A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO PG 1 HISTÓRIA Professora Marta Cibele. INTRODUÇÃ À HISTÓRIA Função da história: Estudar o passado para compreendermos o presente. Trabalho do.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO PG 1 HISTÓRIA Professora Marta Cibele. INTRODUÇÃ À HISTÓRIA Função da história: Estudar o passado para compreendermos o presente. Trabalho do."— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO PG 1 HISTÓRIA Professora Marta Cibele

2 INTRODUÇÃ À HISTÓRIA Função da história: Estudar o passado para compreendermos o presente. Trabalho do historiador: Analise cientifica do passado por meio de fontes históricas e construção de uma versão dos fatos ocorridos. (Não existe verdade absoluta na história). Fontes históricas: Vestígios do passado estudados pelo historiador. (Textuais ; Orais; Materiais e Visuais). O tempo na história: -Calendário Ocidental- Cristão -O tempo está ligado a fenômenos da natureza- Sol; lua; rotação da terra... -Contagem dos séculos a cada 100 anos -Se o ano termina com 00: 2000 século XX -Se o ano terminar com números diferentes de 1752: século XVIII

3 Questões de PG Anteriores 01. Pode-se afirmar que a História: a) elabora explicações sobre o passado que nunca são desmentidas. b) utiliza unicamente fontes textuais para produzir conhecimentos. c) cria a ilusão de que o passado sempre terá sido melhor que o presente. d) constitui um relato fantasioso sobre as aspirações da humanidade. e) possibilita a compreensão do presente pela análise do passado. 02. Estamos no ano de 2016. O calendário sobre o qual se baseia essa afirmação é o: a) cristão b) hindu c) chinês d) judaico e) islâmico 03. Considerando ainda que estamos no ano de 2016, é correto afirmar que nos situamos cronologicamente: a) Na segunda metade do século XIX. b) Na primeira metade do século XX. c) NA segunda metade do século XX. d) Na primeira metade do século XXI. e) Na segunda metade do século XXI. 04. Assinale a alternativa eu apresente todos os grupos de fontes históricas: a)Fontes físicas e artísticas b)Fontes visuais, textuais e materiais c)Fontes descritivas e orais d) Fontes escritas, orais e artísticas e)Fontes textuais, visuais, materiais e orais.

4 Pré- História Os primeiros Hominídeos Surgiram no Continente Africano. O mais antigo é o Australopithecus. O ser humano atual pertence à espécie Homo Sapiens. O Homo sapiens desenvolveu a fala e o andar ereto liberou as mão para produzir utensílios. Algumas características da evolução e do raciocínio humano. -Diminuição da mandíbula e amento do cérebro; andar sobre os membros inferiores; uso do polegar opositor.

5 Questões de PG Anteriores 01. Estudos de cientistas apontam que o surgimento da capacidade de raciocínio na espécie humana pode ser diretamente relacionado: a) à diminuição do tamanho do cérebro. b) à locomoção sobre os membros inferiores. c) ao posicionamento lateral dos olhos. d) ao desenvolvimento da vida em sociedade. e) ao desaparecimento do polegar opositor. 02. A partir de seus conhecimentos sobre a evolução do homem, é possível afirmar que: a) a humanidade de hoje descende dos australopitecos. b) nenhuma espécie de hominídeos sofreu extinção. c) o ser humano atual pertence à espécie Homo sapiens. d) a origem da humanidade ocorreu no continente europeu. e) o ser humano atual teria surgido há 5 milhões de anos. 03. Assinale a alternativa que apresente como o Homo Sapiens aumentou a capacidade de sobrevivência: a) O Homo Sapiens passou a usar o fogo, machados de pedra e construir choupanas. b) O Homo Sapiens desenvolveu a fala, e o andar ereto liberou as mãos para produzir utensílios. c) O Homo Sapiens partilhava coletivamente os alimentos que cultivava. d) O Homo Sapiens foi o primeiro a produzir instrumentos de pedra. e) O Homo Sapiens explorou recursos do ambiente de maneira eficiente, desenvolvendo o uso do fogo.

6 Período Paleolítico e Neolítico Paleolítico Os homens produziram objetos de pedra, madeira ou ossos. Ao final do Paleolítico, os homens haviam se tornado excelentes caçadores, capazes de abater até mesmo animais como os mamutes devido sua capacidade de organização e de trabalho em equipe. A descoberta do fogo possibilitou a habitação de cavernas (iluminação), cozimento dos alimentos, espantar animais e aquecer do frio. Neolítico Revolução Neolítica: -Surgimento da agricultura e do pastoreio, assegurando a produção de alimentos e a sedentarização. - Consequências: Contínuo crescimento populacional, crescente divisão e especialização do trabalho, e desenvolvimento de novas técnicas (metalurgia)

7 Questões de PG anteriores 01. Durante o período pré-histórico denominado Paleolítico, os homens: a) produziram objetos de pedra, madeira ou ossos. b) inventaram e divulgaram o uso do alfabeto. c) formaram cidades com milhares de habitantes. d) desenvolveram a agricultura em larga escala. e) ignoraram por completo a existência do fogo. 02. A expressão “Revolução Neolítica” costuma ser utilizada para se designar o conjunto das consequências do surgimento do (a): a) divisão de tarefas. b) controle do fogo. c) fabricação de objetos. d) produção de tecidos. e) pastoreio e da agricultura. 03. Um estudioso da Pré-História costuma dispor, apenas, de fontes: a) textuais e orais. b) materiais e visuais. c) orais e materiais. d) textuais e materiais. e) visuais e orais.

8 Oriente Antigo Formação das civilizações próxima à rios e produção de excedentes. Economia de Regadio: se desenvolveram com base em sistemas de irrigação. O Estado controlava todos os recursos, ficando responsável pela divisão de terras e do trabalho, pelo sistema de irrigação, pela organização de estoques e pelo comércio. Estado: Das necessidades comuns e disputas constantes surgiram um conjunto de instituições que reuniu as diferentes estruturas e funções do governo. Religião: Politeísta (vários deuses); animista (espirito do homem presente do no próprio mundo, não fora dele; antropozoomórficas (deuses com forma de homens e/ou animais. Casos particulares: persas (dualistas ) e hebreus (monoteístas). Sociedade estamental: Dividida em camadas, por critério de nascimento com pouca ou nula mobilidade (exceção – escribas). Monarquia Teocrática: Os reis vistos como intermediários entre os deuses e os homens.

9 Questões de PG anteriores 01. Há cerca de seis mil anos, em algumas partes do mundo, a produção de excedentes por certas sociedades agrícolas abriu caminho para o desenvolvimento da(s): a) produção de metais. b) linguagem falada. c) primeiras civilizações. d) domesticação de animais. e) pinturas rupestres. 02.No contexto do Oriente Antigo, a expressão “economias de regadio” designa sociedades que: a) proibiram todas as formas de trabalho obrigatório. b) desconheceram quaisquer sistemas de escrita. c) eram governadas por reis eleitos pela população. d) se desenvolveram com base em sistemas de irrigação. e) obtinham riquezas apenas pelas práticas comerciais. 03. A principal característica de uma sociedade estamental é: a) A rígida hierarquia definida pelo nascimento. b) A facilidade de ascensão social. c) A falta de caráter censitário (o mais rico manda) que permite mobilidade social. d) A falta de privilégios por critérios de nascimento. e) O fortalecimento da mobilidade social.

10 Questões de PG anteriores 04.Assinale a alternativa que melhor caracteriza as sociedades que adotaram a economia de regadio. a)O livre-comércio era a base da economia de regadio, realizando-se trocas e estabeleciam-se os preços da produção excedente livremente. b) A produção de subsistência (plantar só o que precisa para viver) não estimulava o comércio, as regiões eram muito isoladas e não havia padrão de pesos, medidas e moedas. c) O Estado controlava todos os recursos, ficando responsável pela divisão de terras e do trabalho, pelo sistema de irrigação, pela organização de estoques e pelo comércio. d) A independência entre as cidades era marcante na economia de regadio; possuíam poder descentralizado além de grandes rivalidades militares. e)A politica de tolerância religiosa afetava a economia. Devido à aceitação religiosa havia grandes trocas comerciais entre Ocidente e Oriente.

11 EGITO Se Desenvolveu graças ao rio Nilo e a produção de excedentes. Faraós: Eixo da identidade político-cultural. Principais: Queóps – responsável pela construção da Grande Pirâmide de Gizé; Akhenaton- responsável pela tentativa de adotar uma religião monoteísta no Egito; Tutankhamon- única tumba encontrada intacta pelos estudiosos do Egito Antigo; Ramsés II- mais poderoso, reinado equivale ao apogeu do Egito; Cleópatra- Com seu suicídio, após invasão romana, termina a longa sequencia de faraós no Egito. Antigo Império: Construção das Grandes Pirâmides de Gizé. Crise Internas: Problemas naturais e exaustão econômica causam rebeliões, fome e caos. Médio Império: Reorganização politica e econômica para evitar novas crises. Crises externas: invasão dos hicsos, dominaram a região durante dois séculos. Novo Império: Período de apogeu: expansão territorial, imensas riquezas e florescimento cultural. Crise: Dificuldade de defesa nos vastos domínios levaram a sucessivas invasões. Decadência: Domínio romano líquida a linhagem dos faraós.

12 Questões de PG anteriores 01. O Historiador Grego Heródoto dizia que o Egito era uma dádiva do Nilo. Assinale a alternativa que justifica essa afirmação: a) A frase tem origem religiosa, uma vez que o Nilo era tido como um deus que deu origem aos faraós e a toda população egípcia. b) O rio foi desviado de seu curso para fornecer recursos ao Egito, com essa mudança ocorreu grande crescimento econômico no Novo Império. c) A extensão territorial dificultava a administração das colônias egípcias; ao dominarem a navegação, passaram a usar e a controlar efetivamente seus domínios. d) O Egito se desenvolveu graças aos recursos do rio Nilo, que possibilitaram o desenvolvimento econômico mesmo em uma região desértica. e) A decadência do Egito ocorreu pelas sucessivas cheias do Nilo e pelos longos períodos de invasões que se aproveitavam da facilidade de acesso pelo rio. 02. Durante o Novo Império, um faraó rompeu com uma tradição milenar ao ordenar a reforma religiosa que aboliu os cultos a mais de 3 mil deuses, substituindo-os pela veneração a um deus único: Aton, representado pelo disco solar. Além disso, mandou construir uma nova capital (Tel el-Amarna) e estimulou uma renovação artística geral. O faraó ao qual o texto se refere é: a) Djoser b) Quéops c) Ramsés II d) Amenhotep IV e) Psamético I

13 China Rios Yangzi e Huang e a produção de excedentes de arroz-: Base do desenvolvimento da civilização chinesa. A teoria do Mandato Celeste justificava o poder imperial e explicava os momentos de crise e colapso (“revogação da proteção divina”) como transição de eras ou dinastias. Teoria de Confúcio: em nome da ordem o homem devia buscar a virtude e respeitar as hierarquias conquistadas por mérito. (ditado- não faça com os outros o que não quer que façam com você). Dinastia Han- Fundadora da China Imperial: expansão territorial, desenvolvimento cultural, comércio, novas técnicas e Rota da Seda.

14 Questões de PG anteriores 01. O cereal que está na base do desenvolvimento da civilização chinesa é o: a) centeio b) milho c) sorgo d) trigo e) Arroz 02. A Grande Muralha, construção monumental que teve início durante o reinado de Huangdi, visava: a) evitar o contrabando de chá pela Rota da Seda. b) proteger a China das tribos hostis da Ásia Central. c) manter a pureza da religiosidade chinesa. d) facilitar o comércio da China com o Ocidente. e) impedir a entrada da filosofia grega na China. 03. A dinastia Han é fundadora da China Imperial. Assinale a alternativa que apresenta suas principais características: a) Conquista do Império Persa, politica de tolerância religiosa, fusão da cultura ocidental com a oriental e estabelecimento da rota de especiarias. b) Mandado Celeste, prosperidade econômica ligada à novas técnicas graças as cheias do Rio Nilo. c) Expansão territorial, desenvolvimento cultural, prosperidade econômica ligada ao comércio e a novas técnicas, e estabelecimento da Rota da Seda. d) Mandato Celeste, expansão territorial, poder descentralizado, direito de terra cedido a um clã e novas técnicas produtivas. e) Politica de tolerância religiosa, forte regionalismo e independência das cidades-estado, e estabelecimento das Rotas da Seda.

15 Índia cultura HARAPENSE, um grupo organizado de pessoas que viviam em uma cidade chamada Harappa. O período Védico: Sociedade de castas - BRÂMANES (eram os sacerdotes), KSHATRIAS (nobres guerreiros), VAISHYAS (Comerciantes, agricultores, artesãos), SUDRAS (servos) além dos INTOCÁVEIS que eram pessoas consideradas impuras por desobedecer às ordens religiosas. Religião – Hinduísmo: politeístas e seus principais deuses eram as forças da natureza, como o ar, o vento, a terra e o fogo. Eles também acreditavam na reencarnação. Com o passar do tempo apareceu a crença em um deus acima dos outros deuses, o Brahma – Brahmanismo. A dinastia Maurya foi importante para a Índia, pois foi o primeiro grande Estado a centralizar o poder. Rota de especiarias: Canal de contato entre as cidades mercantis da Índia (oriente) e o mundo greco-romano (ocidente). (Comércio marítimo)

16 Questões de PG anteriores 01. Na sociedade de castas existente na antiga civilização indiana, o grupo dos brâmanes exercia a função de: a) sacerdotes b) camponeses c) guerreiros d) mercadores e) Escravos 02. A Rota de especiarias por ser definida como: a) Canal de contato entre as cidades mercantis indianas e o restante do continente asiático. b) Maior estrada indiana, responsável pelo escoamento de produtos ligando produtores aos principais portos. c) Caminho usado para conquista e exploração territorial pelo Império Maurya. d) Caminho sagrado do budismo, percorrido por Buda. e) Canal de contato entre as cidades mercantis do sul da Índia e o mundo greco-romano.


Carregar ppt "REVISÃO PG 1 HISTÓRIA Professora Marta Cibele. INTRODUÇÃ À HISTÓRIA Função da história: Estudar o passado para compreendermos o presente. Trabalho do."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google