A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PERÍODO SENSÓRIO MOTOR: DESENVOLVIMENTOS ESPECIAIS A Imitação Estágio 01- Nulidade em termos comportamentais. Estágio 02 - Assimilação Reprodutiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PERÍODO SENSÓRIO MOTOR: DESENVOLVIMENTOS ESPECIAIS A Imitação Estágio 01- Nulidade em termos comportamentais. Estágio 02 - Assimilação Reprodutiva."— Transcrição da apresentação:

1

2 O PERÍODO SENSÓRIO MOTOR: DESENVOLVIMENTOS ESPECIAIS A Imitação Estágio 01- Nulidade em termos comportamentais. Estágio 02 - Assimilação Reprodutiva. Comportamento pré-imitativo do que realmente imitativo. Estágio 03 - Progresso Definido. A criança é freqüentemente vista imitando deliberada e sistematicamente sons e movimentos feito por outras pessoas. (A cça imita somente respostas já presentes em seu repertório) Estágio 04 - As crianças superam as limitações do estágio anterior. A criança acima de tudo começa a imitação de modelos novos, neste caso começa a haver uma oposição visível entre o passado e o futuro. A imitação começa a se desligar das adaptações em geral para tornar-se um instrumento especializado de aquisição. A criança começa também a imitar as ações de outras pessoas que correspondem a ações que ela própria realiza, mas que não pode ver ou ouvir. Estágio 05 - O comportamento de imitação da criança torna-se mais deliberado e ativo e, acima de tudo, se acomoda de maneira mais exata ao modelo. Estágio 06 - Tem início as representações primitivas. A criança torna-se capaz de imitar imediatamente modelos novos, sem a experimentação que o estágio 5 requer.

3 O Brinquedo Estágio 01 - Nada se pode dizer sobre o recém-nascido e o brinquedo. Estágio 02 - Poucos indícios de comportamentos que sejam, sem dúvida, uma atividade lúdica e não pura adaptação. Estágio 03 - Neste estágio fica mais clara a diferença entre o brinquedo livremente assimilativo e o empreendimento sério da adaptação torna-se um pouco mais clara neste estágio. Estágio 04 - Com o advento do comportamento de meios-fins passamos a ter um melhor critério para distinguir a atividade lúdica de adaptação: a criança abandona o fim para brincar com os próprios meios. Estágio 05 - Existe, neste estágio, a diferenciação entre o brinquedo e a adaptação já se encontra bastante adiantada. Estágio 06 - O aparecimento da simbolização no estágio 6 tem efeitos tão profundos sobre o brinquedo, como teve sobre a imitação. A criança torna-se capaz de fingir ou de fazer de conta.

4 O conceito de objeto Posição de Piaget quanto ao conceito de objeto: a concepção de objeto funcionará como critério para se chegar à conclusão de que uma criança “tem” um conceito de objeto evolutivamente maduro. Concepção madura pressupõe que o objeto seja visto como uma entidade autônoma que existe e se movimenta num espaço que é comum a ele e ao sujeito que o observa. 1º Leia as páginas 131, 132, 133134, 135 e 136 do Capítulo 04 de sua apostila (Flavell, 1975 Evoluções sensório- motoras especiais e o sub-período do pensamento pré- operacional.). Em duplas: 1º Leia as páginas 131, 132, 133134, 135 e 136 do Capítulo 04 de sua apostila (Flavell, 1975 Evoluções sensório- motoras especiais e o sub-período do pensamento pré- operacional.). 2º Explique e diferencie com suas próprias palavras os SEIS ESTÁGIOS. Vocês dispões de 20 minutos para realizar esta tarefa. Exercício deve ser entregue ainda nesta aula.

5 Egocentrismo, Centração E Descentração E Estados E Transformações. Egocentrismo - O raciocínio da criança desta fase, especialmente dos dois aos quatro anos de idade, é muito influenciado por suas próprias vontades e desejos. Suas percepções e explicações refletem apenas um ponto de vista, ou seja, o seu. Por isso seus julgamentos são sempre absolutos e ela é insensível aos argumentos contrários às sua afirmações. O pensamento egocêntrico caracteriza-se por suas centrações, ou seja, em vez de adaptar- se objetivamente à realidade, ele se modela segundo o ponto de vista da pessoa que o produz, deformando as relações existentes entre os fatos, bem como suas características essenciais. As crianças desta fase têm uma tendência a pensar cada um dos seus sentimentos, motivos ou explicações é também o das outras pessoas. Acreditam, portanto, que tais sentimentos e motivos podem ser perfeitamente compreendidos por todos.

6 Centração e Descentração: Uma característica mais marcante do pensamento pré- operacional é a tendência a CENTRAR a atenção em um aspecto único e saliente do objeto sobre o qual o raciocínio incide, em detrimento de outros aspectos importantes, o que produz uma distorção no raciocínio. A criança é INCAPAZ de Descentralizar, isto é, de levar em consideração aspectos que poderiam equilibrar e compensar os efeitos distorccivos da centração em um aspecto particular. Estados e Transformações: As reações da criança a estados e a transformações de estado são muito semelhantes ao fenomenalismo ou à dependência da configuração. A criança tende a focalizar a atenção nas transformações pelas quais um estado se converte em outro (experimentos com líquidos). O animismo Devido ao seu egocentrismo, a criança estende suas vivências pessoais a brinquedos, animais ou objetos. É como se ela atribuísse uma alma humana a todas as coisas. Assim, uma árvore, uma boneca, um cachorro de pelúcia, passam a ter sentimentos e a pensar do mesmo modo que ela. Por exemplo, se o bichindo de pelúcia for deixado em casa enquanto a família for passear, logo a criança manifestará preocupação quanto ao medo e a solidão que ele pode sentir.

7 TRABALHO PRÁTICO Em quartetos Observem uma criança (com idade entre 02 e 06 anos de idade). Sua tarefa é buscar exemplos práticos dos conceitos estudados até agora. Seu trabalho é somente PRÁTICO, de modo que deve apenas conter dados da criança observada (iniciais e idade), comportamentos observados e deve explicar porquê cada comportamento é característico de um estágio específico (o da faixa etária da criança). Lembremse de que a AUTORIZAÇÃO dos responsáveis pela criança é necessária!


Carregar ppt "O PERÍODO SENSÓRIO MOTOR: DESENVOLVIMENTOS ESPECIAIS A Imitação Estágio 01- Nulidade em termos comportamentais. Estágio 02 - Assimilação Reprodutiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google