A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FENÔMENOS DE TRANSPORTES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FENÔMENOS DE TRANSPORTES"— Transcrição da apresentação:

1 FENÔMENOS DE TRANSPORTES
PROFESSOR: Me. Denes Morais

2 Pressão

3 Teorema de Stevin A diferença de pressão entre dois pontos de um fluido em repouso é igual ao produto do peso específico do fluido pela diferença de cotas dos dois pontos.

4 Teorema de Stevin

5 Teorema de Stevin

6

7 Teorema de Stevin

8 Teorema de Stevin A pressão em um ponto de um fluido em equilíbrio estático depende da profundidade do ponto, mas não da dimensão horizontal do fluido ou do recipiente.

9 Pressão em torno de um ponto de um fluido em repouso

10 Lei de Pascal

11 Carga de pressão

12 Escalas de pressão Unidades de pressão
A pressão é uma quantidade escalar e é expressa em dimensões de ML-1T-2. As unidades S.I. para pressão são Nm-2. Outras unidades são muito usadas na prática, a atmosfera (atm) e o milímetro de mercúrio (mmHg) e a "libra" (lb/in2).

13 1N/m² = 1Pa 1kPa = 1000Pa = 10³Pa 1MPa = 1000000Pa = 106Pa
Como a força aplicada é dada em Newtons [N] e a área em metro ao quadrado [m²], o resultado dimensional será o quociente entre essas duas unidades, portanto a unidade básica de pressão no sistema internacional de unidades (SI) é N/m² (Newton por metro ao quadrado). A unidade N/m² também é usualmente chamada de Pascal (Pa), portanto é muito comum na indústria se utilizar a unidade Pa e os seus múltiplos kPa (quilo pascal) e MPa (mega pascal). Desse modo, as seguintes relações são aplicáveis: 1N/m² = 1Pa 1kPa = 1000Pa = 10³Pa 1MPa = Pa = 106Pa

14 Na prática industrial, muitas outras unidades para a
especificação da pressão também são utilizadas, essas unidades são comuns nos mostradores dos manômetros industriais e as mais comuns são: atm, mmHg, kgf/cm², bar, psi e mca. A especificação de cada uma dessas unidades está apresentada a seguir: atm (atmosfera) mmHg (milímetro de mercúrio) kgf/cm² (quilograma força por centímetro ao quadrado) bar (nomenclatura usual para pressão barométrica) psi (libra por polegada ao quadrado) mca (metro de coluna d’água)

15 Unidades de Pressão

16 Exercícios A figura abaixo mostra o efeito da infiltração de água num tanque subterrâneo de gasolina. Se a massa específica da gasolina é de 680 kg/m3, determine a pressão na interface gasolina-água e; no fundo do tanque.

17 A água de um lago localizado numa região montanhosa apresenta temperatura média igual a 10 °C e a profundidade máxima do lago é 40 m. Se a pressão barométrica local é igual a 598 mmHg, determine a pressão absoluta na região mais profunda do lago. A pressão sanguínea é usualmente especificada pela relação entre a pressão máxima (pressão sistólica) e a pressão mínima (pressão diastólica). Por exemplo, o valor típico desta relação para um humano é 120 por 80 mm de Hg. Quais os valores destas pressões em pascal?

18 Converta as unidades de pressão para o sistema indicado.
1atm = 760mmHg = Pa = 1,0330 kgf/cm² = 1,01bar = 14,7psi = 10,33mca a) converter 20psi em Pa. b) converter 3000mmHg em Pa. c) converter 200kPa em kgf/cm². d) converter 30kgf/cm² em psi. e) converter 5bar em Pa. f) converter 25mca em kgf/cm². g) converter 500mmHg em bar. h) converter 10psi em mmHg. i) converter 80000Pa em mca. j) converter 18mca em mmHg.

19 Bibliografia complementar
Bibliografia básica ÇENGEL, Y. A. Transferência de calor e massa. 3. ed. SP: McGraw Hill Artmed, 2009. BRUNETTI, F. Mecânica dos fluidos. 2. ed. SP: Pearson Prentice Hall, 2008. INCROPERA, F. P.; WITT, D. P. Fundamentos de transferência de calor e de massa. 6. ed. RJ: LTC, 2008. Bibliografia complementar BISTAFA, S. R. Mecânica dos fluidos: noções e aplicações. SP: Edgard Blücher, 2010. ÇENGEL, Y. A.; CIMBALA, J. M. Mecânica dos fluidos: fundamentos e aplicações. SP: McGraw Hill – Artmed, 2007. FOX. R. W.; PRITCHARD, P. J.; McDONALD, A. T. Introdução à mecânica dos fluidos. 7. ed. RJ: LTC, 2010. MORAN, M. J. Introdução à engenharia de sistemas térmicos. RJ: LTC, 2005. WHITE, F. M. Mecânica dos fluidos. 6. ed. SP: McGraw Hill – Artmed, 2010.


Carregar ppt "FENÔMENOS DE TRANSPORTES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google