A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Painel Web 2.0: mitos e limites Coordenador: MURILO BASTOS DA CUNHA (UnB) Conteúdo: Com a expansão das redes digitais e o aumento na velocidade de transmissão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Painel Web 2.0: mitos e limites Coordenador: MURILO BASTOS DA CUNHA (UnB) Conteúdo: Com a expansão das redes digitais e o aumento na velocidade de transmissão."— Transcrição da apresentação:

1 Painel Web 2.0: mitos e limites Coordenador: MURILO BASTOS DA CUNHA (UnB) Conteúdo: Com a expansão das redes digitais e o aumento na velocidade de transmissão de dados, começam a surgir novos produtos e serviços na internet que, anteriormente, não podiam ser ofertados tendo em vista as antigas limitações na velocidade. Esse novo cenário, denominado de Web 2.0, irá ser um novo patamar para a área, notadamente no aprimoramento de produtos e serviços tradicionais e o surgimento de novos, onde a interatividade com o usuário poderá ser a tônica.

2 Início da mudança v Por que será que está ocorrendo esta enorme agitação a respeito do surgimento de uma nova web? Será que, de fato, está surgindo uma nova web? v Essa nova web, denominada em 2005 de Web 2.0, parece ser a evolução da World Wide Web (WWW), onde as ferramenta digitais permite aos usuários criarem, trocar, editar e publicar conteúdos dinâmicos das mais variadas formas e assuntos.

3 A Web 2.0 segundo Tim O’Reilly v “A rede de plataformas, reunindo todos os mecanismos conectados; as aplicações da web 2.0 são aquelas que obtêm as vantagens intrínsecas da plataforma: entregando software como um serviço continuamente atualizado que faz com que mais pessoas possam utilizá-lo, consumindo e misturando dados de múltiplas fontes, incluindo usuários individuais, enquanto provendo os seus próprios dados e serviços numa forma que possam ser misturados por outros, criando uma rede por meio de uma “arquitetura de participação” e indo além da metáfora da página da Web 1.0 para entregar ricas experiências aos usuários” (0’REILLY, 2005, p. 1).

4 A evolução: Web 1.0 => Web 2.0 v Web 1.0 => levou as pessoas à informação. v Web 2.0 => irá levar a informação às pessoas.

5 Rumo à nova visão v Participação e colaboração: enfoque centralizado nas pessoas e serviços e não nas tecnologias. v Novos valores: v Acréscimo de valor ao mero disponibilizar de acessos; v Compartilhamento: enfatizar a organização e disseminação de recursos de informação e conhecimento entre os usuários; v Oferta de serviços inovadores baseados nas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

6 Rumo à Web 2.0 v Web 1.0 => s ímbolo: Netscape v Rede = âmbito mais comercial (.com) v Acesso: discado, início da banda larga. v Web 2.0 => s ímbolo: Google (serviços e produtos) v Acesso: banda larga v Enfoque nas pessoas => conteúdos pessoais (blogs) v Criação, comunicação e organização de informação e conhecimento

7 Rumo à Web 2.0 v Aplicações Web 2.0 : v Ir para além da pesquisa e disponibilização de acessos. v Apostar na localização, compilação, produção e compartilhamento de informação. v Adicionar meios de interação ( Blogs ). v Recursos de pesquisa personalizada e especializada (mecanismo de busca, Google Scholar, Google Maps ).

8 Rumo à Web 2.0 v Aplicações Web 2.0 : v Criar e editar conteúdos ( Wikis e Podcasts ); v Facilitar e organizar pontos de acesso à informação (sindicação de conteúdos: distribuição de notícias e informação - RSS feeds ).

9 Rumo à Web 2.0 : v Aplicações Software Social: v Ir para além da comunicação de um para um (emissor => receptor) v Apostar na produção coletiva e edificada pelos próprios internautas (comunicação multidirecional) v Rede social => distribuição da comunicação entre pessoas e grupos ( My Space ) v Indexação em linguagem natural (termos inseridos pelos próprios usuários => tags da Folksonomia ).

10 Rumo à Web 2.0 : v Aplicações Software Social: v Serviços de agregação e criação de novo conhecimento ( Wikipédia ). v Modalidades de armazenamento/compartilhamento recursos ( You Tube, Flickr ). v Acesso online a ferramentas : marcadores sociais ( del.ic.ious ) e funcionalidades de comunicação (produtos Google => Gmail, Google Talk e Google Calendar), de edição (Google Docs => editor de texto, planilhas e apresentações). v Plataformas adequadas a temas e contextos: mediação de informação e de aprendizagens (Second Life).

11 Palestrante 1 Carlos Nepomuceno v Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense. v Jornalista e consultor especializado em Planejamento Estratégico em Internet. v Professor do MBA de Gestão de Conhecimento do CRIE/COPPE/UFRJ, com a cadeira "Inteligência Coletiva“. v Presidente do Instituto de Inteligência Coletiva.

12 Palestrante 2 Victor Rosenberg v Professor da School of Information/University of Michigan. v Foi professor da Escola de Ciência da Informação da UFMG. v Ex-diretor da American Society for Information Science and Technology (ASIST). v Fundador e ex-presidente da Personal Bibliography System (PBS) -- programa PROCITE, gerenciador de base de dados bibliográficos.

13 Palestrante 3 Nicholas Cop v Consultor e presidente da Nicholas Cop Consulting (Florida, US), empresa de consultoria especializada em Web 2.0, Mundos Virtuais, Repositórios e Integração e Administração de Informação. v Trabalhou no IDRC (International Development Research Center), Canadá, liderando a distribuição e suporte na área de automação de bibliotecas utilizando o MINISIS. v Diretor da Divisão de Marketing e de Vendas da OCLC, para a América Latina e Caribe.


Carregar ppt "Painel Web 2.0: mitos e limites Coordenador: MURILO BASTOS DA CUNHA (UnB) Conteúdo: Com a expansão das redes digitais e o aumento na velocidade de transmissão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google