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Brasília/DF, 13/04/2009 Revisão do Mapa Estratégico MPE Brasil 2008-2010 Grupo Gestor.

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1 Brasília/DF, 13/04/2009 Revisão do Mapa Estratégico MPE Brasil 2008-2010 Grupo Gestor

2 OBJETIVOS DO DIA Revisar o Mapa Estratégico do MPE Brasil; Alinhamento das expectativas com relação a meta global (100 mil MPE inscritas); Apresentação dos resultados, análise crítica e sugestão de melhoria dos 14 projetos; Identificar novos fatores que impactam diretamente nossas estratégias; Definir os próximos passos (calendários e sistemática das próximas reuniões;

3 Avaliação e Revisão do Mapa Estratégico MPE Brasil – Visão Geral Passo 3: Revisão da Estratégia Passo 4: Revisão dos Projetos e Ações Passo 1: Análise dos resultados dos Projetos e Ações Passo 2: Análise do Cenário Externo e Tendências

4 ACORDOS Manter o celular desligado (preferencialmente) ou na opção vibracall; Manter a Pontualidade; Somente utilizar notebooks caso seja necessário para executar os exercícios.

5 Quinta – feira, 9/4/2009 15:13 Olá Telles, Segue apresentação dos dois projetos que estou envolvida. Aproveito para informar que estarei solicitando dispensa da minha participação no Grupo Gestor devido a necessidade de priorizar as atividades que tenho no Estado, entre elas a atuação nos projetos finalisticos do SEBRAE oferecendo o diagnostico do Prêmio para definição de ações coletivas para os grupos de empresas assistidas. Estou acompanhando 8 projetos finalisticos com mais de 280 empresas no total que fizeram a auto avaliação e 192 empresas avaliadas, agora na fase do desenvolvimento do Plano de Melhoria da Gestão. Agradeço o carinho que sempre me atendeu. Isso não é uma despedida continuarei em contato pois continuo como gestora estadual do MPE Brasil. Abraços. Andréa Gama Sebrae-ES

6 TemposHorárioAtividadeProdutoDuração 08:30AberturaEntendimento comum das atividades do dia1 hora 09:30Avaliação dos Projetos Estratégicos (parte 1) a. Entendimento comum sobre o estágio da implementação da estratégia MPE b. Recomendações sobre ajustes e intervenções necessárias nos Projetos 1 hora 10:30BREAK15 minutos 10:45Avaliação dos Projetos Estratégicos (parte 2) a. Entendimento comum sobre o estágio da implementação da estratégia MPE b. Recomendações sobre ajustes e intervenções necessárias nos Projetos 1 hora e 30 minutos 12:15ALMOÇO1 hora 13:15Avaliação do Cenário Externo e Tendências Teia de Tendências1 hora 14:15Revisão do Mapa Estratégico MPE (parte 1) Mapa Estratégico revisado1 hora 15:15BREAK15 minutos 15:30Revisão do Mapa Estratégico MPE (parte 2) Mapa Estratégico revisado1 hora 16:30Revisão dos Projetos Estratégicos Projetos MPE revisados1 hora 17:30EncerramentoEntendimento comum sobre próximos passos15 minutos

7 2005 - Definição do Novo Comitê Executivo 2006 - Início da padronização dos prêmios existentes 2007 - Elaboração do Planejamento Estratégico 2008 - Início MPE Brasil (Prêmio Nacional) / Adesão de Novos Estados MT, PA, AM. 2009 – Etapa Nacional – Banca de Juízes – 08/04 - MBC Linha do Tempo (principais eventos)

8 Mapa Estratégico MPE BRASIL – Prêmios Competitividade MPE

9 Visão Geral do Projeto (Planejamento) 1. Pré-planejamento 1. Pré-planejamento 2. Construção do Mapa Estratégico 2. Construção do Mapa Estratégico 3. Planejamento Estratégico 3. Planejamento Estratégico Aplicação da metodologia “Future Search”, objetivando:  Resgate das competências e pontos fortes dos Movimentos  Identificação das principais tendências  Identificação dos principais desafios estratégicos do movimento. Apresentação do projeto; Apresentação das conclusões com relação aos materiais já trabalhados; Discussão sobre os pontos a serem aprofundados; Materialização de uma primeira versão de prioridades; Validação da Dinâmica para a reunião de Planejamento Estratégico (etapa 3) Apresentação do projeto; Apresentação / validação da primeira versão das prioridades produzidas na reunião de Pré-Planejamento; Aprofundamento e priorização dos projetos a serem desenvolvidos; Definição de responsabilidades; Agosto/07 Setembro/07 Novembro/07 4. Execução dos projetos estratégicos 4. Execução dos projetos estratégicos Apresentação do projeto; Apresentação do cronograma, fatores relevantes, observações, próximos passos, de cada projeto; Acompanhamento dos indicadores e metas estratégicas; Acompanhamento de prazo e orçamento e cada projeto. Jan/08 - dez/08

10 Satisfação sobre o software Notícias publicadas no Portal MPE Satisfação sobre o Grupo Gestor Satisfação Gestores UF Participação de Voluntários Participação MPEs no Prêmio Marca e imagem na imprensa Aporte finac. patrocinadores Estados/municípios atendidos Empresas auto-avaliadas Participação de Prog. qualidade Adesão dos Estados Nacionalização Participação Patrocinadores Rotatividade do Gestor UF Inscrições por categoria Participação MPEs eventos da Rede Estados atuando com voluntários Indicadores estratégicos

11 MISSÃO Promover o aumento da Qualidade, Produtividade e Competitividade das Micro e Pequenas Empresas, disseminando os conceitos e práticas de gestão por meio de um processo de reconhecimento VISSÃO Ser referência internacional no processo de reconhecimento a Micro e Pequenas Empresas até 2010. Alinhamento

12 GÊNIA PORTO (BA) IZANA ASSUNÇÃO (TO) ETELVINA GLAÊ (RN) ANDRÉA GAMA (ES) JOAQUIM CAVALEIRO (CE) ADRIANNE (DF) MANOEL TELES (MBC) REDE DE PRÊMIOS DE COMPETITIVIDADE PARA MPE PROJETOS ESTRATÉGICOS 2008-2010 PLANEJAMENTO 2008 JULIANA ITEN (FNQ) JAN/08FEV/08MAR/08ABR/08MAI/08JUN/08JUL/08AGO/08SET/08OUT/08NOV/08DEZ/08 Definir, preparar e capacitar multiplicadores Capacitar os gestores Produzir o Portal Definir identidade visual única Estrutura Organizacional da Rede Melhoria do Sistema de Avaliação ANDREI MARTINEZ (RS) 18 4167310 171815322 Alimentar Portal Definir o processo de avaliação único Definir o regulamento nacional Avaliar e melhorar Revisar o questionário de avaliação Ajustar o Portal Avaliar do desempenho dos avaliadores Prospectar voluntários - via Portal MPE Brasil Reconhecimento Estadual e Nacional Avaliar e melhorar Adequar ao software (período full time) Aplicar piloto) Sensibilizar o Sebrae/UF e parceiros Integrar com Mulher de Negócios e PSGQ Mapear experiências estaduais Comunicar a Nacionalização à DIREX Desenvolver o Plano de Marketing Realizar 18 Seminários Regionais e 20 Cursos Interpretando os Critérios de Excelência. Participar o Sr. Jorge Gerdau nas reuniões Executar o Plano de Marketing Elaborar proposta Definir nome únicoLançar o portal único Definir a campanha 2009/2010 Disponibilizar o doc. para inserir no Manual Coletar práticas existentes nos estados Participar e compartilhar informações nas reuniões o ConPI e Fórum QPC Mapear as competências dos gestores Gerar um documento com recomendações de ações em conjunto Desenvolver e executar a Matriz de Capacitação 410

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15 Resultados – Prêmio de Competitividade MPE (2009*) meta geral prevista para 2009 (a validar). Qtde de empresas inscritas Qtde de empresas auto-avaliadas Qtde de estados participantes Inscritas: Aumento de 77% com relação a 2007

16 "AUMENTAR O NÚMERO DE EMPRESAS INSCRITAS NO MPE BRASIL - PRÊMIO DE COMPETITIVIDADE PARA 100 MIL ATÉ 31/07/2010*". META GLOBAL: (*) período que termina o processo de inscrição (no modelo nacional).

17 Prêmio de Competitividade MPE – Planejamento 2008 Objetivo Estratégico: Garantir avaliadores qualificados e comprometidos Nome do Projeto: Formação Continuada de Avaliadores N o do Projeto: 01 Projetos de entrada: 3 – Portal; 12- Sistema de avaliação (software) Projetos saída: 10 – Qualificação e reconhecimento de Gestores Coordenador: Gênia Porto 2008 - 2010 Escopo: Capacitar continuamente os avaliadores, envolvendo as dimensões de Conhecimento, Habilidade e Atitude de forma dinâmica e eficiente. Pessoas Envolvidas: Juliana (FNQ) Francisco (IBQP) Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 1- Índice de avaliadores selecionados para banca: 70% (2008) 77% (2009) 85% (2010) 2- Índice de avaliadores com desempenho favorável no processo: 80% (2008) 85% (2009) 90% (2010) 3- Índice de satisfação dos treinandos com os cursos: 85% (2008) 90% (2009) 92% (2010) 4- Índice de satisfação com o processo de avaliação (visitas): 70% (2008) 80% (2009) 90% (2010) Etapas do ProjetoPrazoResponsável/Líder 1- Definir perfil do avaliador e competências requeridas Abril/08 Gênia (Líder) Juliana/Francisco 2- Definir métodos (à distância e presencial)Abril/08 Gênia (Líder) /Juliana/Francisco 3- Definir conteúdo do cursoAbril/08 Gênia (Líder) Juliana/Francisco 4- Repasse aos gestores14 e 15.05 (Brasília) Gênia (Líder) 5- Ajustes no curso, se necessário25.05 Gênia (Líder) 6- Preparação de multiplicadores04 e 05.06.08 (Brasília) Gênia (Líder) 7- Disponibilização dos materiais para os Estados20.06.08 Juliana (Líder) 8- Avaliação do desempenho do avaliadorApós o curso (pré) e após processo avaliação Gestor de cada Prêmio 9- Avaliar e melhorarNov/08 Gestores/equipe projeto Orçamento: R$ 232.640,00 Estratégia de captação de recursos: Convênio entre FNQ e SEBRAE 1

18 Formação Continuada de Avaliadores Coordenador(a): Gênia Porto (ABCG) Formação Continuada de Avaliadores Perfil do Avaliador definido Escopo: Capacitar continuamente os avaliadores, envolvendo as dimensões de Conhecimento, Habilidade e Atitude de forma dinâmica e eficiente. Banco de Dados Avaliadores Capacitação dos Gestores Realizada 1 Abril/08 a Junho/08 (3 meses) - concluído Cursos de gestores e multiplicadores reformulados Capacitação dos Multiplicadores Realizada Considerado processo

19 StatusIndicadores do Projeto Índice de avaliadores selecionados para banca: 70% (2008) 77% (2009) 85% (2010) Índice de avaliadores com desempenho favorável no processo: 80% (2008) 85% (2009) 90% (2010) Índice de satisfação dos treinados com os cursos: 85% (2008) 90% (2009) 92% (2010) Índice de satisfação com o processo de avaliação (visitas): 70% (2008) 80% (2009) 90% (2010) Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 1

20 Prêmio de Competitividade MPE – Planejamento 2008 Objetivo Estratégico: Incentivar o voluntariado para atuar no processo de avaliação Nome do Projeto: Gestão do Voluntariado N o do Projeto: 02 Projetos de entrada: 3 – Portal; 1 – Formação continuada de avaliadores Projetos de saída: 10 – Qualificação e reconhecimento de gestores Coordenador: Gênia Porto 2008 - 2010 Escopo: Criar competência, estabelecer método e criar a cultura para a gestão do voluntariado. Pessoas Envolvidas: Isabel e Ana (GERDAU) Juliana (FNQ) Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 1- Número de voluntários cadastrados dentro do perfil: 2457 (2008) 3321 (2009) 4688 (2010) 2- % de voluntários participantes da capacitação: 80% (2008) 80% (2009) 80% (2010) 3- Número de voluntários reconhecidos no evento nacional da Rede 20 (2008), 30 (2009) e 40 (2010) Etapas do ProjetoPrazoResponsável/Líder 1- Definição da metodologiaAbril/08 Gênia/Isabel/Juliana 2- Capacitação dos gestores quanto à gestão de voluntariado13.05.08 (Brasília) Isabel 3- Prospectar voluntáriosMaio/Out/08 Gestores 4- Administrar a rede de voluntáriosMaio/Nov/08 Gestores 5- Reconhecer: Nível estadual (por participação) e nacional (por desempenho) Na cerimônia de premiação estadual (2008) Evento de reconhecimento do dia internacional do voluntariado (05/dez/08) Na cerimônia de reconhecimento nacional (Abr/09) Gestores MBC 6- Avaliar e melhorarNov/08 Gestores e equipe projetos Orçamento: R$ 84.800,00 Estratégia de captação de recursos : Convênio entre FNQ e SEBRAE 2

21 Gestão do Voluntariado Coordenador(a): Gênia Porto (ABCG) Gestão do Voluntariado Rede de Voluntários do MPE Brasil Escopo: Criar competência, estabelecer método e criar a cultura para a gestão do voluntariado. Evento de reconhecimento realizado Capacitação sobre voluntariado Legislação específica disseminada 2 Termo do Voluntariado no Manual de Processos Abril/08 a Dezembro/08 (9 meses) - concluído

22 StatusIndicadores do ProjetoEm 2008 Número de voluntários cadastrados dentro do perfil: 2457 (2008) 3321 (2009) 4688 (2010) Índice de voluntários participantes da capacitação: 80% (2008) 80% (2009) 80% (2010) Número de voluntários reconhecidos no evento nacional da Rede 20 (2008), 30 (2009) e 40 (2010) Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 2

23 Prêmio de Competitividade MPE – Planejamento 2008 Objetivo Estratégico: Garantir a gestão do conhecimento na Rede Nome do Projeto: Portal da Rede de Prêmios Projetos de entrada: Projetos de saída: Todos Coordenador: Teles 2008 - 2010 Escopo: Integrar e disseminar informações quantitativas e qualitativas da Rede de Prêmios para geração do conhecimento sobre os prêmios e gestão das MPEs, consolidando-se como principal instrumento de comunicação entre a rede, partes interessadas e sociedade. Pessoas Envolvidas: Teles, Cláudio Gastal, Isabel, Carmen, Juliana e Andrei. Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 1.Número de acessos ao portal – 108.000 em 2008 2.Tempo médio de navegação – 4 min em 2008 3.Número de cadastros espontâneos (empresas,voluntários e avaliadores) – 2.100 em 2008 Etapas do ProjetoPrazo 1. Identificar demandas de informaçõesOUT. 07 2. Analisar e ajustar a estrutura atual (prever a integração com os demais portais)OUT. 07 3. Validar com o comitê executivo e grupo gestor layout do portalNOV.07 4. Validar com o comitê executivo e grupo gestor estrutura do portalFEV. 08 5. Realizar o lançamento do portal – Um dia anterior ao Reconhecimento Nacional02. ABR. 08 6. Avaliar e melhorarABR. 08 – ABR.09 Orçamento: R$ 45 mil (primeira etapa) – R$ 150 mil (estimativa do valor total do projeto) Estratégia de captação de recursos : Mapear organizações interessadas em investir e/ou oferecer produtos a MPEs brasileiras. Estratégia de Sustentabilidade do Projeto: Comercializar banner’s; mailing, newsletters, etc. 3

24 Portal do MPE Brasil Coordenador(a): Manoel Teles (MBC) Portal do MPE Brasil Espaço Gestor Escopo: Integrar e disseminar informações quantitativas e qualitativas do MPE Brasil para geração do conhecimento sobre os prêmios e gestão das MPEs, consolidando-se como principal instrumento de comunicação entre a rede, partes interessadas e sociedade. Banco de Dados Avaliadores Lançamento do Portal realizado Visibilidade Patrocinadores e Parceiros Visibilidade marca MPE Brasil na web 3 Outubro/07 a Abril/08 (18 meses) – Em andamento Integração dos Portais Estaduais Portal ajustado com a nova campanha

25 StatusIndicadores do Projeto Índice de avaliadores selecionados para banca: 70% (2008) 77% (2009) 85% (2010) Índice de avaliadores com desempenho favorável no processo: 80% (2008) 85% (2009) 90% (2010) Índice de satisfação dos treinados com os cursos: 85% (2008) 90% (2009) 92% (2010) Índice de satisfação com o processo de avaliação (visitas): 70% (2008) 80% (2009) 90% (2010) Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 3

26 Prêmio de Competitividade MPE – Planejamento 2008 Objetivo Estratégico: Ampliar a rede de parceiros apoiadores do Prêmio e ampliar a capilaridade geográfica e setorial Nome do Projeto: Desenvolvimento da cadeia de fornecedores Projetos de entrada: 12-Melhoria do sistema de avaliação; 3 – Portal; Coordenador: Izana assunção 2008 - 2010 Escopo: Será feita a sensibilização das empresas médias e grandes, instituições parceiras e promotoras do Prêmio para que estas incentivem suas MPE´s fornecedoras a utilizarem o sistema de avaliação. Pessoas Envolvidas: Juliana, Gênia, Ana Mohr, Joao Roberto de Biasi (COMPETE) e Roberto Diniz. Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): Número de médias e/ou grandes empresas estejam utilizando a ferramenta de avaliação no seu processo de capacitação de fornecedores 35 empresas (2008); 57 empresas (2009) ; 79 empresas (2010) Etapas do ProjetoPrazoResponsável/Líder 0 – Conhecer as experiências de outros estados 1- Desenvolvimento da Metodologia junho/08 Izana Gênia 2- Adequação do software definir Juliana 3- Aplicação do Projeto Piloto a)Capacitação dos gestores estaduais b)Aplicação da metodologia à (s) empresa (s) selecionada (s) definir Gestores estaduais Orçamento: R$ 76.000,00 Estratégia de captação de recursos : Convênio entre FNQ e SEBRAE 4

27 Desenvolvimento da cadeia de fornecedores Coordenador(a): Izana Assunção (Sebrae/TO) Desenvolvimen to da cadeia de fornecedores Experiências BA, AL e ES Escopo: Sensibilização de médias e grandes empresas, instituições parceiras e promotoras do Prêmio para que estas incentivem suas MPE´s fornecedoras a utilizarem o sistema de avaliação. Empresas sensibilizadas? MEG MPE disponibilizado Aplicação de um piloto? 4 Junho/08 a Dezembro/08 (6 meses) – Em andamento Fusão com o projeto 7

28 StatusIndicadores do Projeto Índice de avaliadores selecionados para banca: 70% (2008) 77% (2009) 85% (2010) Índice de avaliadores com desempenho favorável no processo: 80% (2008) 85% (2009) 90% (2010) Índice de satisfação dos treinados com os cursos: 85% (2008) 90% (2009) 92% (2010) Índice de satisfação com o processo de avaliação (visitas): 70% (2008) 80% (2009) 90% (2010) Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 4

29 Prêmio de Competitividade MPE – Planejamento 2008 Objetivo Estratégico: Sensibilizar as partes interessadas sobre os benefícios do Prêmio e Garantir Gestores Qualificados, Comprometidos e Satisfeitos. Nome do Projeto: Endomarketing Projetos entrada: 8 – Nac. dos prêmios; 6 – Com. e Mkt Projetos saída: 3 – Portal Coordenador: Etelvina Glaê 2008 – 2010 Escopo: Este projeto visa disseminar para os colaboradores do Sebrae, parceiros Estaduais e Nacionais a importância do Prêmio de Competitividade para MPEs e manter a Rede de Prêmios informada. Pessoas Envolvidas: Del Carmen, Gestores do Prêmio Assessoria de Comunicação (Sebrae Nac. MBC, FNQ,), Fernando Bandeira (Sebrae Nacional); Izana ; Andrei. Índice + Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 1.% de colaboradores atingidos do Sebrae-UF e Sebrae Nacional: Dez/2008 – 50% / Dez /2009 – 60% / Dez /2010 – 80% Base: 5.000 colaboradores 2.Inserir outro indicador abrangendo parceiros estaduais e nacional (incluindo terceirizados Sebrae-UF) Etapas do ProjetoPrazo 0. Desenhar nossa demanda (detalhamento) e Carta Nacional ref. Novo nome (Carmem) 1. Realização de palestras internas de sensibilização do Prêmio. (Definir Lideres e Resp. pelas etapas) Maio/08 1- Desenvolvimento da Campanha - Criação/confecção de brindes ( blocos de rascunho, canetas, pastas, mouse pad, camisetas...) - Criação/confecção de adesivos para telefone, folders, filipetas, cartazes...videos.. 2 – Execução da Campanha A campanha será executada através da realização de palestras, reuniões, café da manhã... 3 – Criar um espaço para compartilhamento de informações Utilizar um banner rotativo na intranet com informações instantâneas Utilizar um link do Prêmio na intranet Orçamento: Estratégia de captação de recursos : Manter contatos com Sebrae Nacional, Gerdau, Petrobrás. 5

30 Endomarketing Coordenador(a): Etelvina Glaê (Sebrae – RN) Endomarketing Desenvolvi- mento de brindes Escopo: Desenvolver dentro do plano de marketing nacional, iniciativas de endomarketing, tendo como insumo as boas práticas dos estados. Palestras internas de sensibilização? Envio da Carta Nacional aos Sebrae-UFs Convite aos Gerentes para 3º WS (BSB) Convite aos Diretores para 6º Evento (BSB) Articulação com as assessorias de comunicação 5

31 StatusIndicadores do Projeto Índice de avaliadores selecionados para banca: 70% (2008) 77% (2009) 85% (2010) Índice de avaliadores com desempenho favorável no processo: 80% (2008) 85% (2009) 90% (2010) Índice de satisfação dos treinados com os cursos: 85% (2008) 90% (2009) 92% (2010) Índice de satisfação com o processo de avaliação (visitas): 70% (2008) 80% (2009) 90% (2010) Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 5

32 Prêmio de Competitividade MPE – Planejamento 2008 2008 - 2010 Escopo: Desenvolver um plano de marketing nacional, tendo como insumo as boas práticas dos estados. Pessoas Envolvidas: Andrei (RS), Roséli (RS), Tiago (RS), Teles (MBC), Francisco (PR) e Eduardo (SC). Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): Indicadores “Número de aparições na mídia” e “Imagem da Rede de Prêmios (2009)” Metas para 2009. Etapas do ProjetoPrazoResponsável/Líder 1) Desenvolvimento do Plano de Marketing30 de abril/08 Andrei Histórico dos Planos nos Estados;“ Teles Definição dos Norteadores Estratégicos (Visão, Missão e Valores);“ Andrei Mix de Marketing (8 Ps – Preço, Produto, Praça, Promoção, Pessoas, Evidências Físicas, Qualidade e produtividade e Processos); e transição da marca do prêmio. Aguardando definição do nome do prêmio nacional. “ Andrei Análise do Macroambiente, da Concorrência e do Mercado;“ Teles / Juliana Matriz SWOT ou FOFA“ Andrei Mix de Marketing Proposto + orçamento + cronograma“ Andrei 2) Execução do Plano de MarketingAbril a dezembro/08 Orçamento: Elaboração do Plano de Marketing – R$ 5.000,00 Execução do Plano de Marketing – a definir (ver recurso Nacional e dos Estados – solicitar no Workshop “ações e investimentos dos estados”). Estratégia de captação de recursos : Convênio entre FNQ e SEBRAE Objetivo Estratégico: Desenvolvimento do Plano de Marketing Nome do Projeto: Comunicação e Marketing Projetos de entrada: Nacionalização do Prêmio (8) Projetos de saída: Endomarketing (5); Portal (3) 6 Coordenador: Andrei (RS)

33 Comunicação e Marketing Coordenador(a): Andrei Martinez (Consultor – RS) Comunicação e Marketing Desenvolvimento do Plano de Marketing? Escopo: Desenvolver um plano de marketing nacional, tendo como insumo as boas práticas dos estados. Marca Nacional MPE Brasil Pesquisa com Empresários Nova Campanha 2009/2010 Padronização de Peças MPE Brasil Banner MPE Brasil no Portal Sebrae 6 News lançamento para o mailing do MPE Brasil MPE Brasil marca na mídia Seminário MPE Brasil Alinhamento com as assessorias de comunicação SEBEs Estaduais

34 StatusIndicadores do ProjetoEm 2008 Indicadores “Número de aparições do MPE Brasil na mídia” Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 6

35 Prêmio de Competitividade MPE – Planejamento 2008 Objetivo Estratégico: Ampliar a capilaridade geográfica e setorial Nome do Projeto: Prêmio MPE nos Projetos Finalísticos. Projetos de entrada: 12 - Melhoria do Sistema de Avaliação; 3; Coordenador:Andréa Gama de Oliveira 2008 - 2010 Escopo: Utilização do instrumento de avaliação do prêmio como ferramenta para definição de ações nos projetos finalisticos do SEBRAE. Pessoas Envolvidas: Apoiador Estratégico,- Del Carmen, Izana, Sueli (BA); Aloísio (PR); Juliana (FNQ). Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): % dos projetos finalísticos utilizando o instrumento de auto avaliação para diagnósticos na empresas (20%); 40% e 70% até 2010. % dos gestores de projetos satisfeito com a utiliza (70% 2008; 80% 2009; 90% 2010) Etapas do ProjetoPrazo 1. Coletar práticas existentes nos estados (via e-mail disparado via Sebrae Nacional)Até 15 JUN 08 (Andréa) 2 –Elaboração de proposta para utilização do instrumento de avaliação nos projetos finalísticos do SEBRAE 30 AGO 08 3 –Apresentação ao SEBRAE NacionalSET 08 4 –Articulação com gestores de projetos no SEBRAE UFATÉ FEV 09 Orçamento: Estratégia de captação de recursos : SEBRAE-NA, MBC; FNQ. 7

36 Projetos Finalísticos Coordenador(a): Andréa Gama (Sebrae – ES) (Substituir) Projetos Finalísticos MPE Brasil ES – inserido no GEOR Escopo: Utilização do instrumento de avaliação do prêmio como ferramenta para definição de ações nos projetos finalisticos do SEBRAE. Coletar práticas existentes nos estados 7 MPE Brasil BA – inserido no GEOR Fusão com o projeto 4

37 StatusIndicadores do Projeto Índice de projetos finalísticos utilizando o instrumento de auto avaliação para diagnósticos na empresas (20%); 40% e 70% até 2010. Índice de gestores de projetos satisfeito com a utilização da ferramenta (70% 2008; 80% 2009; 90% 2010) Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 7

38 Prêmio de Competitividade MPE – Planejamento 2008 Objetivo Estratégico: Garantir a Credibilidade do Processo de Avaliação do Prêmio Nome do Projeto: Nacionalização do Prêmio Projetos de Entrada: Projetos de Saída: 1, 5, 6, 10, 12, Coordenador:Joaquim Mendes Cavaleiro 2008 - 2010 Escopo: Padronização do processo com melhoria contínua; Resultados efetivos das MPE Candidatas. Pessoas Envolvidas: Del Carmen, Juliana, Isabel, Teles, Roberto Diniz, Gênia, Claudio. Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): % de estados que aderiram a nacionalização: (base 27 estados) 80% até Dezembro/2008, 90% em Dezembro/2009 e 100% em Dezembro/2010. Etapas do ProjetoPrazo 1) Definir e identificar uma marca / nome – Isabel Reis e Comitê ExecutivoABR08 2) Definir um processo único de avaliação – Claudio, Gênia, Isabel. e FranciscoFEV08 - MAI08 3) Elaborar e disponibilizar o plano de implementação – Cláudio, Gênia e IsabelFEV08 - MAI08 4) Capacitação dos gestores da Rede de Prêmios (Na capacitação dos gestores em BSB)14 e 15 de maio 2008 Orçamento: Tendo em vista que as Etapas de 1 a 3 não representam investimentos significativos e sempre há reuniões onde os três membros poderão se contactar, ficaria somente a Etapa 4, já disponibilizada financeiramente pela FNQ, dentro de convênio com o SEBRAE Nacional. O orçamento Estratégia de captação de recursos : O investimento será integralizado através do Grupo GERDAU e FNQ. 8

39 Nacionalização do Prêmio Coordenador(a): Izana Assunção (Sebrae – TO) Nacionalização do Prêmio Processo único de avaliação Escopo: Padronização do processo de avaliação com melhoria contínua; Resultados efetivos das MPE Candidatas. Marca / nome único MPE Brasil 8 Manual do Gestor padronizado Período de inscrições único Capacitação dos Gestores padronizados Proposta de 27 estados com MPE Brasil em 2009 Registro da Marca MPE Brasil no INPI Nova Campanha 2009/2010 Etapa Nacional do MPE Brasil Evento de Premiação Nacional Seminário Nacional do MPE Brasil Workshop Nacional Boas Práticas Considerado processo

40 StatusIndicadores do ProjetoEm 2008 Índice de estados que aderiram a nacionalização: (base 27 estados) 80% até Dezembro/2008, 90% em Dezembro/2009 e 100% em Dezembro/2010. 23 Estados Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 8

41 Prêmio de Competitividade MPE – Planejamento 2008 Objetivo Estratégico: Promover a integração com os prêmios da Rede Nacional da Gestão e programas estaduais e setoriais. Nome do Projeto: Integração com a REDE NACIONAL DE PRÊMIOS Projeto de entrada: 3- Portal; 11-estrutura organizacional da rede Coordenador: Izana assunção 2008 - 2010 Escopo: Integrar o Prêmio de Competitividade para MPE’s à Rede Nacional de Prêmios promovendo a representatividade do setor no Fórum QPC garantindo a governança nas instâncias estaduais. Pessoas Envolvidas: Roberto Diniz, Marcel, Álvaro (BA), Pierry, Andrea, Teles, Juliana e Joaquim. Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): % de programas estaduais que apóiam no processo de avaliação (visitas e coordenação técnica) dos prêmios MPE - 80% (2008) ; 85% ( 2009); 90% (2010). % de satisfação dos Prêmios da Rede Nacional da Gestão e programas estaduais e setoriais. 70% (2008); 80% (2009); 90% (2010). Etapas do ProjetoPrazoResponsável/Líder Participação de representantes do Prêmio MPE no Fórum QPC e CONPI A partir de março/08 Andrea e Joaquim Definir diretrizes para atuação conjuntaJunho/08 Roberto Diniz Compartilhar informaçõesAbril/08 Teles Orçamento: Estratégia de captação de recursos : orçamento da participação dos gestores nas reuniões do Fórum QPC e CONPI estão nos convênios do MBC) 9

42 Integração com a REDE NACIONAL DE PRÊMIOS Coordenador(a): Joaquim Cavaleiro (Sebrae – CE) Integração com a Rede Nacional Participação do MPE Brasil do Forum QPC Escopo: Integrar o Prêmio de Competitividade para MPE’s à Rede Nacional de Prêmios promovendo a representatividade do setor no Fórum QPC garantindo a governança nas instâncias estaduais. Participação do MPE Brasil do CONPI 9 Programas estaduais que apóiam no processo de avaliação Novo coordenador: Manoel Teles

43 StatusIndicadores do ProjetoEm 2008 Índice de programas estaduais que apóiam no processo de avaliação (visitas e coordenação técnica) dos prêmios MPE - 80% (2008) ; 85% (2009); 90% (2010). 38% - 8 de 21 (programas) – BA, MT, MS, AL, ES, PR, GO, RJ. Índice de satisfação dos Prêmios da Rede Nacional da Gestão e programas estaduais e setoriais. 70% (2008); 80% (2009); 90% (2010). Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 9

44 Prêmio de Competitividade MPE – Planejamento 2008 2008 - 2010 Escopo: Capacitar os gestores estaduais para gestão dos Prêmios e reconhecer as melhores práticas de gestão. Pessoas Envolvidas: Ana Claudia (RS) Roseli Martins (RS), Andrei Martinez (RS), Tiago (RS), Claudio (MBC), Isabel (GERDAU), Francisco (PR), Gênia (BA), Juliana e Del Carmen. Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 1) % de satisfação dos gestores em relação a matriz de capacitação – 80% (2008); 85% (2009); 90% (2010). 2) % dos gestores capacitados na matriz obrigatória estabelecida – 70% (2008); 80% (2009); 90% (2010). 3) % de satisfação em relação ao sistema de reconhecimento – 80% (2008); 90% (2009); 95% (2010). Etapas do ProjetoPrazoResponsável/Líder 1) Mapear as competências existentes30 de abril Ana Claudia 2) Desenvolver a Matriz de Capacitação.30 de março Gestão de Prêmios e Projetos – incluindo capacitação sobre o software de gestão do Prêmio 02 e 30 de abril Juliana/Marlene MEG VirtualPré-requisito para avaliações estaduais Juliana/Marlene Formação de avaliadores (gestores)14 e 15 de Maio Gênia Gestão de Voluntariado13 de Maio Isabel/Ana Técnicas de NegociaçãoOutubro 08 Ana Claudia 3) Desenvolver um Manual da Qualificação e Reconhecimento dos Gestores30 de junho Ana Claudia 4) Definir os critérios para o Reconhecimento dos gestores2009 Ana Claudia Orçamento: ver Juliana e Teles custo do Desenvolvimento do Manual. Estratégia de captação de recursos : - Convênio FNQ e Sebrae/NA. Sebrae/RS. Coordenador: Ana Claudia(RS) Objetivo Estratégico: Promover o reconhecimento e a qualificação dos Gestores Estaduais da Rede de PRÊMIOS. Nome do Projeto: Qualificação e reconhecimento dos Gestores. Projetos de entrada: 1; 2; 11;12; 10

45 Qualificação e reconhecimento dos Gestores Coordenador(a): Adrianne (Sebrae – DF) Qualificação e reconhecimento Gestores Reconhecimento Gestores no evento Nacional Escopo: Capacitar os gestores estaduais para gestão dos Prêmios e reconhecer as melhores práticas de gestão. Matriz de Capacitação do Gestores 10 Manual do Gestor padronizado Abril/08 a Abril/09 (12 meses) – Em andamento Capacitação sobre voluntariado Capacitação sobre Software de Avaliação Considerado processo

46 StatusIndicadores do ProjetoEm 2008 Índice de satisfação dos gestores em relação a matriz de capacitação – 80% (2008); 85% (2009); 90% (2010). Índice dos gestores capacitados na matriz obrigatória estabelecida – 70% (2008); 80% (2009); 90% (2010). Índice de satisfação em relação ao sistema de reconhecimento – 80% (2008); 90% (2009); 95% (2010). Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 10

47 Prêmio de Competitividade MPE – Planejamento 2008 Objetivo Estratégico: Fortalecer a integração com os prêmios da Rede Nacional de Gestão e Programas Estaduais, Garantir a representatividade do Grupo Gestor Nome do Projeto:Estrutura Organizacional da Rede Coordenador:Andréa Gama de Oliveira 2008 – 2010 Escopo: estabelecer uma estrutura organizacional, legitimando o grupo gestor do prêmio perante as partes interessadas Pessoas Envolvidas: Apoiador Estratégico,- Del Carmen Coordenador,- Andrea, Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): Grau de eficácia da rede de prêmios 70%, 80%,90% Grau de representatividade dos participantes no grupo gestor 70%,90%,100% Etapas do ProjetoPrazo 1 –Criação do Grupo Gestor 2 – Criação do Regimento InternoAbril-08 3 – Legitimação do grupo gestor Orçamento: Estratégia de captação de recursos : MBC/ Gerdau/ Sebrae 11

48 Estrutura Organizacional da Rede Coordenador(a): Andréa Gama (Sebrae – ES) (Substituir) Estrutura Organizacional da Rede Formalização do Comitê Executivo Escopo: Estabelecer uma estrutura organizacional, legitimando o grupo gestor do prêmio perante as partes interessadas. Formalização do Grupo Gestor 11 Comitê Técnico (Revisão Questionário) Suporte Técnico aos Gestores Estaduais Comitê Processos (G, A, R) Comissão Técnica Nacional Considerado processo

49 StatusIndicadores do Projeto Grau de eficácia da rede de prêmios 70%, 80%,90% Índice de avaliadores com desempenho favorável no processo: 80% (2008) 85% (2009) 90% (2010) Índice de satisfação dos treinados com os cursos: 85% (2008) 90% (2009) 92% (2010) Índice de satisfação com o processo de avaliação (visitas): 70% (2008) 80% (2009) 90% (2010) Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 11

50 Prêmio de Competitividade MPE – Planejamento 2008 Objetivo Estratégico: Aprimorar sistemas e tecnologias de informação. Nome do Projeto: Melhoria do Sistema de Avaliação Projetos de entrada: 3 – Portal; 12- Sistema de avaliação (software);13-desenvolver a gestão do conhecimento sobre MPE´s Projetos saída: 1- Avaliadores; 10 – Qualificação e reconhecimento de Gestores Coordenador: Juliana 2008 – 2010 Escopo: Aprimorar o sistema de avaliação incluindo novas funcionalidades de comunicação em gestão do Prêmio, bem como melhoria do suporte aos gestores. Pessoas Envolvidas: Juliana (FNQ) e Francisco (IBQP) e Andrei. Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 1- índice de satisfação dos gestores (em relação ao software): 80% (2008) 85% (2009) 90% (2010) 2- índice de satisfação das empresas: 85% (2008) 90% (2009) 95% (2010) 3- índice de satisfação dos avaliadores (em relação software): 80% (2008), 85% (2009) e 90% (2010) Etapas do ProjetoPrazo 1- Levantar as oportunidades para melhoria já detectadas Fevereiro a Março/08 2- Desenvolver processo de auto-avaliação considerando as oportunidades de melhoria viáveis. Março/Abril/08 3- Contatos com a empresa de TI para aprimoramento do sistema Março/Abril08 4- Implementar as melhorias e funcionalidades no software Março/abril/08 5- Disponibilizar software atualizado Maio/08 6- Avaliar e melhorar ( etapas do processo ) Nov/08 Orçamento: R$ Estratégia de captação de recursos : Convênio FNQ e SEBRAE 12

51 Melhoria do Sistema de Avaliação Coordenador(a): Juliana Iten (FNQ) Melhoria do Sistema de Avaliação Escopo: Aprimorar o sistema de avaliação incluindo novas funcionalidades de comunicação em gestão do Prêmio, bem como melhoria do suporte aos gestores. Empresa de TI (Software) contratada 12 Suporte Técnico aos Gestores Estaduais Oportunidades de Melhoria identificadas Fevereiro/08 a Abril/09 (14 meses) – Em andamento Considerado processo

52 StatusIndicadores do Projeto Índice de avaliadores selecionados para banca: 70% (2008) 77% (2009) 85% (2010) Índice de avaliadores com desempenho favorável no processo: 80% (2008) 85% (2009) 90% (2010) Índice de satisfação dos treinados com os cursos: 85% (2008) 90% (2009) 92% (2010) Índice de satisfação com o processo de avaliação (visitas): 70% (2008) 80% (2009) 90% (2010) Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 12

53 Prêmio de Competitividade MPE – Planejamento 2008 Objetivo Estratégico: Desenvolver a gestão do conhecimento sobre MPEs Nome do Projeto: Desenvolvimento do conhecimento sobre MPEs N o do Projeto: 13 Projetos de entrada: 3- Portal Projetos de saída: 3- Portal, 4- Cadeia fornecedores, 7- Projetos finalísticos, 12- Melhoria Sistema Avaliação, 14- Aplicação do conhecimento pelas MPEs Coordenador: Gênia Porto 2008 - 2010 Escopo: Contribuir para expansão do conhecimento sobre gestão das MPEs. Adicionalmente revisar e atualizar os critérios de avaliação do Prêmio. Pessoas Envolvidas: Juliana (FNQ), Del Carmem, Francisco,Teles, Cláudio e Ana Mohr. Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): % de satisfação das candidatas com o questionário (pesquisa será respondida pelas candidatas): 80% (2009) 80% (2010) Número de parcerias firmadas com instituições geradores de conhecimento: 02 (2008) 10 (2009) 20 (2010) Número de publicações geradas sobre gestão de MPEs: 01 (2008) 10 (2009) 20 (2010) % de adesão dos estados a matriz de capacitação: 05 (2008) 10 (2009) 20 (2010) Etapas do ProjetoPrazoResponsável/Líder 1- Revisão técnica dos critérios a)Buscar sugestões de melhorias dos gestores b)Fazer draft c)Revisar d)Disponibilizar para divulgação 16.05 a Nov/08 Juliana (Líder), Gênia, Grupo Gestor 2- Desenvolvimento de estatísticas e pesquisas a)Identificar instituição acadêmica para desenvolver estudo com dados das candidatas dos últimos 3 anos b)Desenvolver a pesquisa c)Publicar Abril/08 a Jul/08 Juliana (Líder), Gênia Orçamento: R$ 219.000,00 Estratégia de captação de recursos : Convênio entre FNQ e SEBRAE 13

54 Desenvolvimento do conhecimento sobre MPEs Coordenador(a): Gênia Porto (ABCG) Desenvolvimento do Conhecimento sobre MPEs Escopo: Contribuir para expansão do conhecimento sobre gestão das MPEs. Adicionalmente revisar e atualizar os critérios de avaliação do Prêmio. 13 Questionário de auto-avaliação revisado Formatação do Comissão Técnica Escola de Competitividade (Sebrae – BA)? Maio/08 a Novembro/08 (7 meses) – Em andamento MEG para MPEs Auto-avaliação?

55 StatusIndicadores do Projeto Índice de avaliadores selecionados para banca: 70% (2008) 77% (2009) 85% (2010) Índice de avaliadores com desempenho favorável no processo: 80% (2008) 85% (2009) 90% (2010) Índice de satisfação dos treinados com os cursos: 85% (2008) 90% (2009) 92% (2010) Índice de satisfação com o processo de avaliação (visitas): 70% (2008) 80% (2009) 90% (2010) Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 13

56 Prêmio de Competitividade MPE – Planejamento 2008 Etapas do ProjetoPrazoResponsável/Líder 3- Desenvolvimento de cursos relacionados ao MEG a)Identificar cursos de interesse dos Estados (Matriz de Capacitação do Sebrae – qualidade total) b)Desenvolver ou adaptar material didático c)Treinar multiplicadores d)Disponibilizar os cursos 16.05 a Nov/08 Gênia, Del Carmem (Líder), Juliana Objetivo Estratégico: Desenvolver a gestão do conhecimento sobre MPEs Nome do Projeto: Desenvolvimento do conhecimento sobre MPEs N o do Projeto: 13 Projetos de entrada: 3- Portal Projetos de saída: 3- Portal, 4- Cadeia fornecedores, 7- Projetos finalísticos, 12- Melhoria Sistema Avaliação, 14- Aplicação do conhecimento pelas MPEs Coordenador: Gênia Porto 13

57 Prêmio de Competitividade MPE – Planejamento 2008 2008 - 2010 Escopo: Disseminar o conhecimento gerado pela Rede por meio de mídia impressa, eletrônica, cursos e eventos, envolvendo parceiros com objetivos em comum. Pessoas Envolvidas: Andrei Martinez (RS), Maria Del Carmen (NA), Roseli Martins(RS), Tiago (RS), Francisco (PR) ; Ana Mohr e Marlene. Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 1)Número de empresas participantes nos cursos e eventos da Rede (20 cursos e 18 Seminários). 2100 (2008); 3500 (2009); 6000 (2010). 2) Número de parceiros multiplicadores dos produtos desenvolvidos pela Rede. 22 (2008); 44 (2009); 66 (2010). Etapas do ProjetoPrazoResponsável/Líder 1) Identificar parceiros para disponibilizar os conhecimentos gerados (ver com os estados quais os parceiros que já realizam esta ação). 30 de abril Carmen 2) Realizar 20 Cursos Interpretando os Critérios de Excelência em todo Brasil.Abril a novembro Marlene 3) Realizar 18 Seminários Regionais em Busca da Excelência.Abril a novembro Marlene Orçamento: 1) aproximadamente R$ 2.000,00 2) 20 cursos “Interpretando os Critérios de Excelência” – R$ 118.000,00 3) 18 Seminários Regionais “Em Busca da Excelência” – R$ 331.800,00 Estratégia de captação de recursos : Itens 1 – a definir (investimento baixo) Itens 2 e 3 – Convênio FNQ e Sebrae/NA 14 Coordenador: Andrei (RS)Objetivo Estratégico: Promover a aplicação do conhecimento para as MPEs. Nome do Projeto: Aplicação do conhecimento para MPEs. Projetos de entrada: Portal (3); Desenvolvimento do Conhecimento sobre MPEs (13); Projetos de saída: Portal (3);

58 Aplicação do conhecimento para MPEs Coordenador(a): Gênia Porto (ABGC) Aplicação do Conhecimento para MPEs SEBEs regionais realizados Escopo: Disseminar o conhecimento gerado pela Rede por meio de mídia impressa, eletrônica, cursos e eventos, envolvendo parceiros com objetivos em comum. Cursos de ICE realizados 14 Seminário Nacional MPE Brasil Escola de Competitividade (Sebrae – BA)? MEG para MPEs Auto-avaliação? Abril/08 a Novembro/08 (8 meses) – Em andamento Novo coordenador: Ana Mohr

59 StatusIndicadores do Projeto Índice de avaliadores selecionados para banca: 70% (2008) 77% (2009) 85% (2010) Índice de avaliadores com desempenho favorável no processo: 80% (2008) 85% (2009) 90% (2010) Índice de satisfação dos treinados com os cursos: 85% (2008) 90% (2009) 92% (2010) Índice de satisfação com o processo de avaliação (visitas): 70% (2008) 80% (2009) 90% (2010) Meta(s)/ resultado(s) esperado(s): 14

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61 PROPOSTA DE ATUAÇÃO 2S08 E 1S09 MOBILIZAÇÃO CONTANTE ETAPA NACIONAL SISTEMA DE RECONHECIMENTO REVISÃO DOS ITENS DE AVALIAÇÃO Foco na mobilização do G8 (estados potenciais) Premiar as 9 melhores empresas por categoria no evento de Reconhecimento Nacional em BSB – 16/04/2009. Estruturar um sistema de avaliação e reconhecimento aos gestores estaduais. Revisão dos itens de avaliação para 2009 e 2010. (base em pesquisa com empresários) AMPLIAR VISIBILIDADE DA MARCA – MPE BRASIL Produzir campanha nacional 2009/2010 Utilizar canais de comunicação do Sebrae Nac.


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