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DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 1 de 24 SEGUNDO TEMPO.

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1 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 1 de 24 SEGUNDO TEMPO

2 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 2 de 24 21. Etapas de um Processo de Certificação Estrutural: 21.1 avaliação do “COMPLIANCE CHECK LIST (CCL)” ou “COMPLIANCE CONTROL DATABASE (CCD)” atentando para a aplicabilidade dos métodos, propostos pelo solicitante, para comprovação dos requisitos; 21.2 avaliação dos Relatórios de Cálculos de Cargas com a finalidade de comprovar o cumprimento dos requisitos de resistência e rigidez das normas aplicáveis;

3 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 3 de 24 21.3 avaliação dos Relatórios de Propostas de Ensaios com relação: 21.3.1 aos métodos de simulação das cargas agentes na estrutura do CDP e nos DGA em todas as condições de operação; 21.3.2 à adequação dos DGA para as Montagens dos ensaios;

4 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 4 de 24 21.3.3 aos equipamentos e aos métodos propostos para: a. a aplicação de carregamentos ou excitações no CDP; b. a aquisição de dados das cargas aplicadas, das tensões resultantes, das deformações, das deflexões, dos modos de vibração, das amplitudes, dos amortecimentos estruturais e das freqüências de ressonância; e c. o controle de aplicação de carregamentos, tais como dispositivos de segurança mecânicos ou eletrônicos.

5 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 5 de 24 22. Solicitação à CAvC-GI do Pedido de Inspeção de Conformidade para Ensaio a ser efetuado no Brasil: 22.1 a Gerência da Garantia da Qualidade da EMBRAER efetua a inspeção do CDP e do DGA e emite uma Declaração de Conformidade; 22.2 a Gerência de Certificação da EMBRAER encaminha estas Declarações à CAvC solicitando providências da CAvC- GI para as Inspeções de Conformidade do CDP, do DGA e da Montagem para a execução do ensaio; e 22.3 o engenheiro da CAvC-EES ou RCE responsável pelo ensaio preenche o Pedido de Inspeção de Conformidade citando os aspectos que ele considera críticos e que devem ser verificados, com especial atenção, pelos inspetores da CAvC-GI ou RCF.

6 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 6 de 24 23. Procedimentos para Inspeção de Conformidade. Inspecionar os CDP, o DGA, a Instrumentação, os Equipamentos para Aquisição e Registro de Dados e as Montagens para a execução dos ensaios: 23.1 estáticos; 23.2 de fadiga; 23.3 de queda livre de TP; 23.4 de vibração; 23.5 de impacto de pássaros ou objetos; e 23.6 de propagação de trincas (Validação das DTA);

7 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 7 de 24 24. Testemunho de Execução de Ensaios. O engenheiro da CAvC-EES ou RCE deve: 24.1 avaliar, sumariamente o DGA, o CDP, a Instrumentação, os Equipamentos para Aquisição e Registro de Dados e a Montagem do ensaio; 24.2 testemunhar a execução do ensaio avaliando o comportamento do CDP sob o carregamento aplicado; 24.3 preencher o Relatório Técnico para Ensaios Estruturais e de Sistemas (F-800-01D) com os dados obtidos ou observados durante o ensaio; e 24.4 avaliar, posteriormente, o Relatório de Resultado do Ensaio efetuado, quanto à conformidade dos resultados obtidos em confronto com os requisitos ou critérios de aprovação.

8 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 8 de 24 25. Montagens de Ensaios Estruturais Estáticos e de Fadiga. 25.1 Montagem de Ensaio Global. Neste caso, a montagem do ensaio contém todas as partes estruturais da aeronave ou do componente, desde que necessários ao tipo de ensaio a ser efetuado, de modo a simular com maior representatividade o carregamento real da estrutura;

9 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 9 de 24 25.2 Montagens de Ensaios Estruturais de Componentes da Aeronave, em Separado: 25.2.1 os componentes são ensaiados em montagens, em separado; 25.2.2 os ensaios são mais conservativos, pois parte da energia aplicada não sendo absorvida pelo restante da estrutura da aeronave, torna o carregamento mais crítico para a estrutura do CDP em ensaio; e 25.2.3 apresenta uma simulação menos representativa do carregamento real da estrutura.

10 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 10 de 24 26. Montagens de Ensaios de Vibração: 26.1 os ensaios de vibração não são conclusivos e tem por objetivo apenas a aquisição dos valores dos parâmetros inerentes à estrutura; e 26.2 os dados obtidos serão utilizados, posteriormente, nos cálculos dos critérios analíticos de prevenção de fenômenos aeroelásticos.

11 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 11 de 24 26.3 Montagem de Ensaio Vibração Global: 26.3.1 neste caso, a aeronave completa deverá ser suspensa, em atitude de vôo horizontal, por três pontos, usando-se arcos elásticos (“sandows”), bolsas de borracha infladas ou os próprios pneus dos trens de pouso; e Nota: os pneus deverão ter as pressões adequadamente aliviadas e ajustadas, conforme orientação constante da Proposta de Ensaio.

12 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 12 de 24 26.4 Montagens de Ensaios de Vibração de Componentes em Separado: 26.4.1 os componentes estruturais da aeronave ou sistema embarcado são ensaiados em montagens, em separado; e 25.4.2 estas montagens apresentam uma simulação menos representativa da estrutura e do seu carregamento real e apresentam dados menos precisos com relação ao ensaio de vibração global;

13 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 13 de 24 26.4.3 este método é muito utilizado no estudo de fenômenos aeroelásticos: a. de aeronaves de pequeno porte; b. na obtenção de dados para aplicação de critérios empíricos; e c. para determinar a freqüência de ressonância de massas concentradas e de massas de balanceamento estático de superfícies de controle.

14 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 14 de 24 27. Montagens de ensaios de trem de pouso (TP), cubos de rodas (CR), freios (FR), discos (DI) e pastilhas (PA): 27.1 estes ensaios são efetuados com os CDP montados em equipamentos especiais, tais como: 27.1.1 equipamento para ensaio de queda livre de TP; 27.1.2 equipamento para ensaio de torque dinâmico de CR, FR, DI e PA;

15 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 15 de 24 27.1.3 equipamento para ensaio estático de CR; 27.1.4 equipamento para ensaio de rolagem de CR; 27.1.5 equipamento para ensaio de durabilidade de FR; e 27.1.6 equipamento para ensaio de torque dinâmico de CR.

16 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 16 de 24 28. Procedimentos para Inspeções de Conformidade: 28.1 todo ensaio tem características e peculiaridades próprias; 28.2 é impossível fazer uma única lista de itens de inspeção aplicável a todos ensaios de um modo geral; e 28.3 a título de ilustração, propõe-se a seguir listas de itens de conformidade aplicáveis aos ensaios: estáticos, de fadiga, de vibração, para aquisição dos níveis de pressão do som e de trens de pouso e seus componentes.

17 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 17 de 24 29. Procedimento para Inspeção de Conformidade de Ensaios Estáticos: Nota 1: usualmente efetuam-se apenas inspeções dimensionais e visuais dos itens de conformidade. Nota 2: excetuam-se os CR, DI e PA que são submetidos à inspeções dimensionais e ensaios NDI para avaliação da existência de porosidades ou trincas antes e após a execução do ensaio.

18 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 18 de 24 Em linhas gerais deve-se verificar: 29.1 a identificação e a conformidade do CDP com a estrutura real utilizando-se desenhos de projeto aprovados; 29.2 a identificação e a localização dos “strain-gages”, em confronto com a proposta de ensaio;

19 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 19 de 24 29.3 a integridade das ligações das fiações e da colagem dos “strain-gages”; 29.4 a validade das calibrações e aferições dos instrumentos e equipamentos para aplicação de carregamentos e para aquisição e registro de dados, tanto específicos da Montagem como os do laboratório que também estão sendo utilizados na execução do ensaio; 29.5 o funcionamento correto das polias utilizadas para a transmissão de carregamentos; 29.6 o balanceamento correto das árvores para aplicação dos carregamentos;

20 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 20 de 24 29.7 o funcionamento correto dos dispositivos de segurança utilizados para proteger o CDP e os engenheiros e técnicos envolvidos com a execução dos ensaios; 29.8 se o transdutor de medida de carga está instalado entre a polia e o ponto de aplicação do carregamento; 29.9 a calibração das massas utilizadas para a aplicação de carregamentos, no caso destes serem efetuados com lingotes padronizados ou sacos com grãos de chumbo; 29.10 a aferição dos dimensionamentos das vigas utilizadas nas montagens das árvores de carregamento; 29.11 o posicionamento e o funcionamento correto dos instrumentos de medidas de deflexões e de recalques;

21 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 21 de 24 29.12 a aferição e o funcionamento correto dos manômetros utilizados para a aplicação de pressão; 29.13 as pressões aplicadas nas calibrações e durante a execução dos ensaios; 29.14 aferição das escalas utilizadas para medidas de distâncias; 29.15 o posicionamento correto dos CDP, em confronto com os dados das Propostas de Ensaios aprovadas; e 29.16 o desconto ou acréscimo das taras (massas dos DGA).

22 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 22 de 24 30. Procedimento para Inspeção de Conformidade de Ensaios de Fadiga: 30.1 os procedimentos de inspeção, antes do início das aplicações dos carregamentos do espectro de fadiga, são idênticos aos procedimentos de inspeção efetuados nos ensaios estáticos; 30.2 antes do início da aplicação do espectro de fadiga efetuam-se apenas inspeções dimensionais e visuais dos itens de conformidade tal como efetuado nos ensaios estáticos; Nota: excetuam-se os CR, DI e PA que são submetidos à inspeções dimensionais e ensaios NDI para avaliação da existência de porosidades ou trincas antes e após a execução dos ensaios estáticos e dinâmicos.

23 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 23 de 24 30.3 como se trata de um ensaio de longa duração a ser executado segundo um cronograma aprovado, deve-se elaborar, necessariamente, um programa de inspeções cobrindo todas as suas etapas; 30.4 nestes ensaios, as etapas são estabelecidas em termos de tempos de vida a serem alcançados pelo CDP, e serão nestas oportunidades que se efetuarão as inspeções; 30.5 a inspeção efetuada antes do início do ensaio de fadiga consiste na verificação de todos os itens referentes às inspeções dos ensaios estáticos; e 30.6 as inspeções subseqüentes são efetuadas, utilizando-se equipamentos, processos e técnicas NDI.

24 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL - CAvC SEMINÁRIO DE RC - 2004 24 de 24 FIM


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