A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Janine Fernandes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Janine Fernandes"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Janine Fernandes
COMUNICAÇÃO Professora: Janine Fernandes

2 Comunicação Existem duas formas de entender o termo comunicação:
“Ato de informar. de transmitir, de emitir”, do verbo COMUNICAR. “Diálogo, intercâmbio, relação de compartilhar, de se achar em correspondência, em reciprocidade”.

3 Sabemos que toda nossa vivência no dia-a-dia constitui- se num permanente esforço de comunicação verbal e não-verbal; Somos seres sociais, trocamos idéias e experiências, e também aprendemos; O viver em sociedade, seja na família, no trabalho, no lazer, nos grupos e na comunidade, levanta a necessidade de estabelecer o “comum”.

4 Comunicação significa “colocar em comum algo com o outro”
Comunicação significa “colocar em comum algo com o outro”. É algo que se compartilha. No ato de comunicar, a pessoa ou o grupo que inicia o processo o faz com uma intenção ou objetivo. Apela ao mesmo tempo para seu repertório de idéias, conhecimentos, experiências e emoções que deseja tornar “em comum”.

5 Identifica os sinais e/ou códigos, para com eles representar o que deseja compartilhar. Escolhe uma forma que julga efetiva para elaborar uma mensagem que tenha significado para quem recebe.

6 Processo da comunicação
Emissores: Que podem ser uma pessoa ou grupo de pessoas com um objetivo , com uma razão para empenhar-se em comunicar algo; Receptor: É alguém, pessoa ou grupo, a quem se destina a comunicação. Mas para que ocorra o processo de comunicativo o receptor deve emitir uma resposta ao emissor;

7 Mensagem: Que são sinais ou conjunto de sinais que, a partir de códigos conhecidos por todos os envolvidos, levam às pessoas e/ ou grupos uma determinada informação, vivência, emoção ou ação.

8 Formas de Comunicação A comunicação engloba todas as formas que uma pessoa utiliza para poder afetar o outro. São elas: Verbal ou lingüística: Falada e escrita A linguagem é fortemente influenciada pela cultura, e grande parte das confusões e incomunicações que ocorrem entre pessoas tem como origem a própria linguagem.

9 O mesmo acontece quando escrevemos ou lemos algo
O mesmo acontece quando escrevemos ou lemos algo. Frases mal construídas, uso de palavras que podem dar múltiplos sentidos. Não-verbal: Cinésia, toque e territorialidade A mensagem é emitida e recebida pelos órgãos dos sentidos, e compreende,além da expressão facial, a expressão corporal, gestos e toque.

10 Cinésia: parte da ciência que estuda o comportamento cinético do corpo, mostra-nos que se atentarmos a postura corporal e expressões corporais de nosso interlocutor nossa comunicação terá mais chances de se torna efetiva. As posições e movimentos do corpo podem ser classificados em:

11 Emblemas: aqueles atos não-verbais que traduzem uma mensagem verbal que não pode ocorrer, como os sinais do surdo- mudo, um aceno para quem está longe; Ilustradores: movimentos que acompanham a fala, demonstração de afeto; Reguladores: movimentos sutis e inconscientes que regulam o fluxo de uma conversa;

12 Tocar: é uma forma de comunicação não-verbal, e pode significar: atitude de nos unir ao outro, tocar como uma maneira de perceber o outro.Dessa forma o toque pode significar distância ou envolvimento entre as pessoas que estão se comunicando.

13 Territorialidade: é uma das formas de comunicação não- verbal, e diz respeito ao espaço além do nosso corpo que temos como nosso. Essa distância pode influenciar o tipo de envolvimento e, assim, de comunicação que queremos manter com o outro. Para verbal: refere-se ao tom de voz, ao ritmo, suspiros, períodos de silêncio e entonação que damos às palavras quando falamos.

14 Barreiras da comunicação
Até agora, podemos perceber que se não estivermos atentos a todos os aspectos da comunicação, o processo comunicativo não ocorrerá, ou ineficiente, causando frustração entre os comunicantes. São barreiras da comunicação: Falta de capacidade de concentração, a pressuposição de entendimento, ausência de significado comum, influência de mecanismo inconscientes e limitação do emissor/receptor.

15 Funções da Comunicação
Informar; Persuadir; Ensinar; Discutir. A comunicação passa a ter a função de promover o relacionamento entre as pessoas, uma comunicação horizontal para busca de soluções.

16 A comunicação em enfermagem pode ser vista como uma necessidade humana básica. Como instrumento entendemos que a comunicação seja uma das ferramentas que o enfermeiro utiliza para desenvolver e aperfeiçoar o saber-fazer profissional. Conhecer a comunicação como processo colabora com a qualidade de relacionamentos que deverão ser estabelecidos nas relações de trabalho, Seja com paciente, família e comunidade, evitando assim as barreiras de comunicação.

17

18 e OBSERVAR PLANEJAR CRIAR, faz parte do processo de comunicação entre o enfermeiro – cliente – família . “ Comunicação é um processo de compreender, compartilhar mensagens enviadas e recebidas, sendo que as próprias mensagens e o modo como se dá seu intercâmbio exercem influência no comportamento das pessoas nele envolvidas a curto, médio e longo prazo”.

19

20 Comunicação na Assistência de Enfermagem
O papel do enfermeiro não se restringe a executar técnicas ou procedimentos eficientemente. Mais do que isso, nos propomos a uma ação cuidativa abrangente, que implica, entre outros aspectos, desenvolver a habilidade de Comunicação. Deste modo o uso da comunicação é um meio que utilizamos para satisfazer as necessidades dos clientes.


Carregar ppt "Professora: Janine Fernandes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google