A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ERP Enterprise Source Planning Sistema de Gestão Integrado LEA Negociações Internacionais Informação, Documentação e Informática II.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ERP Enterprise Source Planning Sistema de Gestão Integrado LEA Negociações Internacionais Informação, Documentação e Informática II."— Transcrição da apresentação:

1 ERP Enterprise Source Planning Sistema de Gestão Integrado LEA Negociações Internacionais Informação, Documentação e Informática II

2 Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

3 Origem dos sistemas ERP MRP- Material Resource Planning MRP II – Manufacturing Resource Planning ERP – Enterprise Resource Planning

4

5

6 Adoção Objetivo básico: melhorar os processos de negócios usando tecnologia da informação. Afeta a empresa em todas as suas dimensões, controlam toda a empresa. Distribui as informações de maneira clara e segura, em tempo real.

7 A interdependência funcional é uma característica básica do Sistema ERP. Três fatores principais têm levado as empresas a adotar o sistema. Adoção Deve ser planejado.

8 Implantação Dois fatores da fase de implantação são entendidos como importantes estrategicamente. O período pós-implantação pode também oferecer problemas. O sucesso na implantação depende do alinhamento entre software, cultura e objetivos de negócio da empresa.

9 Benefícios da Implantação Algumas das vantagens da implementação de um ERP numa empresa são: Eliminar o uso de interfaces manuais; Reduzir custos e erros; Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência); Otimizar o processo de tomada de decisão; Eliminar a redundância de atividades;

10 Algumas das vantagens da implementação de um ERP numa empresa são: Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado; Reduzir as incertezas do Lead time de produção e entrega; Incorporação de melhores práticas (codificadas no ERP) aos processos internos da empresa; Reduzir o tempo dos processos gerenciais. Eliminação de erros de sincronização entre diferentes sistemas. Benefícios da Implantação

11 O ERP é um sistema integrado de gestão que muito tem sido desenvolvido e implantado por empresas de todos os portes, como forma de alcançar tais vantagens e benefícios.

12 Quanto aos custos associados à implementação de um sistema ERP, existem inúmeros fatores a serem levados em conta, como, por exemplo, as funcionalidades a serem adquiridas, o número de usuários e o nível de complexidade da empresa.

13 Souza, Saccol e outros autores (2003) mostram em seu livro intitulada Sistemas ERP no Brasil – Teoria e Casos, casos de diversas empresas que decidiram por implementar um sistema integrado de gestão, algumas com sucesso, outras com insucesso.

14 É inegável o fato de que muitas empresas implementam um sistema de informação visando obter diversas vantagens competitivas através destas ferramentas. No entanto, um sistema de informação nem sempre está de acordo com os objetivos e benefícios buscados pela organização.

15 A imposição de padrões decorrente da implantação de um sistema ERP poderia se apresentar como um fator negativo para o aumento da produtividade, uma vez que uma mudança forçada dos métodos de trabalho e adaptação das informações poderiam prejudicar aqueles módulos que já possuem uma prática com bons resultados e alinhada com os interesses da organização. Desvantagens

16 Os sistemas ERP necessitam de um alto investimento aliado a tempo, dedicação e colaboração durante a implantação. Desvantagens

17 1.Altos Custos da implantação; 2.Imposição de padrões; 3.Grande repercussão dos erros; 4.Elevado custo de erro; 5.Fornecedor único; 6.Desmotivação; 7.Adaptação; 8.Infraestrutura adequada; 9.Equipe competente. Desvantagens

18 11.Torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo. Logo, as informações têm que ser constantemente atualizadas, uma vez que as informações são em tempo real, ocasionando maior trabalho; 12.Aumento da carga de trabalho dos servidores da empresa e extrema dependência dos mesmos. Desvantagens

19 Questionário Quais são os objetivos da implantação de um Sistema ERP? Como deve ser a preparação para implantação de um ERP? Quais são os custos da implantação de um Sistema ERP? Qual a relação entre um Sistema ERP e a segurança das informações?

20 Apresentação: Rafael de Souza Perla Oliveira Paula Heldson Lima Chagas Pâmela Zanotte

21 Referências gastam-67_porcento-de-sua-receita-em-informatica-2243.php ns_do_ERP


Carregar ppt "ERP Enterprise Source Planning Sistema de Gestão Integrado LEA Negociações Internacionais Informação, Documentação e Informática II."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google