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Aula 8 Administração Estratégica Execução (Implantação)

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Apresentação em tema: "Aula 8 Administração Estratégica Execução (Implantação)"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 8 Administração Estratégica Execução (Implantação)

2 Execução - Implantação Aula 8 ANÁLISE FORMULAÇÃO IMPLANTAÇÃO MISSÃO E VISÃO OBJETIVOS GERAIS ESTRATÉGIAS GERAIS RECURSOS HUMANOS MARKETING PRODUÇÃO/ OPERAÇÕES FINANÇAS ANÁLISE INTEGRAÇÃO Estratégias funcionais EXECUÇÃO - IMPLANTAÇÃO

3 Execução (Implantação) Aula 8 Considerações iniciais: Quando se fala de implementação da estratégia, três aspectos devem ser levados em conta, segundo Pettigrew e Whipp (1991): Aspecto analítico: dizem respeito às análises e aos estudos necessários à implantação da estratégia; Aspectos políticos: a mudança sempre confronta posições estabelecidas. Tanto a formulação quanto a execução trazem à tona questões de poder. Se desprezadas, essas forças representarão resistência à implantação; Aspectos educacionais: referem-se ao conhecimento e insights que vão surgindo durante o processo de execução e que devem ser apreendidos e difundidos dentro da organização. Afinal, a estratégia não é imutável e perene. A organização deve aprender com a estratégia enquanto a implanta.

4 Execução (Implantação) Aula 8 Considerações iniciais: Assim, a execução não é uma tarefa menor. Pelo contrário, constitui um dos maiores desafios da estratégia e, de acordo com Kaplan e Norton (1996), uma das maiores causas do fracasso na área de estratégia reside na execução. Implementar uma estratégia sempre envolve algum grau de mudanças. Em alguns casos, a mudança será ampla, em outros, parcial e localizada. Na presente, vamos considerar as seguintes mudanças: transformações na estrutura, nas pessoas e nos processos organizacionais.

5 Execução - Implantação Aula 8 Linha de comanda MISSÃO E OBJETIVOS Liderança PESSOAS ESTRATÉGIAS Autoridade Tomada de decisão ESTRUTURA Motivação Cultura Grupos informais Poder PROCESSO Alocação de recursos Recompensa Controle Comunicação Tecnologia

6 Execução (Implantação) Aula 8 Estrutura: Diz respeito, fundamentalmente, à distribuição de responsabilidades em uma organização. Deve ser concebida de forma a propiciar à organização atingir missão e objetivos. No desenho dessa estrutura, algumas questões devem ser levadas em conta: idade: as organizações mais antigas tendem a ter estruturas mais formais do que as organizações mais recentes. Exemplo: a estrutura de universidades tradicionais; tamanho: também impacta a estrutura, no sentido de que, em organizações maiores, as relações tendem a ser mais impessoais e, por extensão, mais formais;

7 Execução (Implantação) Aula 8 Estrutura: ambiente: exerce papel decisivo. As organizações de setores dinâmicos tendem a ser mais inovadoras e descentralizadas, com sistemas de coordenação baseados, quando muito, em valores e crenças. As organizações em ambientes menos complexos e mais estáveis podem ser mais centralizadas e formalizadas; natureza do negócio: os negócios nos quais a economia de escala é importante tendem a ter estrutura mais centralizada. Exemplo: uma empresa que atua na fabricação de chips; em outra indústria mais sensíveis ao mercado local, as decisões, necessariamente, têm de ser descentralizadas;

8 Execução (Implantação) Aula 8 Estrutura: natureza do trabalho: em organizações com profissionais de alta qualificação, dificilmente uma autoridade central pode ter conhecimento de todas as frentes de trabalho especializadas a ponto de ditar as áreas a serem exploradas. Nesse contexto, a estrutura tende a ser mais descentralizada; diferenças internas: a estrutura não tem por que ser homogênea para todas as áreas da organização. No caso de grandes corporações, pode acontecer de algumas áreas operarem sob regime de menor formalização e outras sob um sistema baseado em procedimentos e normas;

9 Execução (Implantação) Aula 8 Estrutura: cultura: desempenha um papel importante. Por sua origem, as organizações do mesmo setor, de idades próximas, operando no mesmo setor, entre outras, podem ter estruturas bem distintas em função do perfil de seu fundador, de suas experiências passadas de sucesso e fracasso, entre outros fatores que configuram a cultura de uma organização.

10 Execução (Implantação) Aula 8 Estrutura: Os tipos de estruturas são variados. Dentre eles, podemos enumerar: a) Estrutura de pequena empresa; b) Estrutura funcional; c) Estrutura multidivisional; d) Estrutura de holding; e) Estrutura matricial; f) Estrutura inovadora.

11 Execução (Implantação) Aula 8 Estrutura > Estrutura de pequena empresa: Caracteriza-se pela flexibilidade. Por possuírem pouco recursos, os indivíduos necessitam ser flexíveis para assumirem a multiplicidade de tarefas existentes. É o caso de pequenas empresas familiares ou de um fornecedor local de acessórios para computador.

12 Execução (Implantação) Aula 8 Estrutura > Estrutura funcional: Baseia- se na departamentalização segundo as áreas funcionais da empresa. Isso ocorre à medida que as empresas crescem e permite que os experts se agrupem e, com isso, ganha-se economia de escala para operar. Ex. PRESIDÊNCIA Departamento Comercial Departamento Administrativo Financeiro Departamento de Produção

13 Execução (Implantação) Aula 8 Estrutura > Estrutura multidivisional: Desenvolvida na General Motors, surgiu à medida que a empresa foi crescendo e precisou criar subsidiárias para lidar com diferentes mercados, produtos ou outros aspectos do negócio. Nessa estrutura, porém, algumas áreas podem permanecer centralizadas, como Recursos Humanos, Contabilidade ou Pesquisa e Desenvolvimento. Ex. A estrutura da UNIP, que esta centralizada em São Paulo.

14 Execução (Implantação) Aula 8 Estrutura > Estrutura de holding: Constitui uma estrutura ainda mais complexa, com rearranjos de empresas dentro de uma corporação. Nesse arranjo, algumas empresas podem ser 100% controladas; outras podem ter um controle majoritário, mas não pleno; ainda, pode ser de propriedade dividida ou até com participação minoritária.

15 Execução (Implantação) Aula 8 Estrutura > Estrutura matricial: Pode existir em situações em que pode ser desvantajoso operar em divisões completamente distintas, como em grandes corporações, sendo importante a cooperação entre grupos que estariam em divisões distintas. Ex. é o caso da Shell que tendo que tomar decisão estratégica, não para seu negócio de petróleo e gás, com em relação a países. Pode ser conveniente, então, estabelecer uma organização para cuidar desses dois aspectos.

16 Execução (Implantação) Aula 8 Estrutura > Estruturas inovadoras: Podem se referir a estruturas de projeto que funcionam dentro da estrutura dominante da empresa, mas com certa autonomia, à medida que o projeto caminha. Essas estruturas também podem basear-se em equipes e são muito importantes em negócios que requerem rápida comunicação e livre troca de ideias e criatividade, como agência de publicidade.

17 Execução (Implementação) Aula 8 Pessoas: As pessoas não são marionetes que movimentam ao sabor das decisões de um agente. Têm suas aspirações, seus projetos de vida, suas angústias e seus receios. Sofrem pressões de grupos de influência e também influenciam seus pares ou outros atores mais distantes. Toda essa teia de relações deve ser lembrada na execução de uma estratégia. O item relacionado à pessoas pode ser classificados nos seguintes tópicos: motivação, cultura, poder; liderança.

18 Execução (Implementação) Aula 8 Pessoas > motivação: É definida como “a vontade de empregar altos níveis de esforço em direção a metas organizacionais, condicionada pela capacidade do esforço de satisfazer alguma necessidade do indivíduo” (Robbins, 2000). O esforço que as pessoas despenderão será proporcional à capacidade da estratégia em satisfazer alguma necessidade do indivíduo. Essa necessidade não obrigatoriamente será financeira, e as diversas teorias sobre motivação estão aí para acenar com outras formas de respostas que as pessoas buscam e podem atender mediante seu trabalho.

19 Execução (Implementação) Aula 8 Pessoas > motivação: De acordo com a teoria da hierarquia das necessidades, se uma nova estratégia comporta desafio, isso, por si só, poderia ser um mecanismo de motivação, uma vez que traria oportunidade de desenvolvimento pessoal, atingimento de potencial e autor realização, para exemplificar.

20 Execução (Implementação) Aula 8 Pessoa > Cultura: Em todo agrupamento humano há um conjunto de regras, internalizadas pelos indivíduos, que regulam o modo de as pessoas lidarem umas com as outras e o modo de comportarem-se diante da natureza. Esse conjunto de regras é o que pesquisadores vêm denominando cultura. A ideia de cultura aplica-se a grandes grupos, como sociedades, nações ou povos, valendo-se também para as organizações, em que se fala em cultura organizacional.

21 Execução (Implementação) Aula 8 Pessoa > Cultura: Segundo Edgar Schein (1991), “cultura é o conjunto de pressupostos básicos que um determinado grupo inventou ou descobriu ao lidar com problemas de integração interna ou adaptação externa e ensina a outros membros com a maneira correta de pensar e agir em relação àqueles problemas”. Coloca, ainda, que a cultura está presente em vários níveis.

22 Execução (Implementação) Aula 8 Pessoa > Poder: Refere-se a uma capacidade que A tem de influenciar o comportamento de B, de modo que B aja de acordo com os desejos de A. Implantar uma nova estratégia pode desbalancear as relações de poder existentes. Exemplo: se uma nova estratégia é voltada para vendas, e confere maior poder de decisão aos vendedores da linha de frente, pode acontecer de os supervisores, ou mesmo o pessoal de produção, se sentirem desprestigiados, e provavelmente farão resistência à estratégia.

23 Execução (Implementação) Aula 8 Pessoa > Poder: Para implantar uma nova estrutura, é fundamenta, antes, mapear as relações de poder dentro da organização, ver quem ganhará e quem perderá espaço na mudança. E, assim, com a estratégia técnica, deve ser desenvolvida uma estratégia política para implantação, com o uso de mecanismos como coalizão, barganha, asserção, autoridade e, mesmo, conforme o caso, sanções.

24 Execução (Implementação) Aula 8 Pessoa > Liderança: É um conceito semelhante ao poder. Entretanto, não são idênticos. Um primeiro motivo é que o poder não requer compatibilidade de metas, apenas dependência de um em relação ao outro. A liderança, por sua vez, supõe que haja coerência de objetivos entre líder e liderados. Outra diferença é a direção: liderança pressupõe uma direção para baixo, do líder para seus subordinados, ou liderados, enquanto o poder é exercido em todas as direções, de baixo para cima, de cima para baixo, entre pares.

25 Execução (Implementação) Aula 8 Pessoa > Liderança: A organização necessita de um líder para tocar seus negócios. Inicialmente, este líder é o presidente da empresa. Caso o presidente não consiga colocar sua liderança em foco, é necessário que encontre pessoa no seio da organização que comuniquem os novos objetivos da empresa, que entusiasmem o grupo, acompanhem os resultados e deem feedback. Sem essa ações, a liderança que emana do topo não chega às bases. Estratégia utilizada > encontrar este líder.

26 Execução (Implementação) Aula 8 Processos : Complementa a tríade da mudança. Os esforços para entender as motivações, a cultura, as relações de poder e as formas de liderança procurar prepara as pessoas para essa mudança. Essas mudanças ocorrem no processo, sob três aspectos: na alocação de recursos; na comunicação; na recompensa; no controle; na tecnologia.

27 Execução (Implementação) Aula 8 Processos > Alocação de recursos: A organização deve ter uma estrutura bem desenhada, adaptada às necessidades, com pessoas competentes e motivadas, com uma cultura receptiva à mudança e às questões referentes ao poder encaminhadas. Entretanto, para uma execução bem-sucedida, ainda se faz necessária uma clareza em termos de processos organizacionais.

28 Execução (Implementação) Aula 8 Processos > Alocação de recursos: Um dos primeiros processos diz respeito à distribuição de atividades e comunicação. As pessoas precisam ter clareza sobre quem é responsável pelo o quê. As seguintes questões devem ser respondidas: 1) Quem desenvolveu a estratégia que agora está sendo implementada? 2) Quem vai implementar a estratégia? 3) Quais objetivos e tarefas devem ser atingidos? 4) Como esses objetivos e tarefas devem ser atingidos; 5) Quando esses objetivos e tarefas devem ser atingidos? 6) Como esses objetivos são comunicados? 7) Quais serão as métricas para avaliar se esses objetivos foram atingidos, e com que periodicidade isso será feito?

29 Execução (Implantação) Aula 8 Estrutura > Comunicação > Ruído: RUÍDO Emissor (Fonte) Receptor Transmissor (Codificador) Canal Decodificador

30 Execução (Implementação) Aula 8 Processos > Comunicação > Ruído: A fim de minimizar os efeitos de ruídos, os gestores devem enfatizar diversas formas de comunicação: a comunicação para baixo (dos gerentes para os subordinados), para cima (dos subordinados para os gerentes, sob a forma de sugestões, reclamações ou feedback) e a comunicação lateral (entre os pares). ETAPARUÍDO INTERVENIENTE EmissorNão é autoridade percebida como legítimo ou influente. TransmissorA codificação não traz a essência da estratégia. CanalO canal não atinge os interessados. DecodificadorA mensagem é complicada demais para os receptores. ReceptorNão entende a estratégia.

31 Execução (Implementação) Aula 8 Processos > Recompensa: Mesmo estando ligada a dinheiro, muitas vezes, os programas de reconhecimento, em sentido mais amplo, podem ser bastante eficazes. Entre eles estão os prêmios para funcionários de bom desempenho, prêmio às suas sugestões, elogios formais ou informais e a celebração do sucesso junto às equipes. É importante que a empresa alinhe seu sistema de remuneração à estratégia do negócio. É nesse sentido que se costuma falar de remuneração estratégica.

32 Execução (Implementação) Aula 8 Processos > Controle: Os agentes de mudanças devem estabelecer indicadores- chave em dimensões associadas à estratégia. Por exemplo: se a empresa vis a liderança em custos, deve mensurar seus custos versus algum benchmarking (melhoria de processos) da indústria; se que liderança de mercado, um indicador-chave será seu market share (participação de mercado).

33 Execução (Implementação) Aula 8 Processos > Tecnologia: O nível de tecnologia de uma organização também deve ser considerado na hora de se implantar a estratégia. Tecnologia deve ser entendida não só com relações aos métodos de produção, mas também aos métodos de gestão. Uma organização com sistemas de gestão mais sofisticados pode ousar estratégias mais complexas. Entretanto, as organizações mais simples devem concentrar seus esforços em metas mais diretas.

34 Execução (Implementação) Aula 8 Processos > Tecnologia: A tecnologia também interfere no conteúdo das estratégias, evidentemente. Em uma grande empresa, a estratégia pode envolver até mesmo lobbies junto aos poderes de Estado para mudança na legislação, como para permitir o uso de novos produtos como os alimentos transgênicos. A estratégia, algumas vezes, implicará mudança nos padrões tecnológicos. Muitas vezes, um novo processo fracassa por falta de engajamento de pessoas.

35 Execução (Implementação) Aula 8 Resistência à mudança: Em primeiro momento, na implantação de estratégias, é possível que as pessoas se posicionem resistentes às mudanças, mesmo que elas estejam bem alinhadas com os componentes da estrutura e dos processos. POR QUE AS PESSOAS RESISTEM COMO SUPERAR Ansiedade, como possibilidade de revelar uma fraqueza ou perda de poder. Envolver aqueles que resistem à mudança no próprio processo de mudança. Pessimismo.Construir redes de apoio. Irritação.Comunicar e discutir. Falta de interesse.Uso da autoridade e do status. Oposição às propostas.Oferecer assistência. Ambições pessoais diferentes.Oferecer incentivos extras. Encorajar e apoiar os envolvidos. Usar símbolos da mudança.

36 Execução (Implementação) Aula 8 FIM


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