A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diversidade nas plantas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diversidade nas plantas"— Transcrição da apresentação:

1 Diversidade nas plantas

2 Como são constituídas as plantas?
As plantas desempenham um papel fundamental na Biosfera, distribuem-se por vários habitats e apresentam uma grande variedade de formas e tamanhos. Podemos dividir as plantas em: Plantas com flor Plantas sem flor

3 Como são constituídas as plantas com flor?
Fruto Folha Caule Raiz

4 Como são constituídas as plantas com flor?
O fruto contém as sementes que serão depois disseminadas podendo dar origem a outra planta. As flores permitem que a planta se reproduza. As folhas captam a luz do Sol e produzem alimento. O caule serve de suporte à planta, fazendo a ligação entre a raiz e os outros órgãos. A raiz capta a água e os sais minerais do solo e fixa a planta ao substrato.

5 Qual a influência das variações dos fatores do meio nas plantas?
É possível encontrar plantas que crescem em ambientes frios, enquanto outras se desenvolvem em ambientes quentes. Existem plantas de ambientes húmidos e plantas de ambientes secos e ainda há plantas que crescem em condições de escassa luminosidade enquanto outras preferem luminosidade elevada. As plantas são influenciadas pelos fatores abióticos: Água Luz Temperatura

6 Qual a influência das variações dos fatores do meio nas plantas?
I. Qual a influência da água nas plantas e como se adaptam as plantas a este fator? III. Qual a influência da temperatura nas plantas e como se adaptam as plantas a este fator? II. Qual é a influência da luz nas plantas e como se adaptam as plantas a este fator?

7 Qual a influência da água no desenvolvimento das plantas?
A água é fundamental para a germinação e crescimento das plantas, participa no transporte das substâncias no seu interior e é necessária para vários processos químicos, sem os quais as plantas não sobrevivem. Quando a água escasseia a planta emurchece e pode mesmo morrer. Água em excesso é igualmente prejudicial para as plantas que se desenvolvem em meio terrestre.

8 Qual a influência da água no desenvolvimento das plantas?
Colocaram-se sementes de feijão em meios com diferentes quantidades de água. As imagens seguintes revelam os resultados: Sem água Quantidade moderada de água Excesso de água na situação I, os feijões não germinaram devido à ausência de água; na situação II, todos os feijões germinaram e a planta cresce devido à quantidade moderada de água com que foram regados; na situação III, alguns feijões germinam e outros não, devido à elevada quantidade de água com que foram regados.

9 Quais são as adaptações das plantas à água?
As plantas apresentam adaptações morfológicas à disponibilidade de água nos vários habitats.Existem plantas: Xerófitas – adaptadas a ambientes secos (ex: cato). Hidrófitas – adaptadas a ambientes aquáticos (ex: nenufar). PLANTAS XERÓFITAS PLANTAS HIDRÓFITAS Adaptações morfológicas - raízes longas e superficiais; - caules carnudos; folhas inexistentes ou folhas pequenas, - folhas reduzidas a espinhos ou folhas cobertas de pelos. Revestimento impermeável. Adaptações morfológicas - raízes curtas; - caules flexíveis; - folhas largas.

10 Qual a influência da variação da luz nas plantas?
Plantas que necessitam de muita luz para viverem (ex.: girassol) Plantas que vivem em locais pouco iluminados ou na sombra de outras plantas (ex.: feto) As plantas trepadeiras crescem sobre os troncos das árvores para utilizarem a luz do Sol.

11 Qual a influência da variação da luz nas plantas?
Todas as plantas dependem da luz para produzir o seu próprio alimento. A luz é fundamental para o desenvolvimento das plantas. Quando se colocam plantas numa caixa fechada, numa caixa com um orifício ou ao ar livre: a planta fechada na caixa (situação I) fica murcha e com as folhas amarelas , devido à ausência de luz. a planta fechada na caixa com um orifício (situação II) cresce no sentido da fonte de luz. a planta ao ar livre apresenta um maior desenvolvimento por ter estado na presença de maior quantidade de luz.

12 Qual a influência da variação da luz nas plantas?
A necessidade de luz faz com que algumas plantas cresçam na sua direção. Movimento de uma planta na direção de uma fonte luminosa. Fototropismo

13 Qual a influência da variação da luz nas plantas?
A luz solar influencia o desenvolvimento e o florescimento das plantas PLANTAS DE DIA LONGO PLANTAS DE DIA CURTO Papoila Morangueiro A papoila floresce na primavera e no verão. Nestas estações, existem, por dia, mais horas de luz do que de escuridão. O morangueiro floresce no outono e no inverno. Nestas estações, existem, por dia mais horas de escuridão do que de luz. Plantas que podem florescer em qualquer período do ano, independentemente do fotoperíodo – plantas indiferentes. (ex.: cravo)

14 Qual a influência da variação da temperatura nas plantas?
O desenvolvimento e a sobrevivência das plantas dependem da temperatura. Quando se colocam sementes de lentilha a diferentes temperaturas… … as sementes de lentilha apresentam um maior desenvolvimento em ambientes com temperaturas moderadas (20ºC) do que em ambientes frios (5ºC).

15 Qual a influência da variação da temperatura nas plantas?
As plantas adaptam-se às variações sazonais de temperatura. PLANTAS DE FOLHA CADUCA PLANTAS DE FOLHA PERSISTENTE ou PERENE Perdem a folhagem na época fria (ex.: castanheiro) Mantêm a folhagem todo o ano (ex.: eucalipto) PLANTA VIVAZ Há plantas que perdem toda a parte aérea na época fria, ficando reduzidas a caules, raízes ou sementes (ex.: narciso)


Carregar ppt "Diversidade nas plantas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google