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PublicouTomás Gil Pinheiro Alterado mais de 8 anos atrás
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2° Treinamento para Funcionários das Unidades de Alimentação e Nutrição da Empresa Litucera LTDA MSc. Claudia Cardoso Netto Nutricionista Responsável CRN: 02100608-8
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HOSPITAL ?????????? Principal objetivo: Recuperação do indivíduo doente.
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QUAL É O PAPEL DA NUTRIÇÃO DENTRO DE UM HOSPITAL??? Alimentação balanceada Individualizada Qualidade
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DIETA + REMÉDIOS + OUTROS
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QUALIDADE DO SERVIÇO DE NUTRIÇÃO Atendimento ao paciente Apresentação pessoal Procedimentos de Higiene (Pessoal, de alimentos, de equipamentos e utensílios, etc.) Relacionamento humano e trabalho em equipe
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Atendimento ao paciente Apresentação pessoal Procedimentos de Higiene (Pessoal, de alimentos, de equipamentos e utensílios, etc.) Relacionamento humano e trabalho em equipe QUALIDADE DO SERVIÇO DE NUTRIÇÃO
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QUEM É O PACIENTE??? 1.Nome da doença? 2.Número do leito? 3.Ou um ser humano?
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1. Você trata o paciente com respeito e educação? ( )Sim ( )Não 2. Você cumprimenta as outras pessoas que estão no quarto? ( )Sim ( )Não 3. Você o chama pelo nome? ( )Sim ( )Não 4. Normalmente você sabe o cardápio do dia? ( )Sim ( )Não TESTE PARA REFLEXÃO
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5. ( )Sim ( )Não 5. Você confere se a refeição servida está de acordo com a prescrição da dieta (mapa)? ( )Sim ( )Não 6. ( )Sim ( )Não 6. Você já atrasou a entrega das refeições? ( )Sim ( )Não 7. ( )Sim ( )Não 7. Você costuma fornecer ao paciente algum alimento, tempero, sal, açúcar ou qualquer outro produto que não esteja no mapa de refeições? ( )Sim ( )Não
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8. ( )Sim ( )Não 8. Se surge alguma dúvida em relação à dieta, você consulta o Nutricionista responsável? ( )Sim ( )Não 9. ( )Sim ( )Não 9. Você sorri para o paciente? ( )Sim ( )Não 10. ( )Sim ( )Não 10. Você sabia que um simples sorriso é sempre um incentivo para o paciente? ( )Sim ( )Não
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RESULTADO DO TESTE DE REFLEXÃO De 8 a 10 respostas sim: Parabéns, seu paciente está sendo muito bem tratado e logo estará recuperado. De 5 a 7 respostas sim: Avalie o seu comportamento, você esta cometendo alguns erros. De 1 a 4 respostas sim: Você acha que o seu paciente merece ser tratado dessa maneira?
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ACEITAÇÃO DA DIETA PELO PACIENTE Depende de quê? Avaliação da dieta pelo paciente (observação) e gastronomia
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GASTRONOMIA OU HOTELARIA HOSPITALAR Objetivo da Hotelaria Hospitalar Comida de Hospital X Comida sem gosto X Atendimento frio e insensível = Prazer associado à comida!!!
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“Hoje, é uma preocupação dos hospitais dar um momento de lazer aos pacientes com uma alimentação adequada e gastronomicamente perfeita” (Dr. Daniel Magnoni, médico cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração)
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“A gastronomia é, hoje, um diferencial na área hospitalar. É na hora da refeição que o paciente recebe um estímulo e temos procurado fazer desse momento, um momento de alegria e prazer” Elisete Lopes, gerente de nutrição do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo
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Enfeites com alimentos Mensagens especiais para datas festivas como dia das mães, dia internacional da mulher, dia das crianças, Natal, festa junina etc.
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Depende de quem? VOCÊ!!!
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ATENÇÃO: Observar sobras no prato do paciente!!! =
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Atendimento ao paciente Apresentação pessoal Procedimentos de Higiene (pessoal, de alimentos, de equipamentos e utensílios, etc.) Relacionamento humano e trabalho em equipe QUALIDADE DO SERVIÇO DE NUTRIÇÃO
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DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS
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Alimento Seguro X Hospital + Infecção Alimentar Dificuldade no tratamento ou morte
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Microrganismos
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Microrganismos Tempo = 24 a 48 horas (1 a 2 dias) Temperatura = ± 37°C
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Benéficos Maléficos ALIMENTOS DETERIORADOS TRABALHANDO
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1 = Fase de adaptação (Contaminação) 2 = Fase exponencial (Multiplicação) 3 = Fase estacionária 4 = Fase de declínio ou morte Curva de Crescimento de Microrganismos 1 3 2 4
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Microrganismos X Corpo Humano 1 + 234
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Chegar ao trabalho Antes e depois de utilizar o banheiro Tossir, espirrar ou assoar o nariz Utilizar qualquer material de limpeza Fumar Recolher lixo Manipular dinheiro Quando iniciar novo serviço Cumprimentar alguém Antes de comer ou escovar os dentes Quando lavar as mãos ?????
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Como lavar e desinfetar as mãos ??? Umedecer as mãos e os antebraços com água; Colocar sabonete líquido, neutro e sem cheiro sobre as mãos úmidas; Massagear as mãos e antebraços por pelo menos 15 segundos (ideal 1 minuto); Lavar a torneira; Enxaguar bem as mãos e os antebraços em água corrente; Secar as mãos com papel toalha descartável (não reciclado); Aplicar sanitizante (álcool 70%) sobre as mãos; Deixar secar as mãos naturalmente.
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Controle de Saúde dos Funcionários FezesSangue Exames Ferimentos Resfriado Diarréia Outro problema de saúde Informar o responsável pela Unidade Evitar contato com os alimentos
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Microrganismos X Alimentos
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Importância da Recepção dos Alimentos Características dos alimentos! Características dos alimentos! Prazo de validade! Prazo de validade! Carne vermelha Frango Peixes Frutas Vegetais Leite e derivados
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Equipamentos, Utensílios e Bancadas Manter sempre limpos: -Fogão, geladeira, forno e outros equipamentos -Panelas, assadeiras, cubas e louças -Talheres e demais utensílios
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Atendimento ao paciente Apresentação pessoal Procedimentos de Higiene (Pessoal, de alimentos, de equipamentos e utensílios, etc.) Relacionamento humano e trabalho em equipe QUALIDADE DO SERVIÇO DE NUTRIÇÃO
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O QUE SIGNIFICA UMA EQUIPE???
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QUAIS AS SUAS PRINCIPAIS QUALIDADES??? E AS QUALIDADES DO SEU COLEGA???
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“O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida e ter o desejo de mostrar o que tem de melhor, é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais”. Autor desconhecido MENSAGEM FINAL
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Agradeço a atenção de todos e muito obrigada!!! MSc. Claudia Cardoso Netto Nutricionista Responsável CRN: 02100608-8 E-mail: claucn@terra.com.br
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