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Comunicação Implementação de Organização e Ética HISTÓRICO n Década de 20 - Movimento Neoclássico: –movimento das relações humanas, –otimização dos processos.

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2 Comunicação Implementação de Organização e Ética HISTÓRICO n Década de 20 - Movimento Neoclássico: –movimento das relações humanas, –otimização dos processos de produção (luz, maquinário, lay-out), –o trabalho do homem não é feito apenas da sua capacidade física, mas também das suas condições socias, –verificação da inter-relação entre meio e satisfação como alavancador do processo produtivo.

3 Comunicação Implementação de Organização e Ética HISTÓRICO n Década de 40 - Movimento Behaviorista: –movimento do estudo dos comportamentos, –fatores referenciados: motivação, expectativas, valores e comunicação, –cientistas aplicam pesquisas comportamentais –início da área da qualidade; preocupação com o desempenho.

4 Comunicação Implementação de Organização e Ética O QUE É A COMUNICAÇÃO? n Comunicar significa: tornar comum e compartilhar entre ou mais pessoas uma determinada informação, idéias ou conhecimentos.

5 Comunicação Implementação de Organização e Ética ESTABELECIMENTO DA COMUNICAÇÃO n Apenas existe comunicação quando as idéias ou informações são compreendidas por todos. n Como saber se a comunicação foi efetiva? –As pessoas dão respostas ou mudam o comportamento (ação bilateral).

6 Comunicação Implementação de Organização e Ética PROCESSO ELE IDÉIA DELE TORNAR COMUM NOSSA IDÉIA EU MINHA IDÉIA

7 Comunicação Implementação de Organização e Ética ELEMENTOS n Fonte da mensagem (primeiro passo): ou o criador (emissor) da mensagem controla o tipo de mensagem enviada, a construção usada e o canal através do qual a mensagem passa. n Codificação da mensagem (segundo passo): envolve a transmissão de alguma forma de símbolo (verbal ou não), capaz de transferir significado, como palavras escritas ou faladas, gestos ou ações. É importante pensar se a mensagem está adaptada ao nível de entendimento, interesse e necessidades do receptor.

8 Comunicação Implementação de Organização e Ética ELEMENTOS n Transmissão da mensagem (terceiro passo): escolha que o comunicador fez do meio ou “canal de distribuição”. –Comunicação oral: pode ser feita: pessoalmente, por telefone, gravador, vídeo-tape, privadamente ou em uma reunião com muitas pessoas. Vantagem: apresenta oportunidade de interação da fonte com o receptor. Nesta, os cinco sentidos são utilizados como forma de canal. –Comunicação escrita: mural, memorandos, jornal, quadros de avisos. Vantagem: existirá um registro para consulta futura.

9 Comunicação Implementação de Organização e Ética ELEMENTOS n Recepção (quarto passo): recebimento da mensagem pela parte receptora. Esta recepção é feita através dos cinco sentidos (visão, audição, paladar, tato e olfato). n Decodificação (quinto passo): é dar sentido aos símbolos captados pelo receptor, que procura no “banco” de sua memória uma tradução para os símbolos recebidos. –Isto é resultado da sua educação, bagagem cultural, ambiente e preconceitos.

10 Comunicação Implementação de Organização e Ética ELEMENTOS n Retroinformação ou Feedback (último passo): após a mensagem ter sido recebida, o receptor pode transmitir uma mensagem de retorno que estimula o comunicador (fonte) original ou alguma outra pessoa. Esta resposta chama-se retroinformação. è Ruídos: quando não se obtém resposta do receptor é sinal que alguma coisa impediu que a mensagem chegasse até o mesmo.

11 Comunicação Implementação de Organização e Ética TIPOS DE COMUNICAÇÃO n Verbal: é estabelecida através da palavra escrita ou falada. n Não Verbal: não utiliza palavra. –Inclui gestos, mímicas, expressões fisionômicas, expressões corporais, sons diversos, movimentos, etc. –Pesquisas revelam que 93% do significado da comunicação face a face é não verbal.

12 Comunicação Implementação de Organização e Ética COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL n Processo interativo e didático entre duas ou mais pessoas. n Consiste na troca de símbolos entre pessoas e possui quatro funções básicas: –Controle (implanta normas, autoridade e responsabilidade), –Informação (proporciona a tomada de decisão), –Motivação (influenciar os outros, obter cooperação para atingir objetivos), –Emoção (expressa sentimentos).

13 Comunicação Implementação de Organização e Ética COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL n Objetivo: manter departamentos e empregados com informação e compreensão que lhes permitirá e os estimulará a realizar suas tarefas com eficiência. n Funções: –produção e controle (realização do trabalho e cumprimento dos objetivos), –inovação (mensagens sobre novas idéias), –socialização e manutenção (relações interpessoais e motivação das pessoas na empresa, gerando trabalho).

14 Comunicação Implementação de Organização e Ética COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL n Apresenta canais formais, ditados pela estrutura organizacional ou prescritos por algum outro meio formal. n Há quatro canais básicos: descendentes, ascendentes, laterais e diagonais.

15 Comunicação Implementação de Organização e Ética DESCENDENTE n Cadeia formal de alto comando para baixo. n Segue e reflete relacionamentos de autoridade e responsabilidade. n Exemplos: –políticas, regras, procedimentos, planos, objetivos, –atribuições e diretivas de trabalho, –retroinformação sobre desempenho, –informação geral acerca da organização: progresso, etc, –informação sobre pedidos específicos vindos de níveis mais baixos.

16 Comunicação Implementação de Organização e Ética DESCENDENTE n Mensagens escritas ou verbais n Recursos (canais): quadro de avisos, memorandos, relatórios, reuniões, discursos, face a face.

17 Comunicação Implementação de Organização e Ética ASCENDENTE n Dos níveis hierárquicos mais baixos para os mais altos. n Relatórios de progresso ou desempenho. n Idéias e sugestões para melhorias e soluções de problemas. n Pedidos de assistência ou de informação.

18 Comunicação Implementação de Organização e Ética LATERAL OU HORIZONTAL n Comunicação entre pares no mesmo grupo de trabalho. n Comunicação que ocorre no mesmo nível organizacional. n Poder interagir com outras unidades organizacionais.

19 Comunicação Implementação de Organização e Ética DIAGONAL n Comunicação resultante dos relacionamentos de linha e assessoria. n Exerce forte autoridade funcional sobre a linha. n Pessoas de “ligações”, são o elo entre os grupos dentro da organização. n Formadores opiniões: influenciam informalmente outros funcionários.

20 Comunicação Implementação de Organização e Ética COMUNICAÇÃO INFORMAL n Também faz parte do fluxo da comunicação da organização. n Boatos e rumores. n Satisfazem uma variedade de propósitos: –necessidades pessoais e de relacionamento com os outros, –contrabalançar os efeitos do aborrecimento ou monotonia, –influenciar os comportamentos dos outros, –fonte de informação relacionada ao trabalho, que não é proporcionada pelos canais formais.

21 Comunicação Implementação de Organização e Ética BARREIRAS NO PROCESSO DA COMUNICAÇÃO n Da Fonte (emissor): –desconhecimento do assunto, –dificuldade de expressão, –desconhecimento do nível cultural, interesses e características do receptor. n Do Canal: –meio inadequado para se comunicar, problema na seleção do canal. –falta de habilidade na utilização aparelhos de transmissão, –falta de percepção.

22 Comunicação Implementação de Organização e Ética n Do Receptor: –fatores de ordem cultural, –razões psicológicas: preconceito, vergonha, desinteresse, emoções fortes –dificuldade de ordem física. n Da Mensagem: –repetição de assunto já conhecido pelo receptor, –inoportunidade ao momento da comunicação. BARREIRAS NO PROCESSO DA COMUNICAÇÃO

23 Comunicação Implementação de Organização e Ética BARREIRAS INTERPESSOAIS n Personalidade com característica auto-suficiente. n Personalidade com característica evasiva. n Percepção Seletiva: processo de seleção, organização e sentido que damos ao nosso redor. As necessidades, ânimo, influências culturais e sociais e atitudes interagem para determinar que estímulos são importantes. –interpretação da mensagem a partir da sua própria experiência, –interpretação da mensagem de maneira a resistir à mudança em fortes estruturas da personalidade.

24 Comunicação Implementação de Organização e Ética n “Status”do comunicador: medir, avaliar e pesar uma mensagem, em termos das características da pessoa que envia, sua credibilidade. n Atitude defensiva: atitude de defesa por parte do emissor, ou do receptor ou de ambos. BARREIRAS INTERPESSOAIS

25 Comunicação Implementação de Organização e Ética n Níveis hierárquicos: –crescimento da organização e expansão da estrutura se expande, –a mensagem terá de passar por diversos níveis, –levará mais tempo em alcançar seu destino –distorção, pois atravessou diversos filtros (percepções, preconceitos, cultura, relacionamentos com a natureza da mensagem, etc). BARREIRAS ORGANIZACIONAIS

26 Comunicação Implementação de Organização e Ética n Autoridade gerencial: –não abertura de problemas, condições ou resultados, –funcionários evitam revelar informações que poderiam fazê-los aparecer sob um aspecto desfavorável. n Especialização: –funções diferentes, interesses especiais, jargão dos cargos podem fazer com que as pessoas sintam que vivem em mundos diferentes. –Vocabulário técnico BARREIRAS ORGANIZACIONAIS


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