A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização e Prática da Educação Infantil. Estágio Conhecer, ler e analisar o Projeto Político Pedagógico. Acompanhar e conhecer a rotina do trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização e Prática da Educação Infantil. Estágio Conhecer, ler e analisar o Projeto Político Pedagógico. Acompanhar e conhecer a rotina do trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 Organização e Prática da Educação Infantil

2 Estágio Conhecer, ler e analisar o Projeto Político Pedagógico. Acompanhar e conhecer a rotina do trabalho de gestão. Observar e conhecer a rotina da instituição. Fazer um levantamento dos profissionais envolvidos (função e formação).

3 Formação Profissional É tarefa urgente repensar a formação profissional de todos os que trabalham com crianças de 0 a 6 anos. Historicamente, a formação do docente da área tem sido extremamente pobre ou inexistente. A concepção assistencialista fez com que pessoas sem qualificação profissional específica fossem recrutadas para cuidar das crianças e interagir com elas.

4 O modelo familiar/materno de cuidado nega a exigência de profissionalização. Espera-se que o profissional tenha paciência, seja afetivo e firme na condução do grupo. Exige-se pouco conhecimento elaborado acerca das funções da educação infantil, do desenvolvimento das crianças e das diversas dimensões que nos possibilitam conhecer o mundo.

5 Modelo higienista defende a formação de puericultores ou de berçaristas, com conhecimentos e habilidades voltados ao desenvolvimento físico das crianças, priorizando os cuidados de saúde e a satisfação de necessidades básicas como sono, fome, sede e higiene.

6 Modelo recreacionista propõe o preparo de animadores culturais e especialistas em lazer, que muitas vezes desconhecem as características do desenvolvimento infantil.

7 Modelo escolar defende a presença de professores polivalentes, que comumente antecipam práticas tradicionais de escolarização, orientadas para a padronização de condutas, ritmos e produções.

8 Lei 9394/96, artigo 29 Educação Infantil, primeira etapa da educação básica. Finalidade - desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Formação de educadores em nível superior, visando a melhoria da qualidade do trabalho pedagógico.

9 A formação de novas gerações não significa o adestramento de pequenos selvagens por meio de um trabalho em linhas de montagem. A criança não é dependente daquilo que tentam lhe impor como o certo, como verdade única, como formas de ação a serem imitadas, ignorando o divergente e a contradição.

10 A organização do trabalho infantil deve: abrir mão de um ambiente de silêncio e obediência, concretizar situações em que as crianças se mostrem exploradoras e sejam reconhecidas como interlocutoras inteligentes, que constroem argumentos no confronto com situações estimulantes, respeitar ritmos, desejos e características do pensamento infantil.

11 Pergunta O que você julga imprescindível na sua formação docente?

12 Projeto Político Pedagógico Conhecer, ler e identificar aspectos que revelem: A criança como sujeito social e histórico. O trabalho com aspectos culturais. As áreas de conhecimento trabalhadas. As necessidades infantis que são atendidas.


Carregar ppt "Organização e Prática da Educação Infantil. Estágio Conhecer, ler e analisar o Projeto Político Pedagógico. Acompanhar e conhecer a rotina do trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google