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UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE

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Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE
Pontes e Estruturas Especiais Tema: Ponte Akashi-Kaikyo Grupo 6

2 Grupo 6 Edson António Gonçalo Felix Marivaldo Leonel Mesa
Mauro Nhantumbo Pedro Simone Grupo 6

3 Introdução Ponte de suspensão de Akashi-Kaikyo (AKB), no Japão, também conhecida como Pérola Bridge, com um comprimento total de 3.910m é formada por três vãos, as centrais de 1991 metros. Inaugurado em 5 de abril de 1998, tornou-se a ponte mais longa de seu tipo no mundo, superando a Ponte de Humber no Reino Unido que tem um vão central de metros. A ponte foi projetada pelo engenheiro Satoshi Kashima e construído por Matsuo ponte Co., responsável pela construção de algumas das mais famosas pontes, até à data, incluindo a ponte de Akashi-Kaikyo.  Grupo 6

4 Introdução O terremoto de Kobe em 17 de janeiro de 1995 teve seu epicentro apenas entre as duas torres do Estreito Ponte Akashi. A duração inicial era de metros previstos para o vão principal, mas o tremor moveu a separação metros torres 1, quando eles ainda não tinham começado a construção da plataforma. A alteração no comprimento foi absorvido no desenho final que ligeiramente alterado em alguns metros. As torres de ponte têm amortecedores de massa, a fim de reduzir as vibrações na estrutura durante os terremotos e tufões. Grupo 6

5 Introdução O plano original para AKB, que também continha linhas ferroviárias, estava prestes a ser cancelado pelo governo, mas em 1985 a decisão de limitar o seu uso apenas como a estrada foi tomada. Em abril do ano seguinte, realizou-se a cerimônia de abertura e depois de várias investigações e procedimentos, a construção começou em Maio de 1988 e durou dez anos. A ponte tem três registos: a maior ponte suspensa (3.911 m), a mais alta (282,80m - 297,30m) e mais caro já construído (500 bilhões de ienes). Grupo 6

6 Objectivos do Trabalho
O presente trabalho tem por objetivo esclarecer alguns aspectos da engenharia em relação a pontes suspensas, além do combate ao clima, como fortes ventos e terremotos. Estimular o crescimento econômico e o intercâmbio cultural do oeste japonês; Mostrar e destacar as complexidades envolvidas numa construção desse porte, bem como as incríveis tecnologias criadas e específicas para a Akashi que como veremos contribui até hoje, a ser considerada uma gigantesca obra da engenharia. Objectivo geral Objectivos Específicos Grupo 6

7 Metodologia A metodológia usada no presente trabalho, a qual foi fundamentada por meio de pesquisa bibliográfica, utilizando-se como fontes de consulta, manuais e livros; por meio de consultas na internet. Grupo 6

8 Ponte Akashi-Kaikyo Conceito
é uma construção que permite interligar ao mesmo nivel pontos não acessiveis, separados por rios, vales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais. Ela se conecta ao município Tarumi-ku de Kobe na ilha principal de Honshu com o lugar Awaji no sul da ilha de Awaji ilha com 2 x 3 vias. Com um vão central de m, é a ponte com o maior desde 1998 extensão do mundo. Grupo 6

9 História O impulso para a construção da ponte foi o fato de que as vias perigosas teve de ser atravessado por balsas, que caíram por tempestades severas novamente em perigo. Então afundou em dois ferries e 168 pessoas morreram lá. A pedra fundamental foi lançada em abril de 1986, a construção começou em 1988 Maio. Grupo 6

10 Cont… Originalmente, a distância entre os dois 297,3 m cais elevadas foi exactamente 1990 m. O devastador terremoto em Kobeem 17 de Janeiro de 1995, cujo epicentro foi cerca de 2 quilômetros a leste da Torre Sul, mas as duas torres da ponte empurrou três pés mais distantes, de modo que a distância é exatamente 1.990,8 m hoje. Como a ponte neste momento ainda estava em construção, mas o ajuste foi prepará-la sem problemas. Aberta ao tráfego a ponte no dia 5 de abril de Os custos totalizaram foi convertido 7,5 mil milhões de dólares norte-americanos. Grupo 6

11 Localização Condições físicas A Akashi, que liga a baía de Osaka e Harimanada, é de cerca de 4 milhas de largura. O segmento atravessado pela ponte tem uma profundidade máxima de 110 metros e uma velocidade de corrente máxima de 4,5 metros por segundo. O Estreito tem sido uma área de pesca produtiva desde os tempos antigos, e é uma hidrovia importante, utilizado por mais de barcos por dia.  A ponte liga Kobe , na ilha de Honshu, com Iwaya na Ilha Awaji ,, cruzando a movimentada Akashi, que registra um tráfego marítimo intenso, mais de navios por dia, com um porto importante da oferta e da liberação dos bens. Na hora de engenheiros de projeto tinha que pensar uma ponte não iria bloquear o tráfego do mar. Eles também levou em conta o tempo. Japão experimentou algumas das piores condições atmosféricas do planeta. Ventos atravessar o estreito, as chuvas são intensas e furacões, tsunamis ou terremotos atingir a ilha quase que anualmente. Grupo 6

12 Condições físicas Geologicamente o piso do estreito é composto por sedimentos diluvianos e granito. estratos laterais Akashi consistem em 40% de cascalho de entre cm de diâmetro e lado Kobe é uma camada feita de lodo barrento e areia não consolidada dura ou arenito. Grupo 6

13 Descrição A ponte de suspensão de Akashi- Kaikyo tem um comprimento de 3,911 m e três baías. A seção central, entre as principais torres é 1,991 m e os outros dois 960 m cada um. A altura das torres principais é m acima da água, 297,30m até ao fim das âncoras, a estrutura é submergida 60m abaixo do nível da água. Originalmente, o vão central foi concebido para medir 1.990m, mas o Grande Terremoto de Hanshin, o 17 de janeiro de 1995, mudou-se as torres 1m, até agora a única coisa que foi para cima.  Grupo 6

14 Especificações O comprimento total da ponte entre os que transportam âncoras cabo é 3911 m, a largura entre os cabos que transportam 35,5 m. A ponte tem um total de três de aperto, a média mais longa tem um comprimento de 1,991 m, a dois exterior, respectivamente, uma extensão de 960 m2.Cada um dos dois cabos de suporte tem um diâmetro de 112,2 cm e que consiste em fios com um diâmetro de cada um de 5,23 mm. Os aços postes têm uma altura de 297,3m acima da superfície da água. O suporte de reforço transportando a faixa de rodagem, é uma estrutura de armação de aço 14,0 m3. A fixação da ponte tem dimensões de 63m x 84m que se projectam para os pisos de granito e Kobe placa tectônica sobre os lados da ponte. O peso total da ponte (sem torres, calçada e internos) é toneladas. Nos dois cada toneladas torres da ponte foram sintonizado amortecedores de massa instalados a vibrações durante terremotos e tufões contrariar. A ponte é iluminada por luzes 1.737, deles sobre as principais linhas, 116 para as principais torres, 404 sobre as vigas da ponte e 132 nas fixações.  Grupo 6

15 Projeto Na concepção de AKB, houve uma consideração especial sobre o efeito que a estrutura teria sobre o meio ambiente. A aparência das torres foi concebido para satisfazer as questões estéticas, 'confiabilidade', 'futuros', e 'bom equilíbrio entre luz e sombra ", tendo em conta as características estruturais da torre e as características estéticas da envolvente. As fixações são projetadas para tornar as enormes estruturas de concreto parecer pequeno e equilibrado. As características de projeto incluem formas especiais e revestimentos de parede exterior. Grupo 6

16 Cor A pintura cinza-esverdeado usado para AKB é diferente da cor usada em outras pontes Honshu-Shikoku sistma ligando as ilhas. Esta cor foi escolhido porque é uma cor moderna que combina bem com uma arquitectura da cidade e está ativo, mas gentil, embelezando as cores do mar e do céu Estreito. Para reduzir os requisitos de manutenção, uma camada final de tinta fluoropolymer altamente resistente foi usado para manter o brilho e evitar a corrosão. Grupo 6

17 Estrutura O peso total da super-estrutura é distribuído da seguinte forma: Torre tn, cabos tn, vigas tn. A ponte foi construída sob condições severas, tais como correntes extremamente fortes profundidade Estreito e das marés, utilizando as mais recentes tecnologias desenvolvidas para a construção de pontes. Japão experimento um dos piores condições do planeta. As inundações, terramotos, marés altas e tsunamis. O engenheiro japonês familiarizado com as condições climáticas terríveis, colocou o tabuleiro da ponte sobre uma estrutura de suporte formado por uma complexa rede de apoio triangular abaixo da estrada.  Grupo 6

18 Fundações As pontes que tem pelo menos parte de sua extensão cruzando massas de água, apresentam problemas especiais de execução de suas fundações. Um dos primeiros aspectos a considerar na escolha de uma fundação de uma ponte é a erosão. Grupo 6

19 Fundações Além disso, grandes âncoras de fundação profundas foram construídas em terrenos valorizados com muitas novas tecnologias.Todas as bases foram bem projetados para lidar com os fortes sismos com um método de dimensionamento sísmico de nova pesquisa, juntamente com um novo tipo de resultado concreto de uma mistura de diferentes cimentos resistentes à água e erosão.Testar a sua capacidade é ter resistido ao terramoto de 17 de Janeiro, 1995, com quase sem incidentes, apenas o deslocamento de 1m das torres, que, dada a força do movimento pode ser considerado mínimo. Grupo 6

20 Amortecedores Nas duas torres principais 20 amortecedores grandes de 10 toneladas cada para resistir aos terremotos, instalados dentro das torres de aço. Assim, quando o tremor tende a inclinar a torre para um lado, os pesados amortecedores a inclinam para a direção oposta contrabalançando o movimento, evitando o tombamento da ponte de forma eficaz, o equilíbrio da ponte é colocado negando a influência do vento . No sistema de projeto da ponte reforço vigas com duas dobradiças permitem a estrutura- para suportar ventos de 290 km / hora, sismos com uma magnitude de até 8,5 na escala de Richter e fortes correntes também foi aplicado. Grupo 6

21 Torres Torres Os dois principais torres de suporte subir 282,8 metros acima do nível do mar, m para a extremidade do cabo de âncora, a ponte pode ser expandida pelo calor de até 2 m no decurso de um dia. Cabos de aço com um diâmetro de 112 centímetros conter 36,830 linhas de fio. A ponte é suportada por dois cabos, basicamente, a secção central, considerado o mais difícil do mundo construído Grupo 6

22 A torre principal é feito de aço, e o veio tem uma secção transversal cruciforme, que é insensível ao vento induzida por oscilação. No entanto, sintonizado amortecedor de massa está instalado dentro dos eixos de oscilação para suprimir prevê-se que durante a montagem da torre, e mesmo na fase de conclusão da ponte. Um eixo da torre é dividida em 30 níveis e quase todos os níveis são compostos por 3 blocos. Cada bloco foi feita em fábricas e transportadas para o local e, em seguida, içada por guindaste de torre de escalada que tinha uma capacidade de elevação de 160 toneladas. Articulando parafusos de alta tensão foram usadas para conectar campo. Grupo 6

23 A fundação do principal peso torre de 120
A fundação do principal peso torre de tn de pesagem ponte entre as torres principais palmilha transmitida. A palmilha, a 60 metros sob a água, foi escavada por um balde draga. Para superar as difíceis condições do estreito, incluindo fortes correntes de águas profundas e ondas que causaram vibração na draga durante a escavação, dispositivos de alta tecnologia são utilizados, tais como Sistema Remotely Operated Vehicle. Grupo 6

24 Vias de circulação A 4km da via para os veículos que atravessa a Akashi é dividido em 6 pistas. É suspenso e suportada por cabos a tampa é mantida pelo seu próprio peso, o que resultou em milhares de vigas de aço posicionadas para formar uma grade triangular. Levou 15 meses para colocar as 280 secções de feixe. Como reforço adicional, sob o convés, um estabilizador vertical com uma forma como a aleta de um plano que atravessa o centro da ponte e equilibra a pressão, ambos abaixo e acima do convés. A malha de aço foi colocada no centro e laterais trilhos para permitir a passagem do vento. Grupo 6

25 Construção A âncora foi preparada por uma tecnologia especial de construção da fundação. A âncora teve que ser conduzida 61m abaixo do nível do mar. A escavação tinha de ser feita ao ar livre. Portanto, um 2,2 metros de espessura anel tem um diâmetro de 85 m da parede suspensão construído, o qual foi utilizado mais tarde como um muro de retenção. A construção da fundação foi concluída por tubos de aço e apoios no chão para apoiar o solo circundante. A fundação escavada foi especialmente desenvolvido betão fluxo cheio. A construção de ambas as âncoras foi completada por uma estrutura de aço de apoio, que é utilizado para ancorar os principais cabos de tensão. Grupo 6

26 Materiais O principal material utilizado na superestrutura da ponte é de aço. Também tem sido usado betão armado.Para a fundação, torres subaquáticas desenvolvido um novo tipo de mistura de um "submarino betão que não é quebrado" (um "nondisintegration betão). Grupo 6

27 Iluminação A Ponte Akashi Kaikyo tem um total de luminárias: 1084 para os principais cabos, 116 para as principais torres, vigas e para as âncoras. Nos principais cabos são colocados três tubos de iluminação de alta capacidade, vermelho, verde e azul. O modelo de computador RGB e tecnologia contribuir para tornar uma larga variedade de combinações. Um mínimo de 28 padrões são utilizados para ocasiões especiais, como festas ou comemorações públicas regionais. Grupo 6

28 Cabos O comprimento dos cabos utilizados nas quantidades ponte para quilômetros, o suficiente para circundar a terra de 7,5 vezes. Cabos de aço com um diâmetro de 112 centímetros conter 36,830 linhas de fio. Grupo 6

29 Especificações do Cabo
Método de fabrico: PS (Precast Strand) -  Cabo de resistência à tração: aprox.  toneladas. Resistência à alta resistência corda cabide de aprox. 560 toneladas -  Material: fio de aço galvanizado de alta resistência. Grupo 6

30 Composição cabo Cabo de tração: 180 kg / mm 2 - Diâmetro do cabo: 1122 mm (não incluindo a embalagem). Composição: 5,23 mm de diâmetro do fio de arame * 127 / * 290 fios entrançados / cabo * 2 -Total Número de condutores: Comprimento Strand: 4,071m - 4,074m - Total comprimento do cabo: km. Peso do cabo principal aço toneladas - cordas de suspensão, etc cantaria: toneladas. Grupo 6

31 Vigas Em vigas foram utilizados aço de reforço tn. Devido ao grande tamanho da ponte, a carga de vento que tem de enfrentar é maior do que a de qualquer outra ponte existente quando foi concluída a construção.Usando de aço com elevada resistência à tração para as vigas feitas muito resistente e leve, e, portanto, mais barato. Os elementos de reforço foram pré-fabricadas painel em forma foram transportados para o local de construção onde foram erigidos para o interior das fixações e torres com guindastes flutuantes. Grupo 6

32 Manutenção A fim de fazer uma adequada, as novas tecnologias têm sido investigadas para a manutenção adequada e longa vida da ponte. Entre eles, o "sistema de injeção de ar seco". Este sistema protege o cabo principal da corrosão. O sistema consiste na injecção de ar seco nos principais cabos para manter uma humidade constante no interior dos mesmos. Esta é uma idéia revolucionária porque o custo de manutenção periódica é evitado. As torres e estrutura suspensa revestida com tinta de resina de flúor recém-desenvolvido, que tem alta durabilidade. Este sistema de revestimento, pintura rico em zinco, colocado diretamente na superfície do aço faz um importante trabalho de prevenção antes da corrosão avançando. Grupo 6

33 Conclusão A pesquisa feita sobre a ponte Akashy-kaikyo foi um desafio para o grupo, pois Cativou-nos a aprofundar e compreender melhor cada processo de execução, análises e desafios. Com a construção dessa ponte melhorou se a economia e a cultura no Japão além de ampliar os benefícios que já possuíam como a pesca e o trafego marítimo que na região era muito intenso. É de salientar que a Akashi-kaikyo além de trazer ao mundo um exemplo de superação em relação às forças da natureza, trouxe também uma grande conquista à engenharia, tornando-se assim uma ponte exemplo ao mundo moderno. Com tudo isso, Concluimos que adquirimos uma visão mais ampla diante deste Trabalho, que aumentou em cada um de nós uma grande visão da engenharia neste mundo em constante crescimento. Grupo 6

34 Obrigado pela Atenção Grupo 6


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