A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Texto escrito: o diário

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Texto escrito: o diário"— Transcrição da apresentação:

1 Texto escrito: o diário

2 Qual o significado da palavra “diário”?
Diário n.m. Livro onde se escreve o que acontece todos os dias. Dicionário Escolar 2.º Ciclo de Português, Texto

3 Excerto de um diário 4 de outubro Data
Esqueci-me de me apresentar na 1ª página. Mas fiz bem. Chamo-me … mas vou inventar um nome falso para mim e para todas as pessoas de que vou falar. Assim serei uma personagem irreconhecível e não vou comprometer ninguém. Faz de conta, portanto, que sou a Sofia, que a minha escola é o Colégio Universal. O meu cão será o Pipocas. Só a minha terra permanece Lisboa. Quem me poderá descobrir? Por hoje acabo, estão a tocar à porta. Deve ser a D. Adozinda a pedir salsa ou um desses rapazes que metem anúncios na caixa de correio.” Luísa Ducla Soares, Diário de Sofia & C.ª aos 15 anos, 2004. Obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura Data Uso da 1ª pessoa Relato de factos

4 Diário Regista alguns dos aspetos que encontramos num diário:
Data e local (opcional); Saudação inicial; Emprego da primeira pessoa (formas verbais, pronomes pessoais e possessivos e determinantes possessivos); Relato de acontecimentos e sensações experimentadas; Linguagem menos formal; Despedida (opcional); Assinatura (opcional).

5 Revisão e reformulação
Antes de entregar o meu trabalho, refleti sobre os seguintes temas… Planificação Objetivos Tratei o diário como “confidente”. Conteúdos Relatei assuntos do quotidiano. Organização Selecionei os acontecimentos mais importantes e organizei-os, respeitando a sua ordem cronológica. Textualização Articulação das diversas partes Encadeei os acontecimentos de forma lógica. Vocabulário Utilizei vocabulário simples e menos formal. Organização do texto Organizei o texto em frases, períodos e parágrafos. Utilizei a pontuação e os sinais auxiliares de escrita de forma adequada. Estrutura compositiva e formato adequado Utilizei a 1.ª pessoa. Recorri aos tempos do passado para relatar os factos. Relatei factos e emoções vividas. Acordo ortográfico Utilizei um dicionário, quando tinha dúvidas sobre a ortografia de uma palavra. Revisão e reformulação Revisão de texto Revi os aspetos gráficos, ortográficos e de pontuação. Reorganizei e reescrevi partes do texto. Verifiquei se a abertura do texto se a relaciona com o fecho do mesmo.


Carregar ppt "Texto escrito: o diário"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google