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PublicouCristiana Beltrão Igrejas Alterado mais de 8 anos atrás
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A Escola Nova como proposta de organização do sistema educativo e escolarização do social.
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Reformas dos sistemas educativos 1920-1925 – Sampaio Dória (SP) 1922-1923 – Lourenço Filho (CE) 1922-1926 – Carneiro Leão (RJ) 1925-1927 – Anísio Teixeira (BA) 1927-1930 – Francisco Campos (MG) - Fernando de Azevedo (RJ) 1928-1930 – Carneiro Leão (PE) 1930-1931 – Lourenço Filho (SP) 1931-1935 – Anísio Teixeira (RJ) 1933 – Fernando de Azevedo (SP)
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Diferentes propostas mas alguns primados comuns Escola ativa: o aluno como centro do processo de ensino e aprendizagem. –Método de projetos –Método de centros de interesse –Trabalho realizado em colaboração (grupos) –Aluno experimentador –Atividades de excursão
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Método de projetos
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Centro de interesse: O leite (1931)
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Outros primados comuns Interesse psicológico sobre a criança e a atividade educativa. –Difusão dos testes de inteligência Cuidados com a higiene –Pelotão de saúde –Copo de leite –Fichas antropométricas –Gabinetes dentários –Assistência alimentar e médica
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A preocupação higiênica fazia-se sentir também nos concursos de beleza infantil À educação higiênica associava-se a formação da criança para controle dos hábitos familiares.
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e nos concursos de robustez infantil dissemina- dos a partir da década de 1920.
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Os parques infantis (1935): formação física da criança saudável.
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Uso de novas tecnologias –A biblioteca escolar –O museu escolar –O cinema –O rádio educativo Outros primados comuns
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Ruralismo pedagógico Comunicação com outros países (Panamericanismo) Trabalhos manuais Outros primados comuns
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Difusão de impressos Nova cultura profissional docente Coleções: –Biblioteca da Educação – 1927 – Lourenço Filho – Cia. Melhoramentos de S.Paulo (SP) –Coleção Pedagógica – 1929 – Paulo maranhão – F.Brigiet & Cia (RJ) –Biblioteca Pedagógica Brasileira – 1931 – Fernando de Azevedo – Cia. Editora Nacional (SP)
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Formação docente Criação dos Institutos de Educação –1932-1937 – Rio de Janeiro – reforma Anísio Teixeira (incorporação à UDF em 1935) –1933-1938 – São Paulo – reforma Fernando de Azevedo (incorporação à USP em 1934)
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Disputas no campo O Manifesto de 1932 (19 de março) –Signatários: Fernando de Azevedo, Afrânio Peixoto, Sampaio Dória, Lourenço Filho, Roquette Pinto, Julio de Mesquita Filho, Raul Briquet, Mario Cassasanta, Delgado de Carvalho, Almeida Junior, J.P. Fontenelle, Roldão de barros, Noemy Silveira, Hermes Lima, Attilio Vivacqua, Francisco Venâncio Filho, Paulo Maranhão, Cecilia Meirelles, Garcia de Rezende, Nóbrega da Cunha, Paschoal Lemme, Raul Gomes.
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Propostas do Manifesto: –Escola socializadora, reconstituída sobre a base da atividade e da produção (primária e secundária) –Formação para o magistério em nível superior –Escolas profissionais divididas em cultura humanista (3 anos) e cultura profissional (3 anos) –Escola única (horizontal e verticalmente) –Laicidade, gratuidade, obrigatoriedade e coeducação dos sexos.
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Embate Pioneiros X Católicos pela definição dos rumos da educação nacional –Criação do Ministério de Educação e Saúde em 1930. –Ensino religioso –Primados pedagógicos X primados filosóficos Escola Nova como movimento
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Mulher e magistério Celibato pedagógico (1927 – I Conferência Nacional de Educação) Educação sexual Direito ao voto (24 de fevereiro de 1932) Maternidade cívica.
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