência da Informação: “conjunto estruturado de representações mentais e emocionais codificadas (signos e símbolos) e modeladas com/pela interacção social, passíveis de serem registadas num qualquer suporte material (papel, filme, banda magnética, disco compacto, etc.) e, portanto, comunicadas de forma assíncrona e multi-direccionada”. (SILVA. 2006.p. 150)

9 Cloud Computing e gestão de Informação – 02/11/2012 Aspectos teóricos da Gestão de informação Chun Wei Choo (2003) → alargar conhecimento das organizações e a adaptação com sucesso ao meio onde estão envolvidas. →exploração do meio ambiente no fornecimento de informação “objectivo básico da gestão de informação é o de aproveitar os recursos de informação e capacidades de informação da organização de forma a habilitá-la a aprender e a adpatar-se ao seu meio ambiente de mudança” (CHOO, 2003. p.283) →Modelo: identificação de necessidades de informação; aquisição de informação; organização e armazenamento; desenvolvimento de produtos e serviços de informação; distribuição; e utilização da informação.

10 Cloud Computing e gestão de Informação – 02/11/2012 Aspectos teóricos da Gestão de informação RASCÃO (2008) → gestão de informação baseada no negócio; →cruzamento dos problemas da informação (atividade, informação e tecnologias) com os problemas da organização (estratégia, estrutura e operações) O objetivo do modelo: distinguir na organização, os problemas de negócio e estruturais e os problemas informacionais e tecnológicos Apoiado em Davenport (2002), o autor divide a gestão da informação em quatro passos genéricos: identificação da informação e das fontes respectivas, plano sistemático de recolha, tratamento, armazenamento, análise e interpretação e tomada de decisão (RASCÃO, 2008, p.278).

11 Cloud Computing e gestão de Informação – 02/11/2012 Aspectos teóricos da Gestão de informação Ribeiro, Silva (2009) “a construção de um modelo teórico-prático é, ela própria, objecto de estudo científico e de monitorização” (RIBEIRO, SILVA, 2009. p. 38),

12 Cloud Computing e gestão de Informação – 02/11/2012 Impacto da cloud na Gestão de Informação Fontes Consultadas: → Consulta nas bases de dados das Bibliotecas UA e FLUP; → Realização de pesquisas websites de periódicos da área de Ciência da Informação; → Realização de pesquisas em websites especializados no assunto Cloud Computing; → Websites especializados na área de tecnologias: termo “gestão de informação” (correlatos) → gerenciamento de banco de dados, utilização de softwares de pesquisa, segurança de dados ou armazenamento; → Quais os autores/periódicos recomendados em cloud computing?

13 Cloud Computing e gestão de Informação – 02/11/2012 Impacto da cloud na Gestão de Informação → ZHOU, Bo; LIU Wenliang. Research on Information Service Management Mode Based on Cloud Computing. 2010. - Trindade da teoria da informação: information resource, technology and services - Modelo: virtualização, acordos (único, distribuido, sistema em aberto, expansível), sistema em módulos, camadas distintas de aplicação, lógica, de interface, plataforma e a camada física. - Resultados: melhoria serviço de gestão; garantia de profissionais qualificados; (economia); suporte de rápida expansão

14 Cloud Computing e gestão de Informação – 02/11/2012 Impacto da cloud na Gestão de Informação → PAUL, P. K.; GHOSE, M. K. Cloud Computing: Possibilities, Challenges and Opportunities with Special Reference to its Emerging Need in the Academic and Working Area of Information Science. 2012 - CI interdisciplinar → TI, ciencia da computação, gestão na perspectiva da informação (biblioteconomia e documentação). - Sugestão de espaços / organizações de trabalho na India; - Atividades onde modelo cloud computing pode ser aplicado: auto- classificação e indexação da informação, interação e designer de website para escolas de CI; seleção e organização do conhecimento.

15 Cloud Computing e gestão de Informação – 02/11/2012 Impacto da cloud na Gestão de Informação → BOUCHER, Kirsten Ferguson. Cloud Computing: A Records and Information Management Perspective. 2011. - Enumera “prós e contras” para adesão da Cloud - Relaciona cuidados às organizações em relação ao planejamento da mudança do uso de tecnologia para armazenamento da informação: políticas internas, referência à protecção de dados, a legislação de privacidade, liberdade de informação, ISO 15489 (The International Standard for Records Management) - Aponta vantagens à tecnologia cloud computing sem definir modelo de gestão de informação

16 Cloud Computing e gestão de Informação – 02/11/2012 Impacto da cloud na Gestão de Informação →De Lucca, Djuli Machado, Blattmann, Ursula, Rocha, Marcos. Biblioteca nas Nuvens: a revolução do livro. 2011. - e-Books, e-reader e cloud computing - tecnologia cloud computing na disseminação da informação e a caracterização do e-reader e os impactos na comunidade de leitores. - análise de custos / economia X aceitação e-Book - não discute questões de gestão de informação

17 Cloud Computing e gestão de Informação – 02/11/2012 Impacto da cloud na Gestão de Informação

18 Cloud Computing e gestão de Informação – 02/11/2012 Conclusões → Tecnologia Cloud Computing: expansão e tendência TIC – mobillidade, conexão, facilidades de acesso → Em análise ao modelo de Gestão de Informação SI-AP, do paradigma pós-custodial e da proposta científica de CI, as soluções de uso de Cloud Computing, identificadas até a finalização do artigo, tem seu foco voltado às vantagens da mesma em termos econômicos, de acesso e de mobilidade, sem estabelecer um modelo de gestão de informação no ambiente. → Perspectivas de progresso na pesquisa: ampliar conhecimento na tecnologia / autores / centros de pesquisa e nas perspectivas de sua aplicabilidade na gestão de informação. Expresso - link

19 Cloud Computing e gestão de Informação – 02/11/2012 Obrigada pela atenção! Sugestões? Críticas?


Carregar ppt "Cloud Computing e Gestão de Informação Karine Georg Dressler - Aveiro, 02 de novembro de 2012 Programa Doutoral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google