A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ISOLAMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ISOLAMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 ISOLAMENTO

2 Isolamento UNIDADES DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
ISOLAMENTO = é a segregação de pessoas infectadas durante o período de transmissibilidade da moléstia, em local e condições que evitem a transmissão direta e indireta do agente infeccioso, prevenindo assim a propagação da doença. O Ministério da Saúde recomenda que uma parte dos leitos disponíveis nos hospitais gerais seja reservada ao atendimento de pacientes portadores de doenças transmissíveis.

3 Isolamento UNIDADES DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
A Unidade de Isolamento ideal deve ser: ser constituída de um quarto privativo, dotado de pia ou lavatório para a lavagem das mãos e de objetos, vaso sanitário e chuveiro, localizado em área proibida ao tráfego estranho ao serviço; contar com o mínimo de mobiliário possível: cama, criado-mudo, cadeira e mesa de refeições; levar em conta, em termos de instalação, também a natureza da infecção, as condições do paciente, a disponibilidade de recursos humanos treinados, além de adequar-se à estimativa da demanda para o dimensionamento da área física.

4 Isolamento UNIDADES DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
A Unidade de Isolamento ideal deve ser: Muitos hospitais, entretanto, não dispõem dessas condições ideais, e o isolamento é feito em quarto comum e não privativo. Mesmo assim é importante que a enfermagem desenvolva as técnicas corretas de atendimento, para garantir o menor risco possível de disseminação da doença, tanto entre os demais pacientes (infecção cruzada) quanto entre o pessoal do atendimento hospitalar. Por isso, toda a equipe hospitalar deve receber treinamento especifico quanto às técnicas de isolamento.

5 Isolamento UNIDADES DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS Técnicas de Isolamento
 Higiene das Mãos É essencial para a prevenção e o controle de doenças transmissíveis. A pessoa que vai assistir um paciente deve lavar as mãos antes e após o atendimento.  Uso do Avental De uso pessoal, o avental deve ser colocado imediatamente após a entrada no quarto. Se ele não for descartável, é preciso vesti-lo e despi-lo com técnicas adequadas, para evitar a veiculação de microorganismos do quarto para outros ambientes.

6 Isolamento

7 Isolamento UNIDADES DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS Técnicas de Isolamento
 Uso de Luvas As luvas devem ser trocadas após cada contato direto com o paciente ou com material infectado. Se forem reaproveitáveis, elas devem ser deixadas de molho em solução desinfetante; se forem descartáveis, elas devem ser colocadas no lixo do próprio quarto.  Uso de Gorro Os cabelos devem ser protegidos da contaminação através de aerossóis e gotículas de sangue e saliva, principalmente quando de procedimentos cirúrgicos, com a utilização de gorros descartáveis, que devem ser trocados quando houver sujidade visível.

8 Isolamento

9 Isolamento Técnicas de Isolamento
 Uso de Máscara As máscaras devem ser de preferência descartáveis. Elas são de uso pessoal e destinam-se a cobrir o nariz e a boca de quem entra em contato com o paciente. Devem ser colocadas após o gorro (se usar) e antes dos óculos de proteção e devem ser removidas enquanto o profissional estiver com luvas e desprezadas no próprio lixo do quarto, entretanto se a máscara for a N95 (usar em isolamento para aerossóis) tem durabilidade individual de 7 dias devendo ser guardadas (critérios de cada CCIH do serviço de saúde).

10 Isolamento

11 Isolamento Técnicas de Isolamento  Uso de Óculos Os óculos de proteção com vedação lateral ou protetores faciais de plástico, devem ser usados durante o tratamento de qualquer paciente, para proteção ocular contra acidentes ocupacionais e contaminação proveniente de aerossóis ou respingos de sangue ou saliva. Após o uso devem ser lavados e desinfetados quando apresentarem sujidade.

12 Isolamento

13 Isolamento Técnicas de Isolamento  Uso de Bota ou Sapato fechado
Artigos de utilização individualizada, que oferecem proteção à pele do profissional. Devem possuir solados antiderrapantes.  Coleta de Roupas Usadas O recolhimento das roupas usadas nas unidades de isolamento deve ser feito utilizando-se a técnica de ensacamento duplo (ou técnica do duplo saco).

14 Isolamento Técnicas de Isolamento  Transporte do Paciente
Ao transportar o paciente em maca ou cadeira de rodas, só é necessário protegê-lo com lençol e máscara, se for portador de doença que requer isolamento total, respiratório ou de proteção.  Coleta do Lixo O recolhimento deve ser feito em saco especial.

15 Técnicas de Isolamento
 Destino de Utensílios Alimentares De preferência, devem ser descartáveis; caso não sejam, devem ser acondicionados junto com os restos alimentares, utilizando-se a técnica do duplo saco.  Pesagem do Paciente Deve ser realizada por duas pessoas: uma delas fica do lado de fora e leva a balança até a porta do quarto, envolvendo-a com lençol; a outra entra no quarto, conduz o paciente até a porta, protege a base da balança com papel-toalha e ajuda o paciente a se posicionar para a pesagem. A pessoa que está do lado de fora procede à pesagem e anota os dados no prontuário; a outra auxilia o paciente a descer da balança e o acomoda no leito, recolhe o papel-toalha e o lençol e os coloca no lixo e no hamper do quarto respectivamente.

16 Isolamento  Desinfecção de Materiais, Equipamentos e Utensílios em geral Esses objetos devem ficar de inicio mergulhados em solução desinfetante; posteriormente devem ser lavados ou limpos com pano embebido nessa solução e enviados à Central de Material, duplamente ensacados.

17 Isolamento Desinfecção Concorrente
Procedimento de realização diária. Todas as superfícies (cama, criado-mudo, cadeira, mesa de refeições, suporte de soro, hamper, bacias, comadres e papagaio) devem ser lavadas e desinfetadas. As paredes e o chão devem ser limpos com o mesmo desinfetante. Os panos de limpeza, de uso privativo de cada quarto, devem ser enviados para a lavanderia em saco duplo.  Desinfecção Terminal Realizada após a alta, transferência ou óbito do paciente, após a retirada das roupas de cama, do lixo, etc., utilizando-se a técnica de ensacamento duplo; lavam-se todas as superfícies.

18 Isolamento Tipos de Isolamento  Isolamento Total ou Rigoroso
Tem o propósito de evitar a transmissão de infecção altamente contagiosa, que pode se disseminar através do ar ou vias de contato.  Isolamento Respiratório Tem o propósito de evitar a transmissão de doenças infecciosas à pequena distância, através do ar – transmissão por gotículas, que ficam suspensas no ar.

19 Isolamento Tipos de Isolamento  Isolamento Protetor
Tem o propósito de proteger o paciente não infectado e com baixa resistência.  Isolamento Entérico ou Precauções Entéricas Tem o propósito de evitar as infecções transmitidas por contato direto ou indiretas com as fezes infectadas e objetos ou artigos por elas contaminados.

20 Isolamento Tipos de Isolamento  Precauções com Pele e Feridas
O propósito é evitar as infecções causadas pelo contato direto com feridas ou com objetos contaminados por secreções de lesões cutâneas infectadas.  Precauções com Drenagem/Secreção de Materiais O propósito é evitar as infecções quer sejam transmitida por contato direto ou indireto, com material purulento, ou drenagem de algum local do corpo que esteja infectado.  Precauções com Sangue, Fluidos Corporais ou Líquidos Orgânicos O propósito é evitar a contaminação por transmissão por contato direto ou indireto com sangue ou fluidos orgânicos infectados.

21 OBRIGADA!


Carregar ppt "ISOLAMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google