A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo de caso em educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo de caso em educação"— Transcrição da apresentação:

1 Estudo de caso em educação
Pesquisa Educacional: questões teórico-metodológicas e prática pedagógica

2 Integrantes Ana Paula Vicente Ferreira Beatriz Cunha
Camila Godoy Justo Gabriel Moreira Barros Gisele da Silva Fonseca Laís Dantas Augusto Vitor Machado Olivera

3 Agenda Aspectos importantes sobre Pesquisa Estudo de Caso nos anos 80
O que é um estudo de caso Exemplo: Alice Goffman Críticas a “Estudos de Caso” Por que é ou não um Estudo de Caso Qualitativo? Por quais motivos um Estudo de Caso poderia dar errado? Perguntas?

4 Aspectos importantes da Pesquisa

5 Aspectos importantes da Pesquisa

6 Thomas Kuhn Karl Popper

7 Mikhail Bakhtin

8 Estudos de caso nos anos 80

9

10 O que é um estudo de caso

11 Características de um Estudo de Caso
Atitude aberta e flexível por parte do observador Se apoiar em um referencial teórico Ficar atento a aspectos novos que podem surgir ao longo do trabalho Utilizar variedade de fontes de dados, métodos de coletas, instrumentos e procedimentos Postura ética do pesquisador Buscar intencionalmente fontes com pesquisas de opiniões diferentes

12 As três fases do Estudo de Caso
Exploratória Delimitação do foco Análise sistemática dos dados e elaboração exploratória

13 Contextos que geram diferentes resultados
natureza do caso; o histórico do caso; o contexto (físico, econômico, politico, legal, estético etc);

14 Dentro do estudo de caso quem pode ser analisado
-Indivíduos, pequenos grupos, instituições, programas, eventos, ou casos múltiplos, tais como vários indivíduos ou várias instituições.

15 Tipos de estudo de caso (Robert Stake)
Intrínseco Instrumental Coletivo

16 Tipos de estudo de caso (Robert Yin)
Crítico Extremo Revelador

17 Generalização Generalização por Yin: é sempre possível gerar hipóteses que possam ser testadas em outros contextos e, caso sejam reiteradamente confirmadas, podem ser generalizadas para contextos similares Generalização por Stake: não deve ser uma exigência feita a todo e qualquer estudo, uma vez que pode desviar a atenção do pesquisador a características importantes para a compreensão do caso em si... ao invés de assumir a responsabilidade de definir para que populações e/ou contextos os resultados obtidos podem ser generalizados, o pesquisador deixe essa decisão para o leitor

18

19 Exemplo de Estudo de Caso
Alice Goffman: estudo sobre a juventude negra e pobre nos Estados Unidos

20

21 Críticas a “Estudos de Caso”

22 Críticas a “Estudos de Caso”
Replicação x Replicação Teórica “Descrição densa”

23 Pontos a evitar nos Estudos de Caso
Jornalismo Relatório Seletivo Estilo anedótico Pomposidade Suavidade

24 Por que é ou não um Estudo de Caso Qualitativo?

25 Para ser um estudo de caso
Abordagem qualitativa -> abre caminho para uma visão holística do caso. Rigor metodológico -> descrição do caminho a ser seguido pelo pesquisador. Análise multidimensional e aprofundada "Construir os casos" Estudo de campo ≠ estudo de caso.

26 Por quais motivos um estudo de caso poderia dar errado

27 Perguntas?

28 Estudo de caso em educação
Pesquisa Educacional: questões teórico-metodológicas e prática pedagógica


Carregar ppt "Estudo de caso em educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google