A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LEIS FUNDAMENTAIS DE CIRCUITOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LEIS FUNDAMENTAIS DE CIRCUITOS"— Transcrição da apresentação:

1 LEIS FUNDAMENTAIS DE CIRCUITOS
Primeira Lei de Kirchhoff ou Lei de Kirchhoff das Correntes (LKC)

2 Leis de Kirchhoff CONVENÇÃO: Nó = Ponto de conexão de dois ou mais elementos de circuitos. Correntes que chegam ⇒ sinal positivo Correntes que saem ⇒ sinal negativo Nó A : Nó B : Somando as equações dos nós A e B tem-se a equação da superfície fechada. Esta equação é uma combinação linear das equações dos nós A e B.

3 Leis de Kirchhoff Conseqüência:
A equação do nó N é a mesma da superfície fechada e corresponde a uma combinação linear das equações dos outros nós. Conclusão: Existem apenas ( N – 1 ) equações para circuitos com N nós.

4 Leis de Kirchhoff Segunda Lei de Kirchhoff ou Lei de Kirchhoff das Tensões (LKT)

5 Leis de Kirchhoff A equação da malha externa é a combinação linear das equações das demais malhas. Para a malha externa: A malha externa pode ser obtida pela soma das equações das malhas I e II.) Conclusão: Existem apenas ( N – 1 ) equações para circuitos com N malhas.

6 Métodos de resolução Há muitos métodos de resolução de circuitos elétricos. Vamos estudar apenas alguns: Circuito Simples: Lei de Ohm; Circuitos com mais de uma malha: - Método da SUPERPOSIÇÃO; - Análise de malhas: - sistema de equações; - determinantes.

7 Métodos de resolução Superposição
Esse método faz a análise de cada fonte em particular. Somente depois é que somam-se as respostas para se ter a resposta geral do circuito estudado. A resposta de uma rede linear a várias excitações simultâneas, é igual a soma das respostas devidas a cada uma das fontes independentes agindo isoladamente. Observações: I ) Fontes de tensão, ao serem retiradas do circuito, devem ser substituídas por curto-circuitos. II ) Fontes de corrente, ao serem retiradas do circuito, devem ser substituídas por circuitos abertos.

8 Métodos de resolução Exemplo

9 Métodos de resolução (SUPERPOSIÇÃO)
Para a análise da fonte E1, substitui-se as outras fontes por um curto-circuito, caso as fontes sejam de tensão e abre-se o circuito se for uma fonte de corrente. Após isso, simplifica-se o circuito através de associação série/paralelo e, então faz análise do circuito simples. Utiliza-se Lei de OHM V = R * I

10 Métodos de resolução (SUPERPOSIÇÃO)
Para a análise da fonte E2, o procedimento é similar. Encontra-se as correntes que circulam devido a essa fonte. Utiliza-se Lei de OHM V = R * I

11 Métodos de resolução (SUPERPOSIÇÃO)
Para a análise da fonte E3, o procedimento é similar. Encontra-se as correntes que circulam devido a essa fonte. Utiliza-se Lei de OHM V = R * I

12 Métodos de resolução (SUPERPOSIÇÃO)
Para a análise do circuito completo, soma-se os efeitos de todas as fontes. O resultado é:

13 Métodos de resolução (SUPERPOSIÇÃO)
Exemplo 2:

14 Métodos de resolução (SUPERPOSIÇÃO)
Multiplicando as excitações das fontes independentes por uma mesma constante, as respostas serão multiplicadas pela mesma constante. ( fontes de corrente ou tensão )

15 Métodos de resolução (SUPERPOSIÇÃO)

16 Métodos de resolução Análise de malhas.


Carregar ppt "LEIS FUNDAMENTAIS DE CIRCUITOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google