A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adaptado dos manuais Novas Leituras 7, ASA e Entre Palavras 8, Sebenta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adaptado dos manuais Novas Leituras 7, ASA e Entre Palavras 8, Sebenta."— Transcrição da apresentação:

1 Adaptado dos manuais Novas Leituras 7, ASA e Entre Palavras 8, Sebenta

2 O QUE É O TEATRO?

3  Uma das mais antigas expressões artísticas do Homem;  Tem origem no verbo grego “theastai” (ver, contemplar, olhar) e no vocábulo grego “théatron” (o lugar onde se vê);  Arte que consiste na representação do real, através da imitação  Tem origem remota em rituais e danças;  Assume carácter literário na Grécia antiga, no séc. IV a.C.;  Representado em honra do deus Dionísio, em auditórios ao ar livre;  Parte integrante da educação de um grego;  Alguns autores gregos: Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE O TEATRO

4 ANFITEATRO GREGO

5 Definição Tipologia Textual: o texto dramático Texto escrito por um dramaturgo, destinado a ser encenado, em que as palavras proferidas pelos atores, que encarnam o papel das personagens, são completadas por gestos, silêncios, expressões fisionómicas, ritmos, pausas, atitudes… O TEXTO DRAMÁTICO

6 Tipologia Textual: o texto dramático A encenação de um texto dramático implica vários intervenientes: ProfissõesFunções Aderecista Executa os adereços (objetos em cena) necessários. Cabeleireira de cena Prepara os penteados dos atores. Cenógrafo Encarrega-se da decoração da cena. Dramaturgo Autor de um texto dramático. Encenador Responsável pela conceção, orientação e direção de todas as atividades necessárias para que um espetáculo se realize. Elenco Conjunto de atores que vai representar a peça. Figurinista Desenha o guarda-roupa das personagens. Guarda-roupa Confeciona as roupas ou o conjunto de trajes dos atores. Luminotécnico Encarrega-se da iluminação do espetáculo. Maquilhadora de cena Maquilha – caracteriza – os atores. Sonoplasta Responsável pelos sons que acompanham o espetáculo.

7 Exemplo Tipologia Textual: o texto dramático Jardim de Capuleto ( entra Romeu) Romeu – Só se ri das cicatrizes aquele que nunca sentiu uma ferida (Julieta aparece à janela). Mas… devagarinho! Qual é a luz que brilha através daquela janela? É o oriente, e Julieta é o Sol. (…) Vede como ela encosta a face à sua mão. Oh! Quem me dera ser a luva dessa mão, para poder tocar na sua face. Julieta – Ai de mim! Na bela Verona, onde se vai passar este drama, duas famílias, iguais em nobreza, impulsionadas por antigos rancores, fazem com que entre si se desencadeiem novas discórdias, em que o sangue dos cidadãos tinge as mãos dos cidadãos. (…)

8 Exemplo Tipologia Textual: o texto dramático Romeu – Está a falar… Oh! Continua, anjo resplandecente! Porque esta noite tu brilhas tão esplendorosamente sobre a minha cabeça como o alado mensageiro do Céu perante o olhar extasiado dos mortais, (…) Julieta – Oh! Romeu, Romeu! Mas porque és tu Romeu? Renega o teu pai, o teu nome; ou se o não quiseres fazer, jura apenas que me amas e deixarei eu de ser uma Capuleto. (…) Romeu – Chama-me apenas teu amor, e far-me-ei de novo batizar. De hora avante nunca mais serei Romeu. (…) William Shakespeare, Romeu e Julieta

9 Características Tipologia Textual: o texto dramático O texto dramático é constituído por T EXTO PRINCIPAL T EXTO SECUNDÁRIO Falas das personagens: diálogo; monólogo; apartes (comentários que se destinam a ser ouvidos apenas pelo público). Didascálias indicações cénicas apresentadas entre parênteses e em itálico, sobre as personagens, o cenário, a iluminação e som.

10 Tipologia Textual: o texto dramático As didascálias ou indicações cénicas são muito importantes: complementam a leitura; servem de suporte à representação do texto. Existem vários tipos de didascálias de acordo com a informação que fornecem:

11 Tipologia Textual: o texto dramático O texto dramático possui os seguintes elementos estruturais ou categorias:

12 Tipologia Textual: o texto dramático É a sucessão de acontecimentos que têm lugar num dado espaço e tempo. Ação Estrutura externa AtosCenas Estrutura interna Exposição Conflito Desenlace

13 Tipologia Textual: o texto dramático Estrutura externa Correspondem à mudança de cenário. Integram as cenas. ATOS CENAS Indica que uma personagem entra ou sai do palco. O teatro moderno não se rege por estas regras, pelo que poderá não se dividir em cenas ou sequer em atos.

14 Tipologia Textual: o texto dramático Estrutura interna Momento em que conhecemos: as personagens; os antecedentes da ação. EXPOSIÇÃO Conjunto de peripécias que fazem a ação progredir através de momentos de tensão e expectativa até ao ponto culminante. CONFLITO DESENLACE Desfecho da ação dramática.

15 Tipologia Textual: o texto dramático local onde decorrem os acontecimentos FISICO ambiente social em que as personagens se movimentam SOCIAL O espaço não se resume ao lugar onde o(s) evento(s) se realiza(m), possuindo também uma dimensão social e psicológica importante para a interpretação textual.

16 Tipologia Textual: o texto dramático consiste no espaço real – geográfico, interior e exterior – onde os acontecimentos ocorrem (cenário) e no qual os jogos de luz/acústicos e a decoração assumem extrema importância. No texto dramático o espaço físico é, normalmente, caracterizado pelas didascálicas que antecedem cada ato e que fornecem informações imprescindíveis para a construção de cenários e ambientes FISICO O espaço não se resume ao lugar onde o(s) evento(s) se realiza(m), possuindo também uma dimensão social e psicológica importante para a interpretação textual. SOCIAL ambiente social em que as personagens se movimentam ALUDIDO trata-se de um espaço referido nas falas das personagens, mas que não é representado, ou seja, apenas lhe é feita alusão.

17 Tipologia Textual: o texto dramático Num texto dramático, o tempo em que decorre a ação é relativamente curto, na medida em que, na representação, muito tempo transforma-se em pouco tempo, dada a sua tendência para a concentração. Da diegese consiste na duração da ação segundo uma ordenação cronológica, com marcas objetivas da passagem das horas, dias, semanas, meses, anos, etc. Da representação corresponde à duração da apresentação da peça em palco.

18 Tipologia Textual: o texto dramático Entidade ficcional dotada de um retrato físico e psicológico.

19 Tipologia Textual: o texto dramático Relevo Principal Secundária Figurante Desempenha o papel de maior importância. Desempenha papéis de menor relevo. Não desempenha qualquer papel específico, mas é importante para a compreensão da ação.

20 Tipologia Textual: o texto dramático Composição Modelada Plana Personagem-tipo O seu comportamento sofre alterações ao longo da ação. O seu comportamento não sofre alterações ao longo da ação. Representa um estatuto social, cultural, económico, profissional, com as qualidades e/ou os seus defeitos.


Carregar ppt "Adaptado dos manuais Novas Leituras 7, ASA e Entre Palavras 8, Sebenta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google