A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A notícia. Definição e estrutura Narativa curta de um acontecimento atual de interesse geral, cuja finalidade é informar; Deve ser escrita numa linguagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A notícia. Definição e estrutura Narativa curta de um acontecimento atual de interesse geral, cuja finalidade é informar; Deve ser escrita numa linguagem."— Transcrição da apresentação:

1 A notícia

2 Definição e estrutura Narativa curta de um acontecimento atual de interesse geral, cuja finalidade é informar; Deve ser escrita numa linguagem clara e objetiva;

3 Obedece, regra geral, à seguinte estrutura: título (pode ter antetítulo e subtítulo): deve ser curto, esclarecedor e apelativo; lead: corresponde ao primeiro parágrafo (pode surgir destacado) e fornece as informações fundamentais respondendo às questões quem?, o quê?, quando?, onde?; corpo da notícia: desenvolvimento da notícia e pode responder às questões como? e porquê?.

4 Exemplo: Viana do Castelo Assalto a kartódromo causa prejuízo de 15 mil euros por Lusa O Kartódromo Internacional de Viana do Castelo foi assaltado na madrugada de sábado, com os autores a levarem mais de 15 mil euros em material, incluindo dois karts, disse à Lusa fonte da administração. "Cada kart pesa mais de setenta quilos, por isso imaginamos que tenha sido obra de três ou quatro elementos", explicou a mesma fonte. (cont.)

5 Os assaltantes introduziram-se no interior do kartódromo, em Chafé, Viana do Castelo, depois cortaram a rede de proteção. "Encostaram a carrinha à rede e depois usaram um reboque que tínhamos na oficina para transportar o material, como três grandes malas de ferramenta profissionais", acrescentou a administração. O assalto só foi detetado pelas 09:00 deste sábado, aquando da abertura do kartódromo, estando a ser investigado pela GNR, nomeadamente com recurso aos registos do sistema de videovigilância das instalações.

6 Planificação: Para redigires uma notícia, deverás: escolher um título curto, esclarecedor e apelativo; completar o título com um antetítulo e/ou um subtítulo (facultativo); redigir o lead onde se encontram as respostas às questões quem?, o quê?, onde? e quando?; responder ao como? e ao porquê? nos parágrafos que se seguem, dando origem ao corpo da notícia; Estrutura

7 utilizar uma linguagem clara, simples e objetiva; empregar um vocabulário corrente; utilizar a 3ª pessoa; usar frases de tipo declarativo; recorrer, preferencialmente, ao nome e ao verbo, evitando os adjetivos valorativos; evitar repetições; articular parágrafos e frases, recorrendo a palavras ou expressões que indiquem o tempo, o lugar, o modo, a causa, a consequência (advérbios, conjunções, locuções adverbiais ou conjuncionais). Aspetos linguísticos

8 Aspetos a observar/avaliar Estrutura: escolhi um título curto, esclarecedor e apelativo; redigi o lead, respondendo às questões quem?, o quê?, onde? e quando?; construí o corpo da notícia, respondendo ao como? e ao porquê?.

9 Aspetos linguísticos: utilizei uma linguagem clara, simples e objetiva; empreguei um vocabulário corrente; utilizei a 3.ª pessoa; usei frases de tipo declarativo; recorri, preferencialmente, ao nome e ao verbo, evitando os adjetivos valorativos; evitei repetições; articulei parágrafos e frases, recorrendo a palavras ou expressões que indiquem o tempo, o lugar, o modo, a causa, a consequência (advérbios, conjunções, locuções adverbiais ou conjuncionais).

10 Grelha de autoavaliação: Aspetos a observar/avaliarSimNão Estrutura escolhi um título curto, esclarecedor e apelativo; redigi o lead, respondendo às questões quem?, o quê?, onde? e quando?; construí o corpo da notícia, respondendo ao como? e ao porquê? Aspetos linguísticos utilizei uma linguagem clara, simples e objetiva; empreguei um vocabulário corrente; utilizei a 3.ª pessoa; usei frases de tipo declarativo; recorri, preferencialmente, ao nome e ao verbo, evitando os adjetivos valorativos; evitei repetições; articulei parágrafos e frases, recorrendo a palavras ou expressões que indiquem o tempo, o lugar, o modo, a causa, a consequência (advérbios, conjunções, locuções adverbiais ou conjuncionais).


Carregar ppt "A notícia. Definição e estrutura Narativa curta de um acontecimento atual de interesse geral, cuja finalidade é informar; Deve ser escrita numa linguagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google