A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Mª Amélia Prof. Arthur Prof. Andre Luiz Prof. Caroline Prof. Darleia HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Mª Amélia Prof. Arthur Prof. Andre Luiz Prof. Caroline Prof. Darleia HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Mª Amélia Prof. Arthur Prof. Andre Luiz Prof. Caroline Prof. Darleia HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA

2 OBJETIVOS Desenvolver a importância do conhecimento histórico da disciplina em seu país e como ciência. Aprender qual a importância do dia 13 de outubro de 1969 Desenvolver no aluno sua importância na construção da história da fisioterapia.

3 FISIOTERAPIA NO MUNDO O primeiro registro de meios físicos com intuito terapêutico - Em 2698 a.C na China e logo após na Índia.

4 FISIOTERAPIA NO MUNDO Na Europa – início do séc. XIX – Trabalhos de massoterapia de Mendell e Cyriax – Trabalhos na cinesioterapia respiratória feitos por Winifred Linton – Trabalhos na fisioterapia neurológica com Bertha e Karel Bobath Na América do Norte – séc.XIX – Faculdade de medicina com o setor de hidroterapia e massagem

5 FISIOTERAPIA NO BRASIL Inicia-se no final do séc. XIX com o serviço de eletricidade médica e hidroterapia na cidade do Rio de Janeiro: a Casa das Duchas.

6 FISIOTERAPIA NO BRASIL Nas segunda e terceira décadas do séc. XX dá-se o início dos serviços de fisioterapia nos hospitais - Médicos de Reabilitação

7 FISIOTERAPIA NO BRASIL Foi criado, em 1951, o primeiro curso técnico em fisioterapia no Brasil pelo Dr. Waldo Rolim, com período de um ano em período integral.

8 FISIOTERAPIA NO BRASIL Os acontecimentos mundiais – grandes epidemias de poliomelite – sequelados da segunda guerra mundial MAIOR CAPACITAÇÃO

9

10 FISIOTERAPIA NO BRASIL Marco inicial histórico à criação da ABF (Associação Brasileira de Fisioterapeutas) que ocorreu em 19 de agosto de 1959. Fisioterapeutas - Eugênio Lopez Sanchez, Angel Lopes Sanches, Danilo Vicente Define.

11 FISIOTERAPIA NO BRASIL Em 13 de outubro de 1969, por meio de uma estratégia política no regime militar Decreto-lei n. 938 que reconhecia o fisioterapeuta e os cursos superiores de fisioterapia.

12

13

14 SÍMBOLO

15 FISIOTERAPIA NO BRASIL Em 17 de dezembro de 1976 foi criado, pelo decreto de Lei No. 6316 o nosso COFFITO e CREFITOS, sendo sua primeira presidente a Dra. Sonia Gusman.

16 Drª. Sonia Gusman CREFITO – 001 Dra. Sonia Gusman 30/06/1943 – 07/05/2012

17 Drª Sonia Gusman e Dr. Elias Nasrala (Presidente CREFITO 9)

18 FISIOTERAPIA COMO CIÊNCIA O impacto da resolução COFFITO – 80 em 1987: A resolução do COFFITO deu grande influência nas proposta das Diretrizes Curriculares do Curso de Fisioterapia em 2001.

19 “Considerando que a fisioterapia é uma ciência aplicada, cujo objeto de estudos é o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas suas alterações patológicas, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, com objetivos de preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgão, sistema ou função...” FISIOTERAPIA COMO CIÊNCIA

20 Há grande necessidade de comprovação de terapias ou até mesmo sua avaliação mais criteriosa produzindo uma fisioterapia baseada em evidências. Há também uma grande necessidade de uma organização política e administrativa.

21 ABENFISIO

22 FISIOTERAPIA COMO CIÊNCIA Diminuição na incidência de displasia broncopulmonar após mudanças no manuseio precoce, incluindo surfactante e CPAP nasal em sala de parto, menores índices de saturação de oxigênio e administração precoce de aminoácidos.

23 FISIOTERAPIA COMO CIÊNCIA Publicado no dia 08/01/2010 com o(s) assunto(s) Personal Training, Qualidade de Vida, Treinamento Funcional, Treinamento da ForçaPersonal TrainingQualidade de VidaTreinamento FuncionalTreinamento da Força Efeito do treinamento funcional do assoalho pélvico associado ou não à eletroestimulação na incontinência urinária após prostatectomia radical Kakihara CT; Sens YAS; Ferreira U

24 FISIOTERAPIA COMO CIÊNCIA Gastaldi, AC et al. Benefícios da cinesioterapia respiratória no pós-operatório de colecistectomia laparoscópica. Rev. bras. fisioter., Abr 2008, vol.12, no.2, p.100-106. ISSN 1413-3555

25 AVALIAÇÃO PARCIAL Pesquisar um artigo científico sobre a fisioterapia – Sites da internet : sugestões – www.scielo.br; www.scielo.br – www.periodicos.capes.gov.br; www.periodicos.capes.gov.br – www.regional.bvsalud www.regional.bvsalud

26 BIBLIOGRAFIAS Fisioterapia: história, reflexões e perspectivas – Autor: Marcus Vinícius Gava

27 A NOSSA HISTÓRIA CONTINUA COM VOCÊ… e comigo também.


Carregar ppt "Prof. Mª Amélia Prof. Arthur Prof. Andre Luiz Prof. Caroline Prof. Darleia HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google