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Alguns elementos básicos de movimentação e transporte

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Apresentação em tema: "Alguns elementos básicos de movimentação e transporte"— Transcrição da apresentação:

1 Alguns elementos básicos de movimentação e transporte
Prof. Ms. Reinaldo Toso Júnior Jundiaí, Março de 2006 Primeira edição: 17.ago.2003 Segunda edição: 12.fev.2006 Terceira edição: 04.mar.2006 Reprodução exclusiva para fins didáticos e para uso em aula, não utilizar para outros fins.

2 Caminhão, cavalo mecânico
Container (inglês), Contêiner (português). Carreta Buggy Porta Container Caminhão, cavalo mecânico container Fonte: original do autor buggy cavalo Fotografias obtidas da internet com propósitos exclusivamente acadêmicos. Fonte: extraído em 15/08/2003. Não usar para outros fins.

3 Carga especial ou carga perigosa – no exemplo com dimensões excedentes ao normal permitido – devem aguardar horário especial para trafegar e o tráfego é permitido mediante aprovação das autoridades de trânsito Imagens obtidas da internet com propósitos exclusivamente acadêmicos. Fonte: extraído em 15/08/2003. Não usar para outros fins.

4 Imagens obtidas da internet com propósitos exclusivamente acadêmicos
Imagens obtidas da internet com propósitos exclusivamente acadêmicos. Fonte: extraído em 15/08/2003. Não usar para outros fins. pallet carga

5 Seqüência ilustrada do funcionamento de uma empilhadeira
Clicar no retângulo para iniciar

6 Aplicação de filme plástico para proteger a mercadoria paletizada.
retorna Fonte: original do autor Trator sobre container pronto para embarque com plastificação - processo de "Shrink" flat rack container

7 Local para a colocação da marca indelével conforme a NIMF número 15 que trata da certificação fitossanitária para pallets de madeira maciça destinados à exportação.

8 Detalhe de parte de um pallet de madeira maciça.
Fita de arquear prendendo a caixa de baixo ao seu respectivo pallet

9 Detalhe de parte de um pallet de madeira não maciça.
Este tipo de madeira é a industrializada, passou por processos mecânicos, térmicos e químicos.

10 Alguns modelos movidos à gás
retorna A capacidade das empilhadeiras usadas em armazéns varia de 2 t até 5 t. As empilhadeira a gás de 2,5 t de capacidade são muito comum. Empilhadeiras de grande potência normalmente são movidas a diesel e são usadas em pátios externos. Existem também as empilhadeiras movidas à bateria, normalmente são de menor potência, mas são utilizadas em armazéns onde as mercadorias são muito sensíveis, tais como os alimentos, fármacos, produtos químicos, etc. Para produtos perigosos utilizam-se empilhadeiras elétricas com blindagem anti-faísca e pintura especial para inibir faíscas e carga eletrostática.

11 Alguns carros hidráulicos para pallets (paleteiras)
Manual de deslocamento horizontal apenas Elétrico e hidráulico para empilhamento e deslocamento vertical Elétrico e hidráulico para deslocamento vertical e transporta o operador também

12 Exemplos de pallets aéreos
LD-7 (Equivalent to IATA Type 5) External Displacement: 379.9 cu ft/10 cu m Maximum Gross Weight: 10,200 lb/4,627 kg Maximum External Dimensions: (L x W x H) Contoured 125" x 88" x 63" 317 cm x 223 cm x 160 cm P9A Lower Deck Pallet (Equivalent to IATA Type 6) External Displacement: 242 cu ft/6.9 cu m Maximum Gross Weight: 7,000 lb/3,175 kg Maximum External Dimensions: (L x W x H) Contoured 125" x 60" x 63" 317 cm x 152 cm x 160 cm Main Deck Pallet (Equivalent to IATA Type 2) External Displacement: 606 cu ft/17.16 cu m Maximum Gross Weight: 15,000 lb/6,804 kg Maximum External Dimensions: (L x W x H) Contoured 125" x 96" x 96" 317cm x 244cm x 244cm

13 Outros tipos de plástico
Aço galvanizado Alumínio Alguns tipos de pallets Plástico Outros tipos de plástico

14 Contêineres padrões Retorna Definições
Fonte:

15 Retorna Trator sobre container pronto para embarque com plastificação - processo de "Shrink"

16 Retorna CONTAINER DE CARGA

17 Graneleiro (Bulk Carrier): navio destinado ao transporte de carga sólida a granel, como trigo, soja, fertilizantes, minério, etc.; Navio Tanque (Tanker): engloba os vários tipos de navios especialmente construídos para o transporte de carga líquida a granel, como, por exemplo, os petroleiros; Porta Container (Full Container): navio especializado no transporte de carga containerizada. Transporta os containers não só nos porões, mas também sobre o convés; Roll On/Roll Off (ou simplesmente Ro-Ro): transporta veículos (carretas, carros, etc.), carregados ou não, que entram e saem de bordo através de uma rampa basculante usualmente localizada na popa ou na proa. ALGUNS TIPOS DE NAVIOS Popa = taseira Proa = frente popa proa

18 popa proa

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20

21

22 Polet Cargo Airlines Antonov An-124-100 Ruslan

23 O PORTO DE SANTOS

24 Retorna

25 Arrumação de cargas sobre os pallets
retorna Vista superior Vista lateral Fita de arquear utilizada para a fixação da carga ao pallet. Fonte: original do autor

26 O palete, do inglês pallet.
retorna Fonte: original do autor

27 CARGA PALETIZADA retorna
Carga de matéria-prima plástica do tipo polipropileno.

28 Container: Usado para transporte de mercadoria
Container: Usado para transporte de mercadoria. Constitui um equipamento do veículo transportador, que se caracteriza pela resistência e facilidade de transporte de mercadorias, por um ou mais modais, o mais conhecido é o marítimo, que normalmente é feito de aço, podendo existir modelos de aço inóx ou de alumínio. Contêiner em português e Container em Inglês. Alguns Tipos de Container Marítimo (as medidas podem variar um pouco de fabricante para fabricante): Retorna Tipo Comprimento (Pés) Dim. Externa CxLxA (mm) Dim. Interna CxLxA (mm) Capacidade Peso/Volume t/m³ Dry Box 20’ 6.058x2.438x2.591 5.900x2.352x2.395 21,6/33, 2 40’ 12.192x2.438x2.591 12.022x2.352x2.395 26,5/67,7 Dry/High Cube 12.192x2.438x2.896 12.022x2.352x2.696 26,3/76,2 Reefer 5.498x2.270x2.267 25,4/28,3 11.151x2.225x2.169 26,0/55,0 Open Top 21,6/3,2 12.020x2.350x2.342 Flat Rack 5.798x2.408x2.336 21,6/33,2 12.092x2.404x2.002 Plataform 6.058x2.438 6.020x2.413 12.192x2.438 12.150x2.290 Tank -x- 19/23 mil l

29 Transporte Rodoviário
O transporte rodoviário se caracteriza por um número reduzido de empresas transportadoras autorizadas a operar com transporte internacional. O exportador deve, porém, verificar junto a entidade de classe e/ou seus consultores logísticos a credibilidade das transportadoras, às quais pretendem recorrer. O frete rodoviário é cobrado por tonelada métrica ou peso bruto da mercadoria, o que render maior receita para o transportador. O Conhecimento de Embarque Rodoviário (Road Way Bill) é emitido em uma via original e em tantas cópias quantas forem solicitadas pelo cliente. Retorna continua

30 - Custos de fretes relativamente baixos;
Rodoviário - continuação Vantagens: - Custos de fretes relativamente baixos; - Serviços “porta a porta”, evitando riscos de manuseio; - Relativamente rápido, podendo dar pronta resposta às necessidades dos compradores; - Segurança de carga, devido ao pouco manuseio e a presença do motorista do veículo, que se torna um supervisor de carga; - Redução do custo de embalagem e rotulagem; e Desvantagens: - Não pode ser usado para grandes quantidades de mercadorias; - Não deve ser usado para longas distâncias; e - Está sujeito a congestionamento nas estradas, principalmente nos pontos de fronteiras, atrasando a entrega da carga. Retorna anterior

31 Retorna Alguns exemplos de containeres marítimos: Insulated Container
                       Dry Cargo Container (20’/40’) Dry Cargo High Cube Container (40’) Retorna Insulated Container Integrated Reefer Container (20’/40’) Open Top Container (20’/40’) Platform (20’/40’)                        Tank Container (20’) Flat Rack Container (20’/40’) Bulk Container (20’) Fonte: acesso em 08.mar.2006

32 Retorna 88" Pallet LD-26 A-2 Half Pallet AQ-6 96" Pallet 16FT Pallet
Alguns exemplos de conteineres aéreos:                                88" Pallet LD-26 A-2 Half Pallet AQ-6 96" Pallet 16FT Pallet LD-29 20FT Pallet M-6 AQ-7 Fonte: acesso em 08.mar.2006

33 Cont. Retorna LD-11 LD-9 LD-4 LD-8 LD-6 LD-3 Insulated LD-3 LD-1 LD-7 LD-2 Fonte: acesso em 08.mar.2006

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35 Fonte: acesso em 08.mar.2006, ref. À Corte secional do Boeing Advanced Desenho original: Aviagraphic/Mike Bedrock Tradução para o português: Sérgio R.M. Gonçalves

36 B747-400ERF Tipos de contornos ( Maindeck Pallet ) PORTAS
Nose Door – Porta da Frente: 140 x 98 pol. Side Door – Porta lateral: 134 x 123 pol. Lower Deck - Porta inferior: 104 x 66 pol. Bulk – Carga Solta:  44 x 47 pol. Comprimneto: 70,66 m Asas: 64,44 m Altura: 19,41 m Alcance máx.  km Velocidade cruzeiro: 916 (Km/h) Carga máxima: 117,55 t Volume máximo:  pés cúbicos Quantidade Máxima de pallets: (Main Deck) 30 peças. Quantidade máxima de contêineres tipo LD3  (Lower Deck):  32 peças Tipos de contornos ( Maindeck Pallet ) Fonte: acesso 08.mar.2006

37 Double stack train Maersk Line containers on track. Fonte: acesso 08.mar.2006

38 Esta é uma lista de termos técnicos usados por marinheiros:
Amainar - colher ou arriar as velas; Âncora - peça primitiva de pedra - modernamente de ferro terminada por duas unhas e uma argola na extemidade oposta -, a que se liga um cabo, utilizada para segurar as embarcações; Astrolábio - instrumento de navegação; Bombordo - é o lado à esquerda da embarcação quando o observador olha para a proa; durante a época dos Descobrimentos portugueses, nas navegações ao longo da costa africana, o "bom bordo" era o que estava do lado da terra firme, à qual era necessário aceder frequentemente em virtude de tempestades, falta de água ou de alimentos; Bolina, Navegar à - técnica de navegação contra ventos não favoráveis; Boreste (no Brasil) ou Estibordo (em Portugal) - é o lado do navio à direita da embarcação quando o observador olha para a proa; Bússola - instrumento de navegação, que indica o Norte magnético da terra; Calado - medida da profundidade a que se encontra a quilha do navio: Casco - a estrutura de flutuação de uma embarcação; Escota - corda atada à retranca do mastro da embarcação através da qual se controla a abertura da vela em relação ao vento; Estibordo (ver Boreste); Popa - é a parte de trás de uma embarcação; Proa - é a parte dianteira de uma embarcação; Quadrante - instrumento de navegação; Sextante - instrumento de navegação, usado para medir o ângulo entre uma reta que passa pelo observador e um astro, e a linha horizontal; Vela - estrutura de propulsão de determinados tipos de embarcação, que usam as forças dos ventos.

39

40 retorna

41 Fontes consultadas: http://www.airliners.net/search/photo.search
Todas as imagens aqui apresentadas pertencem aos proprietários e sua divulgação é somente para fins acadêmicos


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