A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento de habilidades socioemocionais ou “a peça que faltava” fevereiro/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento de habilidades socioemocionais ou “a peça que faltava” fevereiro/2011."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de habilidades socioemocionais ou “a peça que faltava” fevereiro/2011

2 O que são habilidades socioemocionais (1) 2 2 H ABILIDADES QUE PERMITEM AOS ESTUDANTES TRABALHAR COM OS DEMAIS, APRENDER EFICAZMENTE E DESEMPENHAR UM PAPEL FUNDAMENTAL NAS SUAS FAMÍLIAS, COMUNIDADES E LOCAIS DE TRABALHO. Elias, M. J.

3 O que são habilidades socioemocionais (2) 2 4 Pilares 3 A PTIDÕES QUE INCLUEM, AUTOCONTROLE, ZELO, PERSISTÊNCIA E A CAPACIDADE DE MOTIVAR A NÓS MESMOS. Goleman, O. P RESENÇA DOS 4 PILARES DA E DUCAÇÃO.

4 O que são habilidades socioemocionais (3) 2 4 P ODE - SE COMPARAR O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E SOCIAL DA CRIANÇA À CONSTRUÇÃO DE UMA CASA : A FUNDAÇÃO DA CASA PRECISA SER FIRME PARA QUE O PRIMEIRO ANDAR SE SUSTENTE E, ASSIM POR DIANTE, ATÉ O ÚLTIMO ANDAR. ATÉ O ÚLTIMO ANDAR. Erik Erikson.

5 O que esperamos dos jovens 2 5 C APACIDADES IMPORTANTES  R ECONHECER O PRÓPRIO TALENTO  R ECONHECER AS DIFICULDADES PESSOAIS  E STABELECER PROJETO DE VIDA  P ERSISTIR PARA ATINGIR METAS  A TUAR COM OS DEMAIS E ACEITAR AS DIFERENÇAS

6 Habilidades socioemocionais podem ser adquiridas? (1) 2 6

7 Habilidades socioemocionais podem ser adquiridas? (2) 2 7

8 Habilidades socioemocionais podem ser adquiridas? (3) 2 8

9 Habilidades socioemocionais podem ser adquiridas? (4) 2 9

10 Tarefa a ser cumprida 2 10

11 A família como parceira (1) 2 11 C OMO A ESCOLA PODE CUMPRIR SUA PARTE SEM A FAMÍLIA ?  A INSISTÊNCIA NOS PRIVILÉGIOS – A ESCOLA COMO REPRESSORA REPRESSORA  A BRANDAMENTO DA EXIGÊNCIA – A ESCOLA COMO INDEVIDA INDEVIDA  F LACIDEZ NOS LIMITES – A ESCOLA COMO ALGOZ

12 A família como parceira (2) 2 12 C OMO A ESCOLA PODE CUMPRIR SUA PARTE SEM A FAMÍLIA ?  R ELAÇÕES DISTANTES E CONTROLE COTIDIANO VIA TECNOLOGIA – A ESCOLA ONIPOTENTE TECNOLOGIA – A ESCOLA ONIPOTENTE  S CRIPT NAS RELAÇÕES, FALTA DE INTIMIDADE E EXEMPLO – A REGULAÇÃO NA ESCOLA – A REGULAÇÃO NA ESCOLA

13 2 13 Q UALQUER UM PODE ZANGAR - SE – ISSO É FÁCIL. M AS ZANGAR - SE COM A PESSOA CERTA, NA MEDIDA M AS ZANGAR - SE COM A PESSOA CERTA, NA MEDIDA CERTA, NA HORA CERTA, PELO MOTIVO CERTO E DA MANEIRA CERTA, NÃO É FÁCIL. A RISTÓTELES

14 Valores e competências 2 14 Q UANDO AS CRIANÇAS NÃO DESENVOLVEM ESSAS HABILIDADES PODEM TENTAR TORNAR - SE ADULTOS INSENSÍVEIS E INDIFERENTES À DOR ALHEIA, INCLUSIVE QUANDO CAUSADA POR SI MESMO. P ODEM IGNORAR O AFETO E O DESPRENDIMENTO DO OUTRO E FAZER PREVALECER O QUE DESEJA E PENSA.

15 COMPETÊNCIAS PARA O MUNDO ATUAL 2 15 HÁ UM RISCO PARA CADA DE NÓS, LOCAL E GLOBALMENTE, QUE AS CRIANÇAS CRESÇAM COM CONHECIMENTO ACADÊMICO, MAS SEM AS HABILIDADES SÓCIO-EMOCIONAIS E SEM UMA BÚSSOLA MORAL FORTE. UMA COMBINAÇÃO DE APRENDIZADO ACADÊMICO E PADRÃO EMOCIONAL É A VERDADEIRA CHAVE PARA A EDUCAÇÃO EFICAZ NO MUNDO DE HOJE E NO FUTURO PREVISÍVEL. Elias, M.J.

16 Bibliografia 2 16 ELIAS, M. J. APRENDIZAGE ACADÉMICO Y SOCIO-EMOCIONAL. UNESCO, IN SERIE PRACTICAS EDUCATIVAS 11. GOLEMAN, D. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. SÃO PAULO: OBJETIVA, 1955. ERIKSON, E. HTTP://VIVER-NA- ALEMANHA.DE/INDEX.PHP?OPTIONCOM- CONTENT&TASK=VIEU&ID=64&64&ITEMID=184. LA TTAILLE, Y. HTTP//REVISTAESCOLA.ABRIL.COM.BR/CRIANCA-E- ADOLESCENTE/COMPORTAMENTO/FALAMESTRE-YVES-LA- TAILLE-466838.SHTML SERRANO, G.P. EDUCAÇÃO EM VALORES – COMO EDUCAR PARA A DEMOCRACIA. PORTO ALLEGRE: ARTMED, 2002.


Carregar ppt "Desenvolvimento de habilidades socioemocionais ou “a peça que faltava” fevereiro/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google