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COMUNICAçÃO. Comunicação como campo de conhecimento Comunicação inter e intrapessoal Jornalismo Marketing, propaganda e publicidade Prática de análise.

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Apresentação em tema: "COMUNICAçÃO. Comunicação como campo de conhecimento Comunicação inter e intrapessoal Jornalismo Marketing, propaganda e publicidade Prática de análise."— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAçÃO

2 Comunicação como campo de conhecimento Comunicação inter e intrapessoal Jornalismo Marketing, propaganda e publicidade Prática de análise de discursos Relações públicas Teoria da informação Telecomunicações

3 Comunicação com ato Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa"partilhar, participar algo, tornar comum". Através da comunicação, os seres partilham informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida.

4 A questão dos elementos básicos da comunicação O processo comunicacional é, desse modo, reduzido a uma questão de transporte, no qual as mensagens e significados são tratados como meros sinais a serem identificados e decodificados por um receptor.

5 João - Receptor Luis - Emissor Ar e voz - canais Língua Portuguesa - código Quais são suas expectativas? - Mensagem

6 Exemplos de códigos – línguas, gestos, sinais, escrita, desenhos, imagens, etc. Exemplos de canais – livros, periódicos, ar, voz, meios de comunicação, internet, etc.

7 Problemas desta forma de analisar a comunicação Os agentes comunicacionais são minimizados em suas capacidades cognitivas, vistos redutoramente na condição de codificadores e/ou de sinais. A própria relação entre os agentes comunicacionais, na complexidade e pluralidade de seus interesses e concepções, é desconsiderada, assim também como é negligenciada a discussão acerca do contexto em que se verifica a comunicação. As diferenças de compreensão são, segundo o autor, repelidas como erro quando podem ser atribuídas a incapacidades, acasos ou acontecimentos não propositais.

8 O CONTEXTO NO ATO DA COMUNICAÇÃO Ira ocorrer uma crise desnecessaria!

9 Segundo as perspectivas mais atuais em comunicação, esta estrutura é: Reducionista - desconsideram a natureza do emissor e receptor, em suas capacidades cognitivas, necessidades, sentimentos e interesses, assim como minimizam as influências econômicas, sociais, políticas e culturais nos processos de comunicação Generalizante - eles operam com um modelo de sinais válido para todos os meios de comunicação Condena supostas falhas - A questão da compreensão na comunicação é concebida como mera decodificação de mensagens e as diferenças de interpretação qualificadas sempre como algo problemático Não interacionista - A comunicação é vista, finalmente, como um processo dirigido de um emissor. A para um receptor B e não como interação entre instâncias comunicativas simétricas e ativas.

10 Principais problemas de transformação da comunicação OMISSÃO DISTORÇÃO SOBRECARGA TEXTO CHIAVENATO P. 431

11 COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES Segundo Scott e Mitchell, a comunicação tem 4 funções numa organização: 1 – CONTROLE DO COMPORTAMENTO (hierarquias, orientações, instruções, controle informal) 2 – MOTIVAÇÃO (dados sobre o desempenho, feedback, recompensa) 3 – EXPRESSÃO EMOCIONAL (interação social, satisfação ou insatisfação) 4 – INFORMAÇÃO (dados para tomada de decisões, planejamento)

12 Direções da comunicação na organização: vertical ou horizontal Comunicação vertical: Entre níveis hierárquicos

13 A comunicação vertical pode ser Descendente Ascendente Principais assuntos da comunicação descendente: Texto Chiavenato p. 432 Principais assuntos da comunicação ascendente: Texto Chiavenato p. 432

14 A comunicação horizontal ou lateral Entre pessoas do mesmo nível, cargo ou grupo Principais assuntos da comunicação horizontal: Texto Chiavenato p. 433

15 Rede de rumores Canal informal da comunicação organizacional. Não tem o controle dos dirigentes É considerada confiável e mais procurada É usada para atingir interesses pessoais Surgem quando a comunicação formal é ambígua, obscura ou ausente

16 COMO TORNAR A COMUNICAÇÃO EFICAZ EM UMA ORGANIZAÇÃO?

17 Logos – em grego, palavra

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20 COMUNICAR NA ORGANIZAÇÃO Informações precisas. Fazer uso de diversos canais e códigos de comunicação. Estudar, analisar e investigar a cultura organizacional para estabelecer um plano de comunicação eficaz. Ter clareza a respeito dos procedimentos, processos, níveis hierárquicos, departamentalização, ou seja, toda a estrutura da organização. Identificar as principais barreiras do processo comunicacional existente

21 Bibliografia e indicações Filmes: Amor sem escalas – Jason Reitman Tudo pelo poder – George Clooney Leitura: ROBBINS, Stephen. Comportamento organizacional. Pearson: São Paulo, PARTE 3 – CAPÍTULO 11: COMUNICAÇÃO


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