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2° Treinamento para Funcionários das Unidades de Alimentação e Nutrição da Empresa Litucera LTDA MSc. Claudia Cardoso Netto Nutricionista Responsável CRN:

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1 2° Treinamento para Funcionários das Unidades de Alimentação e Nutrição da Empresa Litucera LTDA MSc. Claudia Cardoso Netto Nutricionista Responsável CRN: 02100608-8

2 HOSPITAL ??????????  Principal objetivo: Recuperação do indivíduo doente.

3 QUAL É O PAPEL DA NUTRIÇÃO DENTRO DE UM HOSPITAL???  Alimentação balanceada  Individualizada  Qualidade

4 DIETA + REMÉDIOS + OUTROS

5 QUALIDADE DO SERVIÇO DE NUTRIÇÃO  Atendimento ao paciente  Apresentação pessoal  Procedimentos de Higiene (Pessoal, de alimentos, de equipamentos e utensílios, etc.)  Relacionamento humano e trabalho em equipe

6  Atendimento ao paciente  Apresentação pessoal  Procedimentos de Higiene (Pessoal, de alimentos, de equipamentos e utensílios, etc.)  Relacionamento humano e trabalho em equipe QUALIDADE DO SERVIÇO DE NUTRIÇÃO

7 QUEM É O PACIENTE??? 1.Nome da doença? 2.Número do leito? 3.Ou um ser humano?

8 1. Você trata o paciente com respeito e educação? ( )Sim ( )Não 2. Você cumprimenta as outras pessoas que estão no quarto? ( )Sim ( )Não 3. Você o chama pelo nome? ( )Sim ( )Não 4. Normalmente você sabe o cardápio do dia? ( )Sim ( )Não TESTE PARA REFLEXÃO

9 5. ( )Sim ( )Não 5. Você confere se a refeição servida está de acordo com a prescrição da dieta (mapa)? ( )Sim ( )Não 6. ( )Sim ( )Não 6. Você já atrasou a entrega das refeições? ( )Sim ( )Não 7. ( )Sim ( )Não 7. Você costuma fornecer ao paciente algum alimento, tempero, sal, açúcar ou qualquer outro produto que não esteja no mapa de refeições? ( )Sim ( )Não

10 8. ( )Sim ( )Não 8. Se surge alguma dúvida em relação à dieta, você consulta o Nutricionista responsável? ( )Sim ( )Não 9. ( )Sim ( )Não 9. Você sorri para o paciente? ( )Sim ( )Não 10. ( )Sim ( )Não 10. Você sabia que um simples sorriso é sempre um incentivo para o paciente? ( )Sim ( )Não

11 RESULTADO DO TESTE DE REFLEXÃO   De 8 a 10 respostas sim: Parabéns, seu paciente está sendo muito bem tratado e logo estará recuperado.   De 5 a 7 respostas sim: Avalie o seu comportamento, você esta cometendo alguns erros.   De 1 a 4 respostas sim: Você acha que o seu paciente merece ser tratado dessa maneira?

12 ACEITAÇÃO DA DIETA PELO PACIENTE  Depende de quê? Avaliação da dieta pelo paciente (observação) e gastronomia

13

14 GASTRONOMIA OU HOTELARIA HOSPITALAR  Objetivo da Hotelaria Hospitalar Comida de Hospital X Comida sem gosto X Atendimento frio e insensível = Prazer associado à comida!!!

15 “Hoje, é uma preocupação dos hospitais dar um momento de lazer aos pacientes com uma alimentação adequada e gastronomicamente perfeita” (Dr. Daniel Magnoni, médico cardiologista e nutrólogo do Hospital do Coração)

16 “A gastronomia é, hoje, um diferencial na área hospitalar. É na hora da refeição que o paciente recebe um estímulo e temos procurado fazer desse momento, um momento de alegria e prazer” Elisete Lopes, gerente de nutrição do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo

17 Enfeites com alimentos Mensagens especiais para datas festivas como dia das mães, dia internacional da mulher, dia das crianças, Natal, festa junina etc.

18  Depende de quem? VOCÊ!!!

19 ATENÇÃO: Observar sobras no prato do paciente!!! =

20  Atendimento ao paciente  Apresentação pessoal  Procedimentos de Higiene (pessoal, de alimentos, de equipamentos e utensílios, etc.)  Relacionamento humano e trabalho em equipe QUALIDADE DO SERVIÇO DE NUTRIÇÃO

21 DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS

22 Alimento Seguro X Hospital + Infecção Alimentar Dificuldade no tratamento ou morte

23 Microrganismos

24 Microrganismos Tempo = 24 a 48 horas (1 a 2 dias) Temperatura = ± 37°C

25 Benéficos Maléficos ALIMENTOS DETERIORADOS TRABALHANDO

26 1 = Fase de adaptação (Contaminação) 2 = Fase exponencial (Multiplicação) 3 = Fase estacionária 4 = Fase de declínio ou morte Curva de Crescimento de Microrganismos 1 3 2 4

27 Microrganismos X Corpo Humano 1 + 234

28  Chegar ao trabalho  Antes e depois de utilizar o banheiro  Tossir, espirrar ou assoar o nariz  Utilizar qualquer material de limpeza  Fumar  Recolher lixo  Manipular dinheiro  Quando iniciar novo serviço  Cumprimentar alguém  Antes de comer ou escovar os dentes Quando lavar as mãos ?????

29 Como lavar e desinfetar as mãos ???  Umedecer as mãos e os antebraços com água;  Colocar sabonete líquido, neutro e sem cheiro sobre as mãos úmidas;  Massagear as mãos e antebraços por pelo menos 15 segundos (ideal 1 minuto);  Lavar a torneira;  Enxaguar bem as mãos e os antebraços em água corrente;  Secar as mãos com papel toalha descartável (não reciclado);  Aplicar sanitizante (álcool 70%) sobre as mãos;  Deixar secar as mãos naturalmente.

30 Controle de Saúde dos Funcionários FezesSangue Exames Ferimentos Resfriado Diarréia Outro problema de saúde Informar o responsável pela Unidade Evitar contato com os alimentos

31 Microrganismos X Alimentos

32 Importância da Recepção dos Alimentos Características dos alimentos! Características dos alimentos! Prazo de validade! Prazo de validade!  Carne vermelha  Frango  Peixes  Frutas  Vegetais  Leite e derivados

33 Equipamentos, Utensílios e Bancadas  Manter sempre limpos: -Fogão, geladeira, forno e outros equipamentos -Panelas, assadeiras, cubas e louças -Talheres e demais utensílios

34  Atendimento ao paciente  Apresentação pessoal  Procedimentos de Higiene (Pessoal, de alimentos, de equipamentos e utensílios, etc.)  Relacionamento humano e trabalho em equipe QUALIDADE DO SERVIÇO DE NUTRIÇÃO

35 O QUE SIGNIFICA UMA EQUIPE???

36 QUAIS AS SUAS PRINCIPAIS QUALIDADES??? E AS QUALIDADES DO SEU COLEGA???

37 “O importante de você ter uma atitude positiva diante da vida e ter o desejo de mostrar o que tem de melhor, é que isso produz maravilhosos efeitos colaterais”. Autor desconhecido MENSAGEM FINAL

38 Agradeço a atenção de todos e muito obrigada!!! MSc. Claudia Cardoso Netto Nutricionista Responsável CRN: 02100608-8 E-mail: claucn@terra.com.br


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