Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLuna Braga Wagner Alterado mais de 8 anos atrás
1
REUNIÃO GETED Conectividade: essencial para Educação a Distância Antonio Mendes da Silva Filho
2
“I am enough of an artist to draw freely upon my imagination. Imagination is more important than knowledge. Knowledge is limited. Imagination encircles the world.” Albert Einstein
3
"Eu sou suficientemente artista para desenhar livremente na minha imaginação. A imaginação é mais importante que o conhecimento. Conhecimento é limitado. Circunda a imaginação do mundo". Albert Einstein
4
Proposta do texto: discutir como a conectividade e as TIC’s contribuem para o processo de aprendizagem. Atualmente as “fronteiras” da sala de aula estão em processo de mutação. O que isso implica?
5
Conectividade x modo de vida x uso das TIC’s Conectividade como propulsora dos três C’s: comunicação colaboração compartilhamento
6
Conectividade facilita: processo de consulta, ensino, aprendizado, colaboração entre estudantes, professores e profissionais de várias especialidades Pequena parcela dos educadores já percebeu a riqueza das TIC’s Necessidade de ampliar número de multiplicadores e a oportunidade de acesso ao conhecimento
7
O ser humano, por natureza, tem a capacidade de realizar várias tarefas de modo concorrente. Ex: dirigir o carro Papel da atenção e da memória Atenção – foco na ação Memória – buscar resposta no conhecimento já construído
9
Conectividade como apoio ao processo de aprendizagem x Crescimento da EAD Ver dados do Censo da Educação Superior de 2008, divulgado pelo MEC este ano (disponível em http://www.inep.gov.br/superior/censosupe rior/). http://www.inep.gov.br/superior/censosupe rior/
10
Diante desse quadro pergunta-se: 1 A EAD é um suplemento ao ensino tradicional (presencial em sala de aula)? 2 Quão efetivo é a EAD comparativamente com a educação tradicional? 3 Existem condições que tornam a EAD mais eficiente? Se sim, quais? 4 Quais práticas auxiliam o processo de EAD?
11
A EAD deve substituir a educação tradicional? Há um entendimento que essa ‘substituição’ é possível quando ela não compromete o aprendizado e objetivos de ensino Atrativos da EAD x aquisição de conhecimento. Forma de aprendizado pode ocorrer de duas maneiras (considerando o controle que o estudante tem sobre o conteúdo estudado)
12
1. Aula tradicional expositiva – o aluno tem papel mais passivo no processo de aprendizagem 2. Aula dinâmica – o processo de aprendizado é ativo. O aluno tem controle sobre o conteúdo e como ele aprende
13
Nesse contexto, a conectividade e o suporte oferecido pelas TIC’s servem para auxiliar: 1 O processo de transmissão do conhecimento 2 O estudante ‘explorar’ o conteúdo realizando simulações e exercícios 3 A interação entre estudantes, professores e outros atores do processo de ensino e aprendizagem
14
Processo de ensino e aprendizagem pode ser entendido sob a perspectiva de como a atividade ocorre: síncrona ou assíncrona. Assíncrona: apresentação do novo conteúdo que o aluno deve estudar. Só após um tempo ele tem oportunidade de responder ou questionar Intervalo de tempo entre o estímulo (conteúdo apresentado, exercício ou vídeoaula disponibilizado) e a resposta do aluno
16
Ter conectividade de qualquer lugar e a qualquer momento começa a deixar de ser ‘produto supérfluo’ à medida que a inclusão digital avança no Brasil e no mundo A conectividade é um fundamento para EAD, uma vez que ela pressupõe colaboração e envolvimento, principalmente com a disciplina de seus atores
17
Conectividade provê suporte a EAD e outras aplicações Confiabilidade é a segurança no uso da aplicação Atributos da segurança: privacidade e confiabilidade. Reflexão: até que ponto é saudável estar 100% conectado de qualquer lugar e em qualquer momento quando a privacidade é comprometida?
18
http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.ph p/EspacoAcademico/index
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.