A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Biopark O Biopark - Parque da Biodiversidade do Estado do Amazonas é um espaço turístico dedicado à cultura, ao entretenimento e à iniciação científica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Biopark O Biopark - Parque da Biodiversidade do Estado do Amazonas é um espaço turístico dedicado à cultura, ao entretenimento e à iniciação científica."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Biopark O Biopark - Parque da Biodiversidade do Estado do Amazonas é um espaço turístico dedicado à cultura, ao entretenimento e à iniciação científica. Busca-se com este projeto a criação de um espaço de edutainment – lazer e cultura – para a os visitantes nacionais e internacionais e para a população do estado. O equipamento deve fornecer entretenimento e ao mesmo tempo conter aspectos educativos e culturais, bem como servir à divulgação do potencial turístico do Estado e de incentivo às discussões sobre desenvolvimento sustentável na região. As diretrizes da Agenda 21 para a sustentabilidade do planeta incluem as atividades de lazer e turismo ambientalmente saudáveis, promovendo a instalação e fazendo uso de Museus, Zoológicos, Aquários, etc. A região Amazônica é hoje o mais importante remanescente de florestas tropicais e da biodiversidade no mundo. O ecoturismo surge neste contexto como uma das mais importantes e promissoras atividades econômicas inseridas dentro do moderno conceito de sustentabilidade.

3 O Biopark O Biopark será a grande atração da cidade de Manaus.
Em área sugerida de cerca de m² o visitante poderá reconhecer o Estado do Amazonas em um único local. Cercado de mata nativa e circunscrito em um grande lago de 300m de diâmetro que representa o encontro dos rios Negro e Solimões, o parque será composto por 3 pavilhões de 3.600m² cada um – Fauna e Flora, Aquário e Ocupações – e diversos outros espaços e atrações. Contempla também um Show de Chafarizes com sons e luzes – Tributo às Águas do Amazonas – e Auditório de 800 lugares para espetáculos musicais e cênicos. Utilizando-se de conteúdos transdisciplinares e recursos multimidiáticos, o ambiente propicia ao visitante o contato com a diversidade cultural e biodiversidade do Estado do Amazonas, almejando-se a valorização do ser humano e a sustentabilidade do meio ambiente. Além disso, é um importante recurso para-didático por sua possibilidade de complementar uma grande gama de assuntos abordados em ambiente escolar.

4 Objetivos Tornar-se um pólo de atração turística nacional e internacional na cidade de Manaus; Divulgar as demais regiões turísticas do Estado que tenham a natureza e a biodiversidade como atrativo; Atuar na divulgação científica, tecnológica e na educação ambiental junto ao público leigo e escolar; Sediar e promover eventos que visam divulgar a cultura amazônica e a sua biodiversidade.

5 Espaço Exploratório da Natureza Ineditismo e Oportunidade
Um grande espaço cenográfico, que inclui a reprodução e composição de elementos da natureza, constituído por um conjunto de núcleos que resultam numa exposição de grande porte, com curadoria multidisciplinar e com um viés marcado pelo conceito clássico da biodiversidade. O resultado esperado é uma visão abrangente do meio ambiente do Estado do Amazonas. Ineditismo e Oportunidade Não existe, na região amazônica, nenhum espaço integrado dedicado ao assunto, atraente para o público nacional e estrangeiro e que permita a fruição adequada das informações. A idéia é permitir às pessoas de qualquer idade o contato e vivência com assuntos antropológicos e científicos da região, seja por meio de exposições, seja por meio de biblioteca e multimídia aplicada à educação e ao esclarecimento.

6 Novos Tempos A proposta coloca na mesma dimensão o respeito à biodiversidade e seu caráter multidisciplinar — em grande medida, relegado a um segundo plano com a especialização dos conhecimentos — e a tecnologia do novo século. A partir das características arquitetônicas do edifício será construída ambientação específica composta por vídeos, objetos, ilustrações, reproduções, fotografias, textos, aplicativos multimídia e terminais de consulta, de forma a valorizar e difundir os conteúdos. O projeto será proposto a partir de pesquisa elaborada por equipe técnica multidisciplinar. Serão levantadas, analisadas e sistematizadas informações provenientes de fontes documentais, bibliográficas, orais e iconográficas.

7 Espaço Expositivo Espaços | Núcleos | Abordagens possíveis
Pavilhão Fauna e Flora 3.600m² borboletário orquidário reptário aviário sistema estelar [indígena e acadêmico] floresta noturna – visitação em espaço com efeito 3d Pavilhão Aquário 3.600m² percurso didático no rio Amazonas peixe-boi boto da Amazônia tartarugas peixes exóticos túnel submerso salão central

8 Espaço Expositivo Espaços | Núcleos | Abordagens possíveis
Pavilhão Ocupações 3.600m² modus videndi da população indígena modus videndi da população ribeirinha sítios arqueológicos Tributo às Águas do Rio Amazonas lago com diâmetro de 300m fontes interativas show encontro das águas com espetáculo de chafarizes, sons e luzes 4 arquibancadas para 100 pessoas

9 Espaço Expositivo Espaços | Núcleos | Abordagens possíveis
Arena de Shows no centro do lago para 800 pessoas Recepção de Visitantes recepção com 550m² e maquete interativa Áreas externas pórtico de entrada monumental teleférico no entorno do parque com visão para o encontro das águas estufas e trilhas no entorno do parque paisagismo e sinalização do parque estacionamento 1500 vagas deck no entorno dos pavilhões atracadores para barcos de turismo Espaço para Complexo Hoteleiro

10 Espaço Expositivo Espaços | Núcleos | Abordagens possíveis
Pavilhão Administrativo e Segurança auditório multiuso 180 lugares Natureza Transformada gastronomia típica especiarias medicina natural farmacologia cosmetologia artesanatos | lojas temáticas comércio de criação em cativeiro | fauna e flora certificada outros

11 Introdução ao Espaço Expositivo
Visão sobre o mapa do Estado do Amazonas Maquete multimídia Interativa, a ser instalada no espaço de recepção, com detalhes da topografia do Estado do Amazonas. Projeções sobre a maquete apresentam textos ou imagens - mapas, roteiros, fotografias, computação gráfica - que viabilizam uma visita virtual ao Estado do Amazonas nos diferentes biomas | ecossistemas. Visita Espacial Passando por um pórtico de entrada monumental que alude ao tema do Biopark, o visitante terá, ao lado do estacionamento, acesso a um teleférico para um “sobrevôo” no entorno do parque com visão para o encontro das águas, as estufas e as trilhas do parque.

12 Espaço Expositivo Três grandes pavilhões dividem didaticamente aspectos do Estado do Amazonas - Fauna e Flora; Aquário e Ocupações – onde serão mostradas as características mais marcantes do meio ambiente do Estado do Amazonas e de seus ocupantes.

13 Espaço Expositivo Borboletário | Orquidário | Aviário

14 Espaço Expositivo Reptário

15 Espaço Expositivo Midiateca | Banco de Dados

16 Espaço Expositivo Floresta Noturna Imersão 3D com óculos Sistema Estelar Acadêmico e Indígena

17 Pavilhão Aquário Pontuando rios e espaços da Bacia Amazônica um imponente aquário de água doce em área de 3.600m² se constituirá no fio condutor do percurso deste pavilhão. Diversas atrações poderão ser visitadas, tais como peixe-boi, boto, peixe elétrico, peixes exóticos em túneis submersos, grande salão, espaço de convivência para crianças, terminais multimídias para consultas em profundidade e midiateca. Em todo o percurso serão pontuados os nomes científicos e indígenas dos peixes. Para a concepção do aquário, assim como dos demais temas do Biopark, será promovido um acordo com instituições de pesquisa especialistas em seus campos de atuação.

18 Espaço Expositivo Pavilhão Aquário

19 Espaço Expositivo Percurso Didático Aquário Rio Negro

20 Espaço Expositivo Percurso Didático Aquário Igapós

21 Espaço Expositivo Percurso Didático Aquário Aningais

22 Espaço Expositivo Percurso Didático Aquário Igarapés

23 Espaço Expositivo Percurso Didático Aquário Várzeas

24 Espaço Expositivo Percurso Didático Aquário Rio Solimões

25 Espaço Expositivo Percurso Didático Aquário Rio Amazonas

26 Espaço Expositivo Aquário Peixe-boi

27 Espaço Expositivo Boto da Amazônia

28 Espaço Expositivo Tartarugário

29 Espaço Expositivo Peixes Exóticos

30 Espaço Expositivo Túnel Submerso Amazonas

31 Espaço Expositivo Salão Central

32 Espaço Expositivo Pavilhão Ocupações

33 Espaço Expositivo Modus Vivendi População Indígena

34 Espaço Expositivo Modus Vivendi População Ribeirinha

35 Espaço Expositivo Sítios Arqueológicos

36 Espaço Expositivo Lago com diâmetro de 300m

37 Espaço Expositivo Fontes interativas

38 Espaço Expositivo Encontro das Águas

39 Espaço Expositivo Arquibancadas 100 lugares

40 Espaço Expositivo Arena de Shows

41 Espaço Expositivo Recepção de Visitantes

42 Espaço Expositivo Lojas Temáticas

43 Espaço Expositivo Natureza Transformada | Lojas Temáticas

44 Localização O Parque da Biodiversidade do Estado do Amazonas poderá ser localizado na Área de Proteção Ambiental do Rio Negro, na Região Metropolitana de Manaus. Pode ser também entendido como mais um ponto estratégico de preservação dos mananciais. No Estado do Amazonas, a política ambiental tem sido um elemento característico que se evidencia no cuidado com os rios, fontes, lagos, botânica e fauna associados a um trabalho educativo e este parque poderá se constituir em importante aliado desta política.

45 Desenvolvimento do Projeto Fase I
Conceituação e Estruturação do projeto Fase II Divulgação e Captação de Recursos Fase III Planejamento e Metodologia Fase IV Projeto de Estruturação da Instituição Fase V Museologia e Expografia

46 Desenvolvimento do Projeto
No campo estrutural encontram-se todas as necessidades de arquitetura e infra-estrutura do Parque, sua estrutura funcional e seus equipamentos. O campo do conteúdo abrange a política de atuação da instituição, a definição da sua função social e suas linhas de trabalho em conservação e restauro, na pesquisa e documentação e na ação educativa, bem como o foco de suas exposições e publicações. No conjunto, esses dois campos compõem e materializam o Parque, portanto, é necessário o diálogo constante entre a arquitetura, a museografia e a museologia.

47 O Espaço do Biopark O Biopark - Parque da Biodiversidade do Estado do Amazonas deverá se constituir em ponto marcante e atração turístico-ambiental de Manaus. O programa arquitetônico deverá contemplar os seguintes espaços: administração áreas de exposição áreas técnicas auditório multiuso centro de documentação e referência espaço para ação educacional oficina técnica reserva técnica recepção espaço de convivência e lazer lojas de artigos de artesanato, design, etc. serviços de atendimento ao turista serviço de alimentação aquário exótico e científico núcleos específicos atracador de barcos acesso a complexo hoteleiro

48 Fase I – Conceituação e Projeto Inicial
Diagnóstico museológico de coleções existentes e disponíveis para constituição do acervo da futura instituição; Diagnóstico das potencialidades - públicos potenciais e demandas culturais; Desenvolvimento da proposta museológica, definição do perfil, missão e objetivos, levantamento de equipamentos culturais e de lazer a ele articulados; Pesquisa inicial para embasamento do plano de ação do Parque e demais ações; Recomendações, orientações e subsídios técnicos museológicos concernentes ao projeto arquitetônico e projetos complementares; Subsídios e orientações a respeito do desenho institucional e funcional, princípios legais, desenvolvimento de parcerias e estratégias de sustentação financeira; Fornecimento de indicações de ordem de investimento requerido para a implantação prospectiva do programa museológico; Elaboração de um cronograma sugerido para a implantação do programa museológico.

49 Captação de Recursos e Parcerias
Fase II – Divulgação Captação de Recursos e Parcerias Elaboração de um plano de divulgação do projeto; Criação e edição do book de apresentação do projeto, voltado às autoridades governamentais, imprensa e sociedade civil; Criação e edição eletrônica de apresentação multimídia do projeto;

50 Captação de Recursos e Parcerias
Fase II – Divulgação Captação de Recursos e Parcerias Avaliação das possibilidades de fontes de recursos, a exemplo de: BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento Banco Mundial Comunidade Econômica Européia UNESCO BNDES MinC: Projeto Monumenta / Fundo Nacional de Cultura Native-Americans Comunities Empresas instaladas no Estado do Amazonas Abrades Ministérios Parcerias sugeridas: Inpa - Instituto Nacional de Preservação Ambiental Universidade do Estado do Amazonas Universidade Federal do Amazonas Isa – Instituto Socioambiental Outras

51 Fase III – Planejamento e Metodologia
Parâmetros gerais de organização da gestão do Parque e sistematização de trabalho para a atuação da instituição na sociedade. Deverão ser implantadas as áreas de: 1- Conservação, Documentação museológica e Pesquisa 2- Centro de Documentação de Referência 3- Serviços Educacionais 4- Serviços de Comunicação 5- Exposições Planejamento orçamentário para criação e implantação do parque.

52 Fase IV – Estruturação da Instituição
Definição de estrutura funcional, descrição de cargos e responsabilidades, desenho do quadro funcional necessário e organograma; Procedimentos e metodologia para planejamento e organização de atividades e eventos; Metodologia e programas informatizados para administração operacional e gestão orçamentária da instituição.

53 Fase V – Museologia | Expografia
Esta etapa prevê as seguintes ações: Linhas temáticas da exposição permanente. Coordenação de pesquisa sobre os temas selecionados, incluindo levantamento de fontes documentais e iconográficas, destinada a subsidiar a estruturação do núcleo histórico e o banco de dados. Desenvolvimento da curadoria para a exposição permanente em que serão expostos aspectos da história, geo-economia, biodiversidade e diversidade cultural do Estado do Amazonas, com utilização intensiva de tecnologias de ponta. Roteiro temático expositivo, especificando qualitativa e quantitativamente os recursos expositivos e as diferentes mídias a serem utilizadas. Proposição de projeto expográfico com detalhamento de circuitos de visitação e recursos expositivos, bem como dos projetos de comunicação visual, luminotecnia e sonorização;

54 Fase V – Museologia | Expografia
Criação, edição, artes finais e produção gráfica de todos os conteúdos textuais e iconográficos do museu; Desenvolvimento e produção dos aplicativos multimídia incluindo o trabalho conjugado de roteiro, ilustração e desenvolvimento dos softwares; Realização dos vídeos: roteiros, produção, gravação, edição e finalização; Estruturação da área de exposições temporárias dentro dos pavilhões onde serão abordados temas regionais específicos de forma a motivar a população a novas visitas ao espaço tornando-o dinâmico e de interesse constante. . Desenvolvimento e produção da área expositiva e de manutenção de aquário de água doce e dos aplicativos multimídia incluindo o trabalho conjugado de roteiro, ilustração e desenvolvimento dos softwares;

55 A Base7 é uma empresa especializada, na concepção, consultoria, desenvolvimento e produção de exposições e de espaços museológicos, dentre outras atividades ligadas à cultura, meio ambiente, esporte e educação. Desenvolveu diversos projetos de museus, tais como: Museu Oscar Niemeyer em Curitiba, Museu da História do Estado de São Paulo, Museu TAM Asas de um Sonho em São Carlos, Museu da TV Brasileira, Museu Nacional da Cana de Açúcar, Museu do Alimento, Museu da Velocidade e Memorial do Corinthians, tendo igualmente participado da produção do Museu do Futebol em São Paulo. São Paulo Brasília Rio de Janeiro Belo Horizonte Curitiba Porto Alegre Buenos Aires A Base7 é integrante do grupo Ink, formado também pelas empresas Margarida Flores e Filmes, Academia de Cultura, Academia de Filmes, Colméia.TV, Ipanema Entretenimentos e Direitos Autorais, Cia. das Licenças, constituindo um dos principais grupos de produção audiovisual e cultural da América Latina, com mais de 10 anos de existência.

56 Projeto concebido pela Base7 Projetos Culturais – reprodução proibida
realização concepção geral | planejamento | produção concepção aquário | planejamento | produção Projeto concebido pela Base7 Projetos Culturais – reprodução proibida


Carregar ppt "O Biopark O Biopark - Parque da Biodiversidade do Estado do Amazonas é um espaço turístico dedicado à cultura, ao entretenimento e à iniciação científica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google