A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

KARL MARX (1818 -1883) Thiago Gonçalves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "KARL MARX (1818 -1883) Thiago Gonçalves."— Transcrição da apresentação:

1 KARL MARX ( ) Thiago Gonçalves

2 KARL MARX PRAXIS = TEORIA + PRÁTICA TEORIA – PRÁTICA = IDEALISMO
PRÁTICA – TEORIA = ATIVISMO “Os filósofos até agora se limitaram a interpretar o mundo, mas o que importa é transforma-lo” Karl Marx

3 KARL MARX TEORIA DO MATERIALISMO HISTÓRICO.
Marx parte do princípio de que a estrutura de uma sociedade qualquer reflete a forma como os homens se organizam para a produção social de bens, englobando dois fatores fundamentais:

4 KARL MARX As Relações Sociais de Produção + As Forças Produtivas =
A Base econômica das sociedades hierarquicamente construídas (Modo de Produção)

5 KARL MARX MARX AFIRMA QUE:
“ O MODO DE PRODUÇÃO DA VIDA MATERIAL (base econômica da produção de bens materiais) CONDICIONA O DESENVOLVIMENTO DA VIDA SOCIAL, POLÍTICA E INTELECTUAL EM GERAL (superestrutura da sociedade).” ...a base da organização da sociedade é econômica, e a partir dessa organização surgem as outras estruturas da sociedade (instâncias políticas, jurídicas e ideológicas).

6 KARL MARX TEORIA DO MATERIALISMO DIALÉTICO.
Em cada modo de produção, a desigualdade de propriedade, como fundamento das relações de produção, cria contradições básicas com o desenvolvimento das forças produtivas. Essas contradições se acirram até provocar um processo revolucionário, com a derrocada do modo de produção vigente e a ascensão de outro.

7 KARL MARX O CAPITALISMO
O capitalismo é marcado por relações sociais de produção nas quais uns são proprietários dos meios de produção e outros vendem sua força de trabalho como mercadoria para garantiram a reprodução material de suas vidas. Os donos dos meios de produção utilizam a força de trabalho para produzir mercadoria e é a força de trabalho que gera valor à mercadoria. O capitalista paga o salário ao trabalhador, mas esse salário nunca corresponde ao valor produzido pelo trabalhador. Este produz uma parte de trabalho que é paga pelo salário, a outra parte trabalhada fica com o empresário – é a mais-valia, o que valoriza o capital.

8 KARL MARX Teoria da MAIS-VALIA
Ao estudar o Capitalismo, Marx afirmava que a jornada do trabalhador era composta da seguinte forma: Trabalho necessário = remunerado com o salário do trabalhador + Trabalho excedente = “mais valia” , ou seja, o trabalho não pago e apropriado pelo capitalista, decorrente da exploração do trabalhador

9 KARL MARX É da mais valia que é retirado o capital para a compra e reposição de máquinas, para aquisição de matéria prima e o lucro do capitalista. Com esse raciocínio Marx torna-se um crítico do Capitalismo e da sociedade burguesa, por ser um sistema e uma sociedade que exploram o proletariado de forma desumana em busca de lucro e tomada de poder.

10 KARL MARX A resolução do conflito entre os proprietários dos meios de produção e do proletariado, ou seja, da relação de exploração do capitalismo, só pode ser conseguida com a luta de classes que seja superada a causa dos conflitos: a propriedade privada dos meios de produção.

11 KARL MARX Esses setores opostos, em seu processo de interação, buscam uma solução para as tensões resultantes de suas diferenças, ainda que exista uma manipulação de ideias com o único intuito de engrupir o povo, através da alienação política e cultural, para que este não perceba o vínculo entre o poder econômico e o poder político que irá influenciar na qualidade de vida de todos.

12 Transitoriedade do capitalismo
KARL MARX Transitoriedade do capitalismo O capitalismo não aboliu as contradições sociais: substituiu as velhas classes, condições de opressão e formas de luta por outras novas; Também o capitalismo estaria condenado a extinguir-se com a eclosão de um processo revolucionário.

13 KARL MARX O proletariado é um agente transformador da sociedade capitalista, pois: O crescimento das fábricas aumenta a concentração dos trabalhadores em grandes centros industriais. A consciência de sua situação social é compartilhada por todos os membros da classe; A capacidade de organização e luta é reforçada.

14 KARL MARX SÍNTESE Sociedade capitalista: propriedade privada, trabalho assalariado, sistema de troca e divisão social do trabalho; Força de trabalho: trabalho que se torna mercadoria; Mercadoria: pode ser comprada ou vendida; Acumulação primitiva do capital: conjugação de fatores que resultam no acúmulo de riquezas; Mais-valia: parcela significativa do valor-trabalho produzido pelos trabalhadores, que é apropriada pelos capitalistas (horas trabalhadas e não pagas, que acumuladas e reaplicadas no processo produtivo enriquece mais rapidamente o capitalista);

15 KARL MARX Acumulação do capital; resultado da mais-valia;
Trabalho na sociedade capitalista: conflito entre classe de trabalhadores e capitalistas; As classes sociais expressam as desigualdades sobre as quais se assenta a sociedade capitalista; A forma como os indivíduos se inserem no conjunto de relações (econômicas e sócio-políticas) pode explicar a divisão da sociedade em classes sociais; Apropriação: o capitalista apropria-se do resultado da produção do operário; Expropriação: o operário produz riqueza e o capitalista se apropria dela (acumulação do capital pelo capital); Classes fundamentais na sociedade capitalista: a burguesia (personificação do capital) o operário (personificação do trabalho assalariado);

16 KARL MARX Relações sociais: modo como os homens produzem as suas vidas no âmbito material, político e cultural; Relações antagônicas: trabalho assalariado e capital. Um não poderia existir sem o outro. Apropriação econômica e dominação política; Capitalismo: sistema de mercantilização e produção de mais-valia; Riqueza: valor-de-uso é atributo do homem; Valor: valor-de-troca é atributo da mercadoria;


Carregar ppt "KARL MARX (1818 -1883) Thiago Gonçalves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google