A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O USO DE PADRÕES DE INTERCÂMBIO E DE ARQUIVOS ABERTOS PARA A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS MUSICAIS BALLESTÉ, Adriana Olinto Laboratório Nacional de Computação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O USO DE PADRÕES DE INTERCÂMBIO E DE ARQUIVOS ABERTOS PARA A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS MUSICAIS BALLESTÉ, Adriana Olinto Laboratório Nacional de Computação."— Transcrição da apresentação:

1 O USO DE PADRÕES DE INTERCÂMBIO E DE ARQUIVOS ABERTOS PARA A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS MUSICAIS BALLESTÉ, Adriana Olinto Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO E-mail: adri@lncc.br LANZELOTTE, Rosana S.G. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO E-mail: rosana@unirio.br STANECK, José Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO E-mail: zstaneck@globo.com ULHÔA, Martha Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO E-mail: mulhoa@unirio.br

2 Para garantir a efetiva disponibilidade de recursos na Web assegurando a interoperabilidade é fundamental a utilização sistemática de normas e padrões internacionais para a catalogação. Para garantir a efetiva disponibilidade de recursos na Web assegurando a interoperabilidade é fundamental a utilização sistemática de normas e padrões internacionais para a catalogação. Visando investigar essas questões um dos trabalhos do grupo SIM* foi a elaboração da Biblioteca Digital de Lundus. Visando investigar essas questões um dos trabalhos do grupo SIM* foi a elaboração da Biblioteca Digital de Lundus. Sistemas de Informações Musicais e Bibliotecas Digitais * * Grupo de pesquisa criado no âmbito do convênio entre UNIRIO e LNCC Catalogação inicial em MARC 21 Catalogação inicial em MARC 21 Mapeamento para Dublin Core Mapeamento para Dublin Core Implantação na plataforma DSPACE - Institutional Digital Repository System Implantação na plataforma DSPACE - Institutional Digital Repository System Metadados do item “Yaya você quer Morrer” e os recursos digitais.

3 Dublin Core não comporta características típicas de recursos musicais. Dublin Core não comporta características típicas de recursos musicais. A plataforma DSPACE comporta bem diversos tipos de conteúdos e formatos de arquivos digitais: texto, imagem, vídeo, áudio, no entanto, é de difícil instalação e customização. A plataforma DSPACE comporta bem diversos tipos de conteúdos e formatos de arquivos digitais: texto, imagem, vídeo, áudio, no entanto, é de difícil instalação e customização. Alternativa MODS- Metadata Object Description Schema MODS utiliza conjunto de protocolos – OAI-PMH. MODS utiliza conjunto de protocolos – OAI-PMH. É composto por um conjunto de elementos, subelementos e atributos. É composto por um conjunto de elementos, subelementos e atributos. Possibilita explicitar indicadores de função, transpondo uma das principais limitações do Dublin Core, que consiste na impossibilidade de caracterizar a função de cada agente. Possibilita explicitar indicadores de função, transpondo uma das principais limitações do Dublin Core, que consiste na impossibilidade de caracterizar a função de cada agente.

4 Conclusões Sem chegar a complexidade do MARC, o padrão Metadata Object Descripion Schema – MODS, torna-se uma alternativa para a descrição de recursos musicais, atendendo às novas tendências e necessidades que a catalogação e subseqüente difusão através da web requerem. Sem chegar a complexidade do MARC, o padrão Metadata Object Descripion Schema – MODS, torna-se uma alternativa para a descrição de recursos musicais, atendendo às novas tendências e necessidades que a catalogação e subseqüente difusão através da web requerem. A aplicação da filosofia de arquivos abertos a acervos musicais se mostrou uma importante contribuição, na medida em que ficou evidente que, utilizando-se esta abordagem, bibliotecas digitais podem ser construídas de forma cooperativa – não centralizada – segundo padrões universais. Assim, acervos musicais brasileiros tornar-se-ão efetivamente acessíveis, em âmbito nacional e internacional. A aplicação da filosofia de arquivos abertos a acervos musicais se mostrou uma importante contribuição, na medida em que ficou evidente que, utilizando-se esta abordagem, bibliotecas digitais podem ser construídas de forma cooperativa – não centralizada – segundo padrões universais. Assim, acervos musicais brasileiros tornar-se-ão efetivamente acessíveis, em âmbito nacional e internacional.


Carregar ppt "O USO DE PADRÕES DE INTERCÂMBIO E DE ARQUIVOS ABERTOS PARA A DISPONIBILIDADE DE RECURSOS MUSICAIS BALLESTÉ, Adriana Olinto Laboratório Nacional de Computação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google