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Elaboração de um Projeto de Pesquisa 1.ESCOLHA DO TEMA (PROBLEMA) Momento onde é feita a apresentação da idéia que você pretende desenvolver em sua.

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3 Elaboração de um Projeto de Pesquisa 1.ESCOLHA DO TEMA (PROBLEMA) Momento onde é feita a apresentação da idéia que você pretende desenvolver em sua pesquisa monográfica.

4 1.COMO DEVE SER FEITO A ESCOLHA DO TEMA? Ser inédito ou original. Contribuir para a ampliação do conhecimento e/ou contribuir para a compreensão de certos problemas específicos. Servir de modelo ou oferecer novos subsídios para outros trabalhos. Apresentar utilidade para a sua área de intervenção profissional. (THOMAS E NELSON, 2001)

5 Elaboração de um Projeto de Pesquisa 2.FORMULAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA É a descrição objetiva e precisa da questão que preocupa, inquieta ou desperta a sua curiosidade e que você vai buscar responder a partir da pesquisa. Normalmente é expressa a partir de uma ou mais perguntas, para as quais você pode, ou não, ter respostas a priori (hipóteses).

6 Elaboração de um Projeto de Pesquisa 3.FORMULAÇÃO DA(S) HIPÓTESE(S) É o momento no qual são formuladas suas proposições provisórias de resposta ao problema objeto da pesquisa. É a descrição da tese que o autor pretende validar em seu trabalho. Ex.: Não haverá diferença significativa (p > 0,05) entre a média do VO2max estimado pela equação de Kline et al (1987) e a média do VO2max medido de forma direta. A correlação será alta (r > 0,80).

7 As hipóteses são respostas temporárias que formulamos a partir da indagação do problema, sendo esta uma premissa lógica baseada em pesquisas anteriores. As hipótese são elaboradas no projeto, mas só serão verificadas no trabalho final, na fase da análise dos dados. As hipóteses deverão ser objetivas, claras, consistentes e com possibilidades de serem testadas, devendo estas serem formuladas a partir de uma ou mais variáveis. Existe a possibilidade do trabalho não conter hipóteses. Devemos evitar hipóteses óbvias ou sem possibilidade de real contribuição para o estudo. Hipóteses

8 Elaboração de um Projeto de Pesquisa 4.FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS Objetivo Geral Expressa o que o pesquisador pretende conseguir com a sua investigação. O objetivo serve para conduzir os raciocínios e indicar os dados que serão necessários para se comprovar ou não a hipótese.

9 DICA: DICA: Para formular o objetivo geral, coloca-se um verbo na frente da hipótese. Os objetivos específicos também pedem o verbo no infinitivo DICA: DICA: utiliza-se verbos que indiquem ação intelectual, cujo resultado final possa ser verificado. Esses verbos sempre iniciam as frases e vêm no infinitivo ATENÇÃO: O verbo indica o estágio do conhecimento no qual a pesquisa se encaixa. Esses estágios crescem em complexidade:

10 Conhecimento:Conhecimento: apontar, citar, classificar, conhecer, definir, descrever, identificar, reconhecer, relatar. Compreensão:Compreensão: compreender, concluir, deduzir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, interpretar, localizar, reafirmar. Aplicação:Aplicação: aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar.

11 Análise:Análise: analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, examinar, investigar, provar. Síntese:Síntese: compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, produzir, propor, reunir, sintetizar. Avaliação:Avaliação: argumentar, avaliar, contrastar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar.

12 Objetivos Específicos Um problema deve ser dividido em quantos forem necessários para melhor podermos resolvê-lo. Divide-se o objetivo geral em tantos objetivos específicos quantos necessários para o estudo e a solução satisfatória do problema contido nele. DICA: DICA: Cada um dos objetivos específicos será uma parte do futuro trabalho.

13 Passos para se elaborar os objetivos específicos. Levantar os aspectos componentes importantes do problema. Procurar divisões no objetivo geral, ou seja, quais os seus componentes básicos.Levantar os aspectos componentes importantes do problema. Procurar divisões no objetivo geral, ou seja, quais os seus componentes básicos. Transformar cada um dos aspectos escolhidos num objetivo. Coloca-se antes de cada enunciado um verbo que indique uma ação intelectual.Transformar cada um dos aspectos escolhidos num objetivo. Coloca-se antes de cada enunciado um verbo que indique uma ação intelectual.

14 Verificar a suficiência dos objetivos específicos propostos. Podem cumprir o que foi proposto no objetivo geral? Atenção: os objetivos específicos não devem extrapolar os limites do objetivo geral. Decidir qual a melhor seqüência lógica dos objetivos específicos. Estabelecer qual assunto vem antes de qual, para desenvolver a investigação e facilitar a leitura do texto.

15 Objetivo do Estudo 1) Este estudo foi conduzido com o objetivo de determinar a aplicabilidade e a precisão (validade) do teste de uma milha de caminhada (Rockport Fitness Walk Test, 1987) em indivíduos de idade universitária. 2) Este estudo tem como objetivo avaliar as respostas cardiovasculares e metabólicas durante movimentos contínuos de exercícios coreografados de “Step training”, nas alturas de 15 e 20 cm, em mulheres jovens sadias. 3) Verificar os efeitos de um programa de aprendizagem de natação, aplicado a mulheres idosas independentes, sobre a auto- suficiência das mesmas, para a realização das atividades da vida diária. 4) Traçar o Perfil Antropométrico e da Composição Corporal de jovens escolares de 10 a 14 anos da cidade de Joaíma-MG.

16 5.DELIMITAÇÃO DO ESTUDO É o momento onde você define os limites aos quais a pesquisa estará circunscrita, em termos do universo a ser pesquisado e das condições em que vai ocorrer o estudo.

17 6.JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA DA PESQUISA É a descrição dos ganhos proporcionados pelo desenvolvimento da pesquisa, demonstrando quais as vantagens em desenvolver o estudo em termos de produção de conhecimento, tanto para você quanto para a comunidade científica e/ou acadêmica.

18 REFERENCIAL TEÓRICO 7.REFERENCIAL TEÓRICO É o momento onde você apresenta os autores que serviram como referências de pensamento, ponto de vista, conceito, etc. e que nortearão o desenvolvimento da sua pesquisa.

19 Fundamentação teórica da pesquisa. É a opção por um modelo teórico que servirá de base para a interpretação dos dados e fatos. Avaliação se há pesquisas sobre o mesmo assunto ou sobre aspectos do fenômeno que se quer estudar. Num referencial teórico citamos outros autores. Para isso, escrevemos um texto dissertativo no qual apresentamos os vários teóricos que nos servirão de base para a pesquisa.

20 A maneira mais comum de se fazer a referência ao longo do texto é a direta, que consta de 3 elementos: (SOBRENOME DO AUTOR, Ano de publicação do texto que está sendo citado, e página em que se encontra o trecho que é citado) (SANTOS, 2000, p. 38) É importante destacar que esses três elementos devem sempre aparecer, mas tudo depende de como cada citação se encaixa dentro do texto, de modo a manter o sentido do que é dito.

21 DICA: DICA: Conforme, De acordo com, Segundo as palavras de, Por outro lado, Já de acordo com, Fulano afirma... e continua, Cicrano observa que, Beltrano destaca que, etc.ATENÇÃO: Toda citação, seja em forma de paráfrase, seja em forma direta, exige a referência.

22 Elaboração de um Projeto de Pesquisa 8.METODOLOGIA É a descrição detalhada de como você pretende alcançar seus objetivos, respondendo as questões propostas e/ou testando suas hipóteses. NO CASO DE PESQUISA DE CAMPO OU EXPERIMENTAL COMPÕE-SE NORMALMENTE DOS SEGUINTES ELEMENTOS: População e Amostra Instrumento(s) Procedimentos para coleta de dados Tratamento e análise dos resultados

23 Elaboração de um Projeto de Pesquisa 9.CRONOGRAMA É a descrição detalhada da previsão de tempo a ser investido em cada uma das fases do trabalho. COMPÕEM-SE NORMALMENTE DE: Levantamento bibliográfico e documental Elaboração, entrega e aprovação do projeto Coleta e análise de dados Construção lógica e estrutural do trabalho Redação textual Entrega da monografia


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