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Recursos Tecnológicos na Educação Superior

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Apresentação em tema: "Recursos Tecnológicos na Educação Superior"— Transcrição da apresentação:

1 Recursos Tecnológicos na Educação Superior
Oficina II Recursos Tecnológicos na Educação Superior

2 Ementa Tecnologia e educação.
O uso de softwares pedagógicos como instrumento de apoio ás atividades de ensino. Emprego de recursos da tecnologia nas aulas: desenvolvimento de vídeos, filmes, páginas de internet e pequenos softwares.

3 Tecnologias na Educação x Informática Educativa

4 Informática Educativa
A informática é mais uma disciplina integrada ao currículo. Ensina-se, por exemplo, linguagens de programação e a utilizar os softwares do Office.

5 Tecnologias na Educação
A informática é utilizada como um recurso, uma ferramenta para a construção de conhecimento. A principal forma de trabalhar é através de projetos, webquests, webgincanas, projetos colaborativos entre escolas geograficamente separadas.

6 Histórico da Tecnologia na Educação
A Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, iniciou cooperação técnica com o LAB do Massachussets Institute of Technology - MIT, criando um grupo interdisciplinar para pesquisar o uso de computadores com linguagem LOGO na educação de crianças.

7 Histórico da Tecnologia na Educação
“LOGO” é, ao mesmo tempo, uma linguagem de programação de alto nível, uma metodologia de ensino e uma filosofia educacional, ela propõe o uso do computador como ferramenta no processo educacional, permitindo que as pessoas dominem conceitos mais profundos de Matemática, Ciências, Linguagem e em muitas outras áreas do conhecimento. (PAPERT, 1985).

8 Histórico da Tecnologia na Educação
Algumas versões do LOGO SuperLogo MswLogo TinyLogo NetLogo Mais informações:

9 Histórico da Tecnologia na Educação
A cultura nacional de informática na educação teve início nos anos 80, a partir dos resultados de dois seminários internacionais (1981 e 1982) sobre o uso do computador como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem. Fonte:História da Informática Educativa no Brasil do Site do MEC/SEED/PROINFO

10 Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s)

11 Tecnologias da informação e comunicação (TIC´s)
Principais tecnologias da informação e comunicação- Projetos Projeto Praia - Projeto realizado a distância por Multiplicadores, Professores e Especialistas Resolução de Problemas no Ensino Médio - Exemplo de atividade, realizada a distância Projeto Brasil/Argentina - Projeto realizado entre alunos do Ensino Fundamental do Brasil e Argentina Aprender Juntos - Projeto Brasil/Canadá LTNet-Brasil - Espaço virtual aberto para trocas entre escolas e construção de projetos

12 Clube Virtual de Matemática - Clube virtual destinado a profissionais de educação, independente da área do conhecimento, que queiram contribuir para a desmistificação da Matemática como disciplina isolada Artes, usando planilha Desafios sugeridos pelos Multiplicadores Djalma Hermenegildo Giovanelli do NTE de Gurupi/TO e Denise Arakaki Takemoto do Centro Municipal de Tecnologia Educacional Campo Grande/MS Peixe no Excel Ambiente aquático Mosaico Oficina Excel: Criando propostas de projetos - Diversas atividades e projeto do trabalho, enviados pelo Prof. Adalto Dias Soares, CAIC Santa Maria/DF. Trabalho com alfabeto, sílabas, cruzadinhas e muito mais.

13 Papéis dos aprendizes e dos educadores em ambientes de aprendizagem baseados nas TICs
Analisar e debater as mudanças nos papéis de aprendizes e educadores a partir da introdução das novas TICs

14 Impacto das TICs em diferentes contextos educacionais
Analisar e debater o impacto das TICs nos ambientes offline, online e à distância, envolvendo exemplos de ensino e aprendizado nos níveis superior, médio e básico.

15 Educação à distância mediada pelas TICs
Desenvolver a habilidade de estruturar ensino e aprendizado utilizando sistemas de ensino à distância.

16 Termos Educacionais Educação on line: A educação acontece através de uma rede, porém, não existe uma mediação por parte de um docente, além do material ficar disponível de forma linear, bastando apenas o aluno avançar até o final do curso. Educação a distância: Ao contrario da “educação on line”, essa sim é mediada por um docente e por uma equipe de profissionais que utiliza diversos recursos que podem ser através de chat, fórum ou utilizando diferentes outros formatos tecnológicos.

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18 EAD Conceitos e Características Aspectos tecnológicos
Uso de recursos básicos da Internet para o Ensino a Distância Videoconferência: requisitos ambientais, de rede, computacionais ,Compressão de vídeo, formas de transmissão e padrões

19 Conceitos e Características Aspectos tecnológicos - EAD
O termo e-Learning é fruto maduro de uma combinação ocorrida entre o ensino com auxílio da tecnologia e a educação a distância. Ambas modalidades convergiram para a educação on-line e para o treinamento baseado em Web, que ao final resultou no e-Learning.

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21 Exemplos de E-learning Moodle TelEduc

22 Ferramentas de EAD Teleconferência Videoconferência

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25 Definições em EAD E-Learning Sistemas LMS BLOG Twitter WEB 2.0
Wikipédia FAQ´s

26 E-Learning O termo e-Learning é fruto maduro de uma combinação ocorrida entre o ensino com auxílio da tecnologia e a educação a distância. No e-Learning, as etapas de ensino são pré-programadas, divididas em módulos e são utilizados diversos recursos como o , textos e imagens digitalizadas, sala de bate-papo, links para fontes externas de informações, vídeos e teleconferências, entre outras. 

27 Sistemas LMS A fim de apoiar o processo de e-Learning, foram desenvolvidos os LMS’s (Learning Management System), sistemas de gestão de ensino e aprendizagem na web. Softwares projetados para atuarem como salas de aula virtuais, gerando várias possibilidades de interações entre os seus participantes.

28 A diferença entre o Jornal, Blog e o Twitter
Jornal: "Lennon foi assassinado ontem". Blog: "Lennon acaba de ser assassinado". Twitter: "Lennon está dando autógrafo p/ um esquisitão"

29 BLOG Um blog (contração do termo "Web log"), é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou "posts". Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.

30 BLOG Muitos sites oferecem gratuitamente serviço de hospedagem de blog com ferramentas que ajudam na configuração da página na web.

31 Twitter

32 Twitter Twitter é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários que enviem e leiam atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), através da própria Web, por SMS e por softwares específicos instalados em dispositivos portateis como o Twitterberry desenvolvido para o Blackberry.

33 Web 2.0 "Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva" — Tim O'Reilly

34 Wiki Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A palavra "wiki" é muitas vezes associada ao acrônimo "what I know, is, " ("o que sei é"). A palavra é também associada a "wiki" que, na linguagem indígena havaiana, significa rápido ou acelerado.. Muitos wikis são criados por grupos de pessoas com afinidades sobre determinados assuntos, que se reúnem e trocam pensamentos e ideias.

35 FAQ´s Frequently Asked Questions- FAQ significa questões frequentemente perguntadas. É um recurso muito útil no atendimento aos clientes pela Internet.

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37 Moodle Para se instalar a plataforma é necessário ter alguns pré-requisitos: Um servidor de páginas – preferencialmente Apache – O pré-interpretador de textos PHP - Um servidor de Bancos de Dados – preferencialmente MySQL - Isso é o que chamamos de tríade ou AMP – Apache, MySQL e PHP – e qualquer combinação desses três elementos em qualquer plataforma é capaz de rodar o Moodle sem problemas adicionais.

38 Moodle Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment - Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. Em linguagem coloquial, o verbo to moodle descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo. O programa é gratuito (ver licença GNU-GPL) e pode ser instalado em diversos ambientes (Unix, Linux, Windows, Mac OS) Muitas instituições de ensino (básico e superior) e centros de formação estão adaptando a plataforma aos próprios conteúdos, com sucesso, não apenas para cursos totalmente virtuais, mas também como apoio aos cursos presenciais. A plataforma também vem sendo utilizada para outros tipos de atividades que envolvem formação de grupos de estudo, treinamento de professores e até desenvolvimento de projetos. Muito usado também na Educação a distância.

39 Moodle Plataformas similares Amadeus lms Ambiente Virtual SOLAR
AVA-UNISINOS Blackboard Desire2Learn DeskEaD Dokeos TelEduc (Unicamp) WebCT Eureka (PUCPR) AVA (UNITINS)

40 Lista de mitos Você precisa ter conhecimentos avançados em informática para usar o Moodle: Aqui o ponto é interessante fazer uma comparação, assim como fez o Tomaz Lasic. Você sabe usar um ? Anexar arquivos? Caso saiba, esse é o conhecimento necessário para usar o Moodle! Só isso? Sim, na maioria das situações é apenas um trabalho de gerenciar uma interface na internet, voltava para educação. Com o Moodle, você precisa estar o tempo todo na frente do computador: Tudo vai depender de como você planejou o seu curso ou disciplina. Por exemplo, um curso assíncrono é projetado para que os alunos possam participar independente da hora em que o tutor esteja online. Agora, se o curso for síncrono, em todos os sistemas e não só no Moodle o tutor precisa ficar online no computador. Portanto, o mito é infundado. Os alunos adoram o Moodle, por ser uma rede social para educação: Esse é um dos mitos mais perigosos, pois o Moodle sozinho não resolve um curso. A instituição precisa investir em conteúdos e na capacitação de tutores. Nos primeiros momentos, os alunos podem até ficar empolgados com a novidade, mas depois perdem o interesse e deixam de acessar o sistema. O Moodle é próprio para jogos educativos e atividades recreativas na internet: O sistema até permite a utilização desse tipo de conteúdo, mas o foco dele é na interação entre alunos e tutores. Os jogos são apenas mais uma ferramenta. O Moodle é apenas mais uma das ferramentas necessárias para ensinar na internet, com o tempo ele será superado: Essa é uma meia verdade. No curto prazo não acredito que o Moodle venha a desaparecer, mas evoluir. O que aprendemos hoje será defasado em pouco tempo? Essa é uma afirmação que se aplica em todos os campos do conhecimento e não apenas ao uso do Moodle.

41 Avaliação Sistema de Avaliação:
As avaliações comporão 3 notas parciais, sendo a primeira oriunda das notas de Participação em Fóruns e Chats debatendo assuntos relacionados a EAD, a segunda criação de um Portifólio ou Blog elaborado pelo aluno a partir de suas atividades no laboratório e a terceira oriunda da avaliação de um Projeto a ser desenvolvido durante a disciplina. A nota final será calculada da seguinte forma: MF = (2xNPart + 2xPortOnLine+ 6xNProj )/10


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