A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Básico da Doutrina Espírita – SEMP - 2016.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Básico da Doutrina Espírita – SEMP - 2016."— Transcrição da apresentação:

1 Programa Básico da Doutrina Espírita – SEMP - 2016

2  Livro dos Espíritos – 93 á 95, 257, 187,150 e 257;  A Gênese – Capítulo 14 item 7 a 12.  Livro dos Médiums – itens 50 e 51; 53 a 59;  Revista Espírita – Março 1866;

3 “Renascemos com um corpo espiritual.”

4  O Espírito propriamente dito vive a descoberto ou, como pretendem alguns, envolvidos por alguma substância?  O Espírito é envolvido por uma substância que é vaporosa para ti, mas ainda bastante grosseira para nós; suficientemente vaporosa, entretanto, para que ele possa elevar-se na atmosfera e transportar-se para onde quiser.  Comentário de Kardec: Como a semente de um fruto é envolvida pelo perisperma o Espírito propriamente dito é revestido de um envoltório que, por comparação, se pode chamar períspirito.

5  Perisperma = reveste a semente  Períspírito = reveste o espírito  Em 1857,Kardec usou o exemplo da fruta.

6

7

8  De onde tira o Espírito o seu envoltório semimaterial?  — Do fluído universal de cada globo. É por isso que ele não é o mesmo em todos os mundos; passando de um mundo para outro, o Espírito muda de envoltório, como mudais de roupa.  a) Dessa maneira, quando os Espíritos de mundos superiores vêm até nós, tomam um períspirito mais grosseiro?  — É necessário que eles se revistam da vossa matéria, como já dissemos.

9 Cap 14, 7. – ” O perisírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é um dos mais importantes produtos do fluído cósmico; é uma condensação destes fluídos em torno da alma inteligente. ”

10

11  95. O envoltório semimaterial do Espírito tem formas determinadas e pode ser perceptível?  — Sim, uma forma ao arbítrio do Espírito; e é assim que ele vos aparece algumas vezes, seja nos sonhos, seja no estado de vigília, podendo tomar uma forma visível e mesmo palpável.

12  150. A alma, após a morte, conserva a sua individualidade?  “Sim; jamais a perde. Que seria ela, se não a conservasse?”  a) - Como comprova a alma a sua individualidade, uma vez que não tem mais corpo material?  “Continua a ter um fluido que lhe é próprio, haurido na atmosfera do seu planeta, e que guarda a aparência de sua última encarnação: seu perispírito.”

13  “...Haurido do meio ambiente, esse invólucro varia de acordo com a natureza dos mundos. Ao passarem de um mundo a outro, os Espíritos mudam de envoltório, como nós mudamos de roupa, quando passamos do inverno ao verão, ou do pólo ao equador. Quando vêm visitar-nos, os mais elevados se revestem do perispírito terrestre e então suas percepções se produzem como no comum dos Espíritos. Todos, porém, assim os inferiores como os superiores, não ouvem, nem sentem, senão o que queiram ouvir ou sentir. Não possuindo órgãos sensitivos, eles podem, livremente, tornar ativas ou nulas suas percepções. Uma só coisa são obrigados a ouvir – os conselhos dos Espíritos bons.” 

14 Um espírito que não acredita estar morto R.E. Dez. 1.859 p. 477.

15  Devemos observar aonde nossos pensamentos encontram o sofrimento, pois aí se encontrará o nosso clima de vida. É bom que nos lembremos de Jesus, o que para nós é um grande prazer, quando Ele diz, e Mateus anota, no capítulo seis, versículo vinte e um: “Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.” Quando buscamos determinadas sensações e a elas nos ligamos pelo desejo, qual se fossem o nosso tesouro, ficamos presos a elas por tempo indeterminado.

16

17 Evangelho Segundo o Espiritismo Cap. XXIV, 4 Eles veem, olham, ouvem, mas não entendem ha pessoas que a luz por demais viva, deslumbraria sem nada esclarecer.

18 Curso MEDIUNIDADE SEM PRECONCEITO ( EDVALDO KULCHESKI)

19 O ge ̂ nero de vida de cada um, no individuo carnal, determina a densidade do organismo perispiritico, apos a perda corpo denso. O mundo espiritual, guarda intima ligac ̧ a ̃ o com o progresso moral que realizamos. A medida que crescermos em moralidade, nosso perispirito gradativamente vai ficando mais leve e poderemos nos movimentar em planos mais sutis.

20

21 Revista Espírita – Março 1.866 Introdução ao Estudo dos Fluidos Espirituais Princípios ( fundo) não mudam, desenvolvem-se,o que muda é a forma. Mas os Espíritos não nos vêm trazer esta ciência, como nenhuma outra, já pronta; eles nos põem no caminho e nos fornecem os materiais, cabendo a nós estudá-los, observá-los, analisá-los, coordená-los e deles nos servirmos.

22  O perispírito é uma das engrenagens mais importantes do organismo. A Ciência o observou em alguns de seus efeitos e, sucessivamente, tem sido designado sob o nome de fluido vital, fluido ou influxo nervoso, fluido magnético, eletricidade animal, etc., sem se dar conta precisa de sua natureza, de suas propriedades e, ainda menos, de sua origem.  Como envoltório do Espírito após a morte (o perispírito), foi suspeitado desde a mais alta antiguidade. Todas as teogonias atribuem aos seres do mundo invisível um corpo fluídico. São Paulo diz em termos precisos que renascemos com um corpo espiritual.

23 Períspirito não morre, ele acompanha o espírito. Quem morre ? Morrem dois corpos: físico e duplo etérico.

24


Carregar ppt "Programa Básico da Doutrina Espírita – SEMP - 2016."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google