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Os Salmos Saltério: coleção de 150 Salmos - Não foi feita de uma vez só; - Não é obra de um só autor; - Não se restringe a uma época; - Salmos perdidos.

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1 Os Salmos Saltério: coleção de 150 Salmos - Não foi feita de uma vez só; - Não é obra de um só autor; - Não se restringe a uma época; - Salmos perdidos e outros existentes fora da coleção: ; Is 38.10-20; 44.23-28; Jr 15.15-25; Lm 3.5; Dn 2.20-23; 3.26-45, 52-90; Jn 2.2-9. - Salmos perdidos e outros existentes fora da coleção: 1Sm 2.1-10; Is 38.10-20; 44.23-28; Jr 15.15-25; Lm 3.5; Dn 2.20-23; 3.26-45, 52-90; Jn 2.2-9.

2 Critérios de classificação  3 critérios que devem estar presentes simultaneamente: - Idêntica situação concreta; - Um campo comum de conceitos e sentimentos; - Uma forma literária semelhante, com o mesmo estilo e a mesma estrutura. - Os Salmos no culto: “Iahweh habitou nos louvores de Israel” (22.3).

3 SALMOS DE SÚPLICA  Individual: -. O Sitz im leben dessa categoria é a aflição individual diante de: - Confiança em Deus. O Sitz im leben dessa categoria é a aflição individual diante de: * Perigo de morte (102.25; 55.24). O AT não tinha uma idéia precisa sobre o pós-morte (corpo/alma) e o Xeol é o lugar da escuridão e do esquecimento (88.12); *Doença. Iahweh dá a doença e é ele que deve curá-la. Vem quase sempre pelo castigo dos pecados (38.4; 41.5); *Calúnia. Ricos/pobres (122.5), Iahweh era o melhor testemunho (107.31). Os falsos testemunhos eram chamados de caçadores (7.16; 35.7; 57.7; 64.6; 140.6); salteadores (17.9-12;56.7); leões (7.3;17.12); cães 59.15s; cobras 58.5s.

4  Comunitária - Prece de toda nação; - O Sitz im Leben: *Dias de oração e penitência de Israel. Decretados por ocasião de calamidades nacionais: guerra, derrota, seca e pestes; *Reunião no templo (1Rs 8.33-40). As penitências (vestido de saco e cobertos de cinzas)(Jl 1.13s); * Iahweh: esta é sua causa (44.13;74.2;79.1;80.16).

5 SALMOS DE AÇÃO DE GRAÇAS  Agradecimento Individual a Iahweh -Sitz im leben: a maioria desses Salmos vem como liturgia (situação concreta em que tomaram forma). Alguns mencionam essa reunião litúrgica (40.10s; 107.32; 116.18s) e tudo se concluía com o oferecimento do sacrifício (117 e 118).

6 - Sitz im Leben * Festas de caráter nacional: por vitória, fartura ou libertação dos perigos (65; 66; 67; 124; 129);  Agradecimento nacional *Reconhecimento da bondade de Deus.

7 HINOS DE LOUVOR  Primórdios da história de Israel onde se celebrava de forma espontânea o poder libertador de Deus (Ex 15.1-18, 21);  Foi no Sinai que Israel teve a consciência de ser povo da aliança;  É no quadro das festas de Israel (136; 118.2-4; 135.19s e 150);  Gestos: mãos, gritos, inclinação, joelhos.

8 SALMOS REAIS  Era da Monarquia:o lugar do rei nos salmos e sua função privilegiada diante do plano divino: - Representante de Deus; - Porta-voz do povo; - São Salmos, em sua maioria, messiânicos; - O rei deve caminhar na presença de Deus (1Rs 9.4; 2Cr 7.17).

9 SALMOS DE SIÃO  Davi fez de Jerusalém o santuário religioso;  Salomão construiu ali o templo;  Ali é o lugar de Iahweh (78.68s; 68.17);  Sião tornou-se centro das esperanças messiânicas;  Salmos: antes e depois do cativeiro;  Peregrinos – Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos. O judeu da diáspora fazia um esforço para visitar Jerusalem uma vez por ano (15; 24; 84;87;122).

10 REALEZA DE IAHWEH  Deus é o verdadeiro rei de Israel (Sl 18. 11);  Iahweh foi invisivelmente entronizado sobre a Arca (Sl 132.7; 99.5);  Sitz im leben desses Salmos: - Festas litúrgicas de Israel: entronização de Iahweh com intenção de exaltar o reino universal

11 OUTROS GRUPOS  Sapienciais Retribuição: virtude recompensada e a maldade punida nesta vida; Retribuição: virtude recompensada e a maldade punida nesta vida; Punir os pecadores e restituir prosperidade aos justos; Punir os pecadores e restituir prosperidade aos justos; A retribuição não é uma questão de prosperidade pois não se traduz em coisas deste mundo (37;49; 73). A retribuição não é uma questão de prosperidade pois não se traduz em coisas deste mundo (37;49; 73).

12 SALMOS DE UM LITURGIA DEUTERONÔMICA  Os Salmos 81; 95; 78; 105; 106 são relacionados com o Deuteronômio (Dt 5-11); Observância dos estatutos: 105.8-10; Observância dos estatutos: 105.8-10; Admoestação sobre o culto: 81.9-13; Admoestação sobre o culto: 81.9-13; Promessas: 81.14-17; Promessas: 81.14-17; Comemoração: 81.7s; 105; Comemoração: 81.7s; 105;

13 VÁRIAS ORAÇÕES  Os Salmos 121; 123; 126; 133; 134. - Formam uma coleção de Salmos pós- exílicas. *121: proteção de Deus; *123: misericórdia de Deus; *126: restauração de Deus; *133: convite a louvar o Senhor em seu santuário.

14 ASPECTOS DOUTRINAIS DOS SALMOS  A ação de Graças no Antigo Testamento - Consciência da escolha de Israel; - Reação espontânea à generosidade divina; - Honrar a aliança; - Gratidão é o traço distintivo da oração; - Relato do benefícios recebidos.

15  Realeza de Iahweh - Proximidade de Deus e reino de Deus são os temas principais; - Os profetas visualizaram a realeza como: “julgamento” de Iahweh; - Realeza de Iahweh está ligada ao destino de Israel; - O regime de uma nova aliança - Iahweh reinará com justiça.


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