A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOS DE ESTUDO Dependendo do estado actual do conhecimento sobre o problema que está a ser estudado e dependendo da estratégia de pesquisa utilizada,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOS DE ESTUDO Dependendo do estado actual do conhecimento sobre o problema que está a ser estudado e dependendo da estratégia de pesquisa utilizada,"— Transcrição da apresentação:

1 TIPOS DE ESTUDO Dependendo do estado actual do conhecimento sobre o problema que está a ser estudado e dependendo da estratégia de pesquisa utilizada, são possíveis váriás classificações dos tipos de estudos.

2 ESTUDOS DE NÃO INTERVENÇÃO São estudos nos quais o pesquisador descreve e análisa objectos ou situações pesquisáveis mas não intervém. Os principais estudos de não intervenção são: -Estudos exploratórios -Estudos descritivos - Estudos comparativos analitícos

3 ESTUDO EXPLORATÓRIA É estudo de pequena escala, relativamente de curta duração que se realiza quando pouco se sabe sobre a situação ou problema.

4 ESTUDO DESCRITIVO É um estudo que envolve uma colheita e apresentação de dados para dar um quadro claro duma situação patricular. Estudos descritivos podem fornecer informações úteis sobre os problemas estudados, eles descrevem as caracteristícas de um ou mais casos.

5 ESTUDO COMPARARIVO OU ANALITÍCO É um estudo que tenta estabelecer causas ou factores de riscos para certos problemas. Feito comparando 2 ou mais grupos, alguns dos quais com problemas ou ainda por adquiri-lo e outros grupos isentos deste problema.

6 TIPOS DE ESTUDOS ANALITICOS FREQUENTEMENTE estudos transvensais comparativos e abordam a comparação bem como a descrição de grupos por exemplo, ‘’um estudo sobre malnutrção ‘’ pode querer estabelecer a percentagem de crianças malnutridas numa certa população; variáveis sócio económicas ou politícas que influenciam a disponibilidade da comida, os conhecimentos, crenças e opiniões que influenciam as práticas O pesquisador não descrecerá somente variáveis comparandocriaças malnutridas e bem nutridas, mas também poderá tentar determinar que variávelsócio económica ou de comportamento,contribuiu á malnutrição.

7 Cont.Tipos de estudo Estudos de caso- controle= o investigador compara um grupo onde o problema está presente, com um outro grupo grupo controle ou grupo de comparação, onde o problema está ausente, para encontrar os factores que contribuiram para a corrência do problema.

8 Cont, TIPOS DE ESTUDOS ANALITÍCOS frequentemente utilizados Estudo de coorte= compara-se um grupo de individuos expostos a um factor de risco ‘’grupo de estudo’’ com outro grupo de individuo não expostos ao facor de risco ‘’grupo de controle’’. O investigador segue ambos os grupos da mesma maneira, durante um período de tempo e compara a corrência do problema que espera nos 2 grupos, para determinar se uma grande proporção dos com factor de risco, estão na verdade afectados.

9 ESTUDO DE INTERVENÇÃO são estudos nos quais o pesquisador manipula Objectos ou situações pesquisáveis e mede o produto da sua manipulação. Geralmenta 2 grupos são comparados,a intervenção tem lugar num grupo (tratamento com certo medicamento) e outro grupo permenece intocável ( ou tratamento com placebo). As categorias de estudos de intervençã são: -Estudo experímentais; -Estudo quasi –experímentais.

10 Estudo Experimental Num estudo experimental, os individuos são aleatoriamente escolhidos para os 2 grupos. Um é sujeito a intervenção ou experiência, quando que outro não é. O produto da intervenção (efecto da inetrvenção sobre a variável dependente,) obtém-se comparndo os 2 grupos.

11 Características de estudo experimental Três características são consideradas: - Manipulação – o investigador faz alguma coisa a um dos grupo de estudo. -Controle- o investigador organiza um ou mais grupos de controle para comparar com o grupo experimental. -Selecção ao acaso – o investigador distribui ao acaso os individuos ao grupo de controle e ao grupo de experimental.

12 Estudo quasi-experimental Um estudo quasi-experimental sempre inclui manipulação de uma variáveis independente que serve como intervenção. Um dos mais cumuns desenhos de estudos quasi-experimental usa 2 ou mais grupos, um dos quais serve do controle no qual não existe intervenção. Ambos os grupos são observados antes, bem como depois da inetrvenção, para testar se a intervenção faz alguma diferença. Os individuos nos 2 grupos, de estudo e de controle, não são escolhidos ao acaso.

13 PESQUISADOR POSSIVEIS Estudos prospectivos Estudos Retrospectivos

14 ESTUDO PROSPECTIVOS Estudos com a finilidade de esclarecer fenómenos ou assuntos de momento e prever as consequências ou resultados. Baseados no levantamento e tratamento de dados de acontecimentos de momento.

15 ESTUDO RETROSPECTIVOS Estudos realizados com finalidade de esclarecer fenómenos ou assuntos acontecidos no passado, Baseado no levantamento e tratamento de dados de acontecimentos do passado com base nos documentos existentes. São fontes de dados o módulo básico de dados, os livros de registos, os processos clinicos etc.


Carregar ppt "TIPOS DE ESTUDO Dependendo do estado actual do conhecimento sobre o problema que está a ser estudado e dependendo da estratégia de pesquisa utilizada,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google