A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rede de Computadores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rede de Computadores."— Transcrição da apresentação:

1 Rede de Computadores

2 Conceito Rede de computadores, são estruturas físicas (equipamentos) e lógicas (dados, protocolos) que permitem que dois ou mais computadores possam compartilhar informações. Um computador fora de rede, só terá acesso às informações em seu disco rígido ou às informações que chegam através de pen drive,dvd, cd e outros. Quando um computador está conectado a uma rede, o usuário terá acesso facilitado à informações através compartilhamento de: Pastas; Impressoras; Programas gerenciamento de dados; Internet entre outros;

3 Internet É a maior rede de dados do mundo, que consiste em um grande número de redes interconectadas, incluindo redes de pequeno, médio e grande porte. Computadores individuais são as origens e destinos da informação que atravessa a Internet. A conexão à Internet pode ser dividida em conexão física, conexão lógica e aplicações. A conexão física é realizada pela conexão de uma placa de expansão, como um modem ou uma placa de rede. A conexão lógica utiliza padrões denominados protocolos. A última parte da conexão são os aplicativos, ou programas, que interpretam e exibem os dados de forma inteligível.

4 Protocolo É uma descrição formal de um conjunto de regras e convenções que governam a maneira de comunicação entre os dispositivos em uma rede. Os protocolos determinam o formato, temporização, seqüência, e controle de erros na comunicação de dados, sem os quais o computador não pode criar ou reconstruir o fluxo de bits enviados e/ou recebidos no seu formato original e controlam todos os aspectos de comunicação de dados, que incluem o seguinte: Como é construída a rede física Como os computadores são conectados à rede Como são formatados os dados para serem transmitidos Como são enviados os dados Como lidar com erros Estas regras para redes são criadas e mantidas por diferentes organizações e comitês.

5 Os protocolos OSI e TCP/IP são os dois modelos mais importantes de comunicação de rede e funcional.
O modelo de referência da Open System Interconnection (OSI) lançado em 1984 foi o modelo descritivo de rede que foi criado pela ISO. Ele proporcionou aos fabricantes um conjunto de padrões que garantiam uma maior compatibilidade e interoperabilidade entre as várias tecnologias de rede produzidas pelas companhias ao redor do mundo. As sete camadas do OSI são: aplicação, apresentação, sessão, transporte, rede, enlace de dados e física .

6 TCP é um protocolo orientado a conexões
TCP é um protocolo orientado a conexões. Ele mantém um diálogo entre a origem e o destino enquanto empacota informações da camada de aplicação em unidades chamadas segmentos. O termo orientado a conexões não quer dizer que existe um circuito entre os computadores que se comunicam. Significa que segmentos da Camada 4 trafegam entre dois hosts para confirmar que a conexão existe logicamente durante um certo período. O propósito da camada de Internet é dividir os segmentos TCP em pacotes e enviá-los a partir de qualquer rede. Os pacotes chegam à rede de destino independente do caminho levado para chegar até lá. O protocolo específico que governa essa camada é chamado Internet Protocol (IP). As quatro camadas do TCP/IP são: aplicação, transporte, internet e acesso à rede É muito importante a relação entre IP e TCP. Pode-se imaginar que o IP aponta o caminho para os pacotes, enquanto que o TCP proporciona um transporte confiável.

7 Classificação das Redes Quanto à Extensão Física
As redes de computadores podem ser classificadas como: LAN (Rede Local): Rede que possibilita que as empresas utilizem a tecnologia para o compartilhamento eficiente de arquivos e impressoras locais, além de facilitar a comunicação interna. Uma rede que liga computadores próximos (normalmente em um mesmo prédio ou, no máximo, entre prédios próximos) e podem ser ligados por cabos apropriados (chamados cabos de rede). MAN (Rede metropolitana): Rede que abrange toda a área metropolitana como uma cidade ou área suburbana. Uma MAN geralmente consiste em duas ou mais redes locais em uma mesma área geográfica. WAN (Rede Global): Redes que se estendem além das proximidades físicas dos computadores operando em grandes áreas separadas geograficamente. Permitir que os usuários tenham capacidades de comunicação em tempo real com outros usuários, proporcionando que recursos remotos estejam permanentemente conectados aos serviços locais e proporciona serviços de , World Wide Web, transferência de arquivos e e-commerce. São redes ligadas por conexão telefônica, por satélite, ondas de rádio, etc.

8 SAN: Rede dedicada de alto desempenho, usada para transportar dados entre servidores e recursos de armazenamento (storage). Por ser uma rede separada e dedicada, ela evita qualquer conflito de tráfego entre clientes e servidores. A tecnologia SAN permite a conectividade em alta velocidade de servidor a área de armazenamento, de área de armazenamento a área de armazenamento ou de servidor a servidor. Este método usa uma infra-estrutura de rede separada que alivia qualquer problema associado à conectividade da rede existente. VPN (Virtual Private Network): Rede particular que é construída dentro de uma infra-estrutura de rede pública como a Internet global. Ao usar uma VPN, um telecomutador pode acessar a rede da matriz da empresa através da Internet criando um túnel seguro entre o PC do telecomutador a um roteador da VPN na matriz.

9 Rede Local Intranet Extranet
Intranets são projetadas para permitir o acesso somente de usuários que tenham privilégios de acesso à rede local interna da organização. Dentro de uma Intranet, servidores Web são instalados na rede. A tecnologia do navegador Web é usada como uma interface comum para acessar informações tais como dados ou gráficos financeiros armazenadas em formato texto nesses servidores. Extranets se referem aos aplicativos e serviços desenvolvidos para a Intranet, e através de acesso seguro têm seu uso estendido a usuários ou empresas externas. Geralmente este acesso é realizado através de senhas, IDs dos usuários e outros meios de segurança ao nível do aplicativo. Portanto, uma Extranet é uma extensão de duas ou mais estratégias da Intranet com uma interação segura entre empresas participantes e suas respectivas intranets Intranet Extranet

10 Equipamentos Necessários
Para conexão em rede

11 Para conectar os computadores em uma rede, é necessário, além da estrutura física de conexão (como cabos, fios, antenas, linhas telefônicas, etc.), que cada computador possua o equipamento correto que o fará se conectar ao meio de transmissão. Computadores (Estações de Trabalho) A Estação de Trabalho é o equipamento utilizado para ter acesso aos recursos disponíveis na rede. O equipamento que os computadores precisam possuir para se conectarem a uma rede local (LAN) são:

12 1. Placa de Rede 2. Dispositivos periféricos 3. Meios de rede 4. Dispositivos de rede Ainda nas redes locais, muitas vezes há a necessidade do uso de um equipamento chamado HUB, que na verdade é um ponto de convergência dos cabos provenientes dos computadores e que permitem que estes possam estar conectados. O Hub é um equipamento onde todos os cabos de rede, provenientes dos computadores, serão encaixados para que a conexão física aconteça, hoje não muito utilizados pois outros equipamentos, como Switchs e Roteadores, que funcionam de forma semelhante com a função de fazer convergir as conexões físicas, mas com algumas características técnicas melhores (como velocidade e quantidade de conexões simultâneas).

13 Para conectar os computadores em uma rede Wan, é necessário, além da estrutura física citadas, algumas tecnologias, as mais comuns são: Modems Integrated Services Digital Network (ISDN) Digital Subscriber Line (DSL ) Frame Relay Hierarquias digitais T (EUA) e E (Europa): T1, E1, T3, E3 Synchronous Optical Network (SONET)

14 Conclusão: A utilização de uma rede hoje é indispensável. E deve sempre seguir os parâmetros internacionais de configuração. Cada configuração depende do ambiente onde será implementada e as necessidades locais sendo a segurança a parte fundamental. Cabe ao responsável pela rede decidir quais critérios utilizados.


Carregar ppt "Rede de Computadores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google