A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PPCP II Prof. Alessandro Camargo. MRP – Material Resources Planning Visa minimizar estoques, buscando alinhar as necessidades dos pedidos com o estoque,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PPCP II Prof. Alessandro Camargo. MRP – Material Resources Planning Visa minimizar estoques, buscando alinhar as necessidades dos pedidos com o estoque,"— Transcrição da apresentação:

1 PPCP II Prof. Alessandro Camargo

2 MRP – Material Resources Planning Visa minimizar estoques, buscando alinhar as necessidades dos pedidos com o estoque, e disparar a quantidade de material necessária a ser comprada, gerando uma despesa, que antecipa os cálculos do custo do produto.

3 MRP O sistema MRP deve ser capaz de responder a 3 perguntas básicas: 1 - O que se deve produzir? 2 – Quanto irá se produzir de cada produto? 3 – Quando vão ser produzidos?

4

5

6

7 MRP 2 O sistema MRP 2 analisa a disponibilidade de equipamentos recursos diretos para fabricação é ele quem determina a capacidade produtiva, visando fornecer informações de prazo, necessidade de mão-de-obra e até mesmo de investimentos. 1 - Como fazer o pedido?

8 MRP 2 Basicamente o MRP 2 analisa o tempo de fabricação do produto na linha e compara com os recursos disponíveis. Exemplo linha do produto XZ10: - Capacidade da linha por hora = 7 peças - Total de mão-de-obra = 5 - Disponibilidade da linha = 9 horas – Almoço (8 horas) - Eficiência da linha = 85% - Capacidade diária = 7 (pçs) x 8 (hs) x 0,85 = 47,6 = 47 pçs/dia

9 Exercício de fixação Para produzir uma unidade do produto XZ10 necessitamos das seguintes quantidades dos itens abaixo: - A = 1 (custo unitário R$ 10,00) - B = 3 (custo unitário R$ 3,00) - C = 1 (custo unitário R$ 2,00) - D = 5 (custo unitário R$ 0,75) - E = 5 (custo unitário R$ 0,05) - F = 5 (custo unitário R$ 0,50) - G = 10 (custo unitário R$ 0,75)

10 Exercício de fixação

11 Nosso cliente fez um pedido de 200 unidades do produto XZ10 e os que receber em 5 semanas. Com base nas informações alimentadas no sistema MRP, vamos analisar quais os cálculos serão realizados para disparar os pedidos de compras de materiais, calcular o custo unitário e determinar um preço de venda com um “mark up” de 20%. Sabendo-se que a capacidade de montagem é de 47 peças por dia, onde o custo dos funcionários + equipamentos e GGF’s é de (R$ 3,50/peça).

12 Exercício de fixação Pedidos de compra, custo total e prazo: - A - Estoque inicial = - Necessidade total = - Necessidade de compra = - Custo Total = - Prazo de entrega =

13 Exercício de fixação Repetir os cálculos para demais itens: - B - Estoque inicial = - Necessidade total = - Necessidade de compra = - Custo Total = - Prazo de entrega =

14 Exercício de fixação Repetir os cálculos para demais itens: - C - Estoque inicial = - Necessidade total = - Necessidade de compra = - Custo Total = - Prazo de entrega =

15 Exercício de fixação Repetir os cálculos para demais itens: - D - Estoque inicial = - Necessidade total = - Necessidade de compra = - Custo Total = - Prazo de entrega =

16 Exercício de fixação Repetir os cálculos para demais itens: - E - Estoque inicial = - Necessidade total = - Necessidade de compra = - Custo Total = - Prazo de entrega =

17 Exercício de fixação Repetir os cálculos para demais itens: - F - Estoque inicial = - Necessidade total = - Necessidade de compra = - Custo Total = - Prazo de entrega =

18 Exercício de fixação Repetir os cálculos para demais itens: - G- Estoque inicial = - Necessidade total = - Necessidade de compra = - Custo Total = - Prazo de entrega =

19 Exercício de fixação Passos para execução do exercício: -1 – Ter em mão os dados do cliente (200 peças em 35 dias); -2 – Checar a quantidade de componentes utilizados no produto e multiplicar pela quantidade de produtos que o cliente deseja; -Subtrair da quantidade o existente em estoque e somar com o estoque de segurança (obter a necessidade real); -Dividir a quantidade real necessária pelo lote mínimo vendido pelo fornecedor, caso o resultado possua números decimais, arredondar para mais; -Obter a quantidade necessária de compra (quant. de lotes necessários x quant. de peças por lote mínimo) -Para obtermos o prazo, basta multiplicar a quantidade de lotes pelo “lead time” (prazo) -Para obtermos o custo total, multiplicamos a quantidade que precisaremos comprar pelo custo unitário; -Finalmente para obtermos os resultados a seguir, devemos considerar os custos unitários total e somá-los ao custo de fabricação por produto. O prazo consideramos como sendo o maior obtido, nos casos em que o prazo do fornecedor ultrapasse o desejado pelo cliente, teremos que solicitar investimento para atender a demanda. -Para obter o preço, acrescentamos 20% aos custos totais unitários.

20 Exercício de fixação Agora que o MRP1 e 2 foram rodados forneça as informações abaixo: Quanto a Empresa terá que gastar no total para fabricar o pedido? Qual o prazo de entrega? Qual o preço unitário de venda do produto? Deverá haver algum investimento para atender o programa?

21 ERP O ERP (Enterprise Resources Planning) Planejamento de recursos da Empresa, tem como principal função integrar toas as áreas e departamentos de uma empresa, tais como: -Finanças; - Compras - Logística; - Produção e controle; - Vendas; - RH - CRM

22 ERP Principais vantagens da utilização do ERP: -Eliminar uso de interface manuais; - Redução de custos; - Melhorar a eficiência nos fluxos de informações; - Melhorar e agilizar processos decisórios; - Reduzir tempo de resposta de mercado; - Reduzir as incertezas do “lead time” (prazo);

23 ERP

24

25 ERP e CRP Continuous Replenishment Program (CRP) é um programa destinado a auxiliar na gestão de estoques, em protugues significa Programa de Reposição Contínua. Sua principal vantagem é reduzir as incertezas, visto que coordena diferentes elos da cadeia produtiva, atuando em conjunto com o MRP. Sua desvantagem é em caso de haver discrepância entre o estoque contábil e físico.

26 ERP Fonte: Stevens, G.C. “Integrating Supply Chain” - International Journal of Distribution and Materials Management, 1998

27 CRM (Customer Relationship Management) (CRM) Gerenciameto de ralacionamento com cliente, nada mais é do que a união de Marketing com a interação digital, o que ajuda as empresas a tratarem o cliente de maneira diferenciada. Com o e-commerce o CRM passou a ser um diferencial importante na relação entre cliente e fornecedor. Fonte: SERPRO. Modelo de Acordo de Níveis de Serviço, versão 001, 5/7/1999. _____. Organização. http.www.serpro.gov.br _____. Planejamento Estratégico do SERPRO, 2000/2001 _____. Política de Preço, 1999. _____. Relatório de Gestão do SERPRO – PQGF, 1999/2000. _____. Sistemática de Monitoração da Satisfação do Cliente, elaborado abr./jul. 1999.

28 CRM (Customer Relationship Management) A aplicação do conceito do CRM implica em uma mudança de cultura, onde para funcionar deve ser realizada de cima para baixo.

29 CRM (Customer Relationship Management) Principais mudanças: DEPARA VENDER PARA MERCADOVENDER PARA CLIENTES PARTICIPAÇÃO NO MERCADO ( Market Share) PARTICIPAÇÃO NO CLIENTE (Share off Wallet) DESCONTOS COMO ESTÍMULO DE VENDA FIDELIZAÇÃO E MAIOR LUCRATIVIDADE SEGMENTAÇÃO DO MERCADO SEGMENTAÇÃO DOS CLIENTES (Por Valor e Necessidades) CONQUISTAR CLIENTESDISCRIMINAR CLIENTES

30 CRM (Customer Relationship Management) O CRM está em fase inicial de implantação, onde a principal diferença no sucesso são as pessoas, não podemos esquecer que o CRM, nada mais é que reproduzir em larga escala o conhecimento e personalização oferecidos pelos varejistas de antigamente. O que muda é a infra-estrutura e tecnologia.

31 CRM (Modelo SERPRO)


Carregar ppt "PPCP II Prof. Alessandro Camargo. MRP – Material Resources Planning Visa minimizar estoques, buscando alinhar as necessidades dos pedidos com o estoque,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google