A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O MESTRE DIANTE DE DEUS (Rm 12:6,7; Ef. 4:11). I – CHAMADO POR DEUS (2Tm. 2:2; Mt. 28:19) O mestre é a pessoa chamada e capacitada por Deus para exercer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O MESTRE DIANTE DE DEUS (Rm 12:6,7; Ef. 4:11). I – CHAMADO POR DEUS (2Tm. 2:2; Mt. 28:19) O mestre é a pessoa chamada e capacitada por Deus para exercer."— Transcrição da apresentação:

1 O MESTRE DIANTE DE DEUS (Rm 12:6,7; Ef. 4:11)

2 I – CHAMADO POR DEUS (2Tm. 2:2; Mt. 28:19) O mestre é a pessoa chamada e capacitada por Deus para exercer o ministério de ensino na igreja. CHAMADO – Podemos definir o chamado de Deus como sendo o convite para desempenharmos nossa função no Corpo de Cristo, vivendo segundo a Sua vontade, tornando-a conhecida a todos os homens.

3 Antes de dedicar sua vida a este serviço, o cristão deve pedir sabedoria a Deus e ter convicção no seu coração de que Deus o chamou para ser mestre. - Para não atrapalhar a obra de Deus. - Para fazer o melhor para Deus.

4 A – CHAMADO PARA EDIFICAR VIDAS “...TRANSMITE A HOMENS FIÉIS E IDÔNEOS PARA INSTRUIR A OUTROS”. Implica em trabalhar com o caráter das pessoas, levando-as ao conhecimento da verdade por meio do ensino da Palavra. - Orientando-as na verdade - Preparando-as para a vida

5 ENSINANDO A PALAVRA: O mestre é um dom de Deus a Igreja dotado de uma capacidade sobrenatural para ensinar Sua Palavra. - Deus o chamou para agir nessa área, e assim, há uma atuação divina quando o mestre dedica-se ao ensino.

6 A BÍBLIA É A SUA FERRAMENTA: Sendo a Palavra de Deus a sua ferramenta de trabalho o mestre deve conhecê-la muito bem. “... QUE MANEJA BEM A PALAVRA DA VERDADE”. - Deve gastar tempo lendo - Deve gastar tempo estudando - Deve gastar tempo meditando -Deve gastar tempo decorando A MENTE RENOVA-SE COM O ESTUDO DA PALAVRA (2Tm. 3:14-17)

7 B – O MESTRE VIVE NA DEPENDENCIA DE DEUS (Pv. 3:5-7; Jo.15:5b) “... SEM MIM NADA PODEIS FAZER”. DEPENDE DE DEUS PARA ENSINAR O mestre dede ser humilde o bastante para reconhecer que tanto o conhecimento que possui, como o resultado satisfatório do seu trabalho são resultado da sua dependência de Deus.

8 ENSINAR É UM MINISTERIO ESPIRITUAL É um ministério por ser o manejar da verdade revelada pelo Espírito Santo, e por ser a operação do Espírito na vida dos alunos. Certas verdades espirituais jamais serão compreendidas e aprendidas se não forem aprendidas através do Espírito Santo (1 Co. 2-8-10).

9 C – SUA MOTIVAÇÃO AO ENSINAR 1) AMOR: Se amamos a Deus devemos amar a Sua obra e dedicarmos nossas vidas, procurando fazer o melhor para Deus. - O professor deve também amar seus alunos - Quando a motivação é o amor a Deus, então não há lugar para outros interesses.

10 2) GRATIDÃO A DEUS: Devemos ser gratos por vários motivos, como: - Pela salvação - Por ter nos amado primeiro - Pelo chamado

11 3) OBEDIÊNCIA A DEUS “IDE E FAZEI DISCIPULOS DE TODAS AS NAÇÕES...” (Mt. 28:19,20) - Se nós amamos a Deus, com certeza guardaremos os seus mandamentos (Jo. 14:21)

12 II – ANDA COM DEUS (Tm 4:11-13) - Andar com Deus implica em viver em comunhão com Deus, como resultado de uma vida de obediência. - “NOSSO RELACIONAMENTO COM DEUS É ALGO MAIS IMPORTANTE QUE A OBRA QUE ELE QUER QUE FAÇAMOS”.

13 A – POSSUI UMA VIDA EXEMPLAR : “...TORNA-TE PADRÃO DOS FIÉIS...” (1 Tm. 4: 11,12) -Vive aquilo que ensina. - É grande a responsabilidade daquele que ensina, sendo que os discípulos seguirão os passos de seu mestre por ter confiado nele. - Os mestres sofrem maior juízo (Tg.3:1) - Para Deus de nada adianta um laborioso trabalho se nossa conduta não condiz com aquilo que ensinamos

14 NO RELACIONAMENTO COM DEUS - Por ter obtido um ótimo relacionamento com Deus e uma vida cheia de experiências, seus discípulos terão o prazer de ouvi-lo com mais atenção. NO RELACIONAMENTO PESSOAL -Deve tratar com os problemas de relacionamento que possam surgir. Deve ser transparente, sendo aquilo que realmente é, vivendo sem máscaras.

15 VIDA DE ORAÇÃO -Cultivar e zelar por sua hora devocional Orar por seus alunos, etc. VIDA DISCIPLNAR - É pontual (Chega na hora, começa na hora, termina na hora). Bom administrador do templo Prepara todas as lições Cumpre todas as programações

16 B - ENSINA COM TEMOR (Respeito, reverência) Ao preparar as lições e ao lecioná-las, o mestre deve estar fazendo o melhor para Deus. Tendo o cuidado para não ensinar heresias. Visando o crescimento espiritual de seus discípulos Reconhecendo que os milagres nas vidas dos discípulos depende da atuação do Espírito.

17 C – AMA SEUS DISCÍPULOS O mestre deve amar seus discípulo profundamente, tendo-os uma dádiva de Deus para sua vida. O amor pelo aluno garantirá que todas as barreiras sejam superadas, pois o amor é paciente, benigno, não procura seu próprio interesses, etc. (1Co. 13:4-7).

18 III- CONSAGRA-SE PARA DEUS – 2Tm. 2:15. Deus nos chamou e nos conhece e sabe que temos um potencial que Ele quer usar. Como servo de Deus devemos reconhecer que pertencemos a Ele e com atitude de gratidão, devemos dedicar todo o nosso ser à Sua vontade. Ser aprovado por Deus é uma das preocupações que todo servo de Deus deve ter em seu serviço cristão.

19 -O servo de Deus deve dedicar a Deus seus talentos: -Se souber cantar, tocar, ou ter facilidade para trabalhar com crianças, etc. -O SERVO DE DEUS TAMBEM DEVE ENTREAGAR A DEUS SUAS LIMITAÇÕES (Gagueira, nervosismo, etc.) O servo de Deus deve dedicar a Deus seu tempo:

20 B – TRABALHA COM ALVOS - (1Co. 9:26) “...ASSIM LUTO, NÃO COMO DESFERINDO GOLPES NO AR” O mestre tem sua vida dedicada à obra de Deus possui alvos a serem alcançados com seus discípulos. Ex.: Levar seus discípulos a ter encontro pessoal com Cristo.

21 C – PROCURA AMPLIAR E APLICAR SEUS CONHECIMENTOS APRENDENDO NOVAS TÉCNICAS – O servo de Deus que tem dedicado sua vida à obra de Deus, deve crescer em seu ministério, procurando aprender novas técnicas que o ajudarão em seu ministério. Ex.: 1) Como usar outros recursos audiovisuais 2) A importância da didática no ensino.

22 CONCLUSÃO: O MESTRE DIANTE DE DEUS É CHAMADO POR DEUS COM VISTA AO APERFEIÇOAMENTO DOS SANTOS E EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO. O MESTRE TEM A RESPONSADILIDADE DE ANDAR COM DEUS, VIVENDO UM VIDA EXEMPLAR. - O MESTRE ENTREGA SUA VIDA PARA SER UMA BENÇÃO NAS MÃOS DE DEUS.


Carregar ppt "O MESTRE DIANTE DE DEUS (Rm 12:6,7; Ef. 4:11). I – CHAMADO POR DEUS (2Tm. 2:2; Mt. 28:19) O mestre é a pessoa chamada e capacitada por Deus para exercer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google